sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SER DISCÍPULO DE JESUS

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos (João, 8.31).

JESUS o Mestre por excelência, quando iniciou seu ministério a sua preocupação principal foi fazer discípulos, para que estes dessem continuidade a sua obra ministerial. No começo Ele escolheu apenas doze aos quais deu o nome de apóstolos, em seguida convocou mais setenta, que em continuidade multiplicou-se em milhões. Hoje nós temos no mundo todo quase dois bilhões de seguidores de Jesus.
Todavia, devemos entender que existe uma diferença entre ser seguidor e ser discípulo. O seguidor é aquele que simplesmente segue, é um grande admirador do mestre, mas ele não tem nenhum compromisso, ele não está comprometido com os ensinamentos do mestre. Ou seja, ele é um falso discípulo. O discípulo verdadeiro ele não apenas segue, mas está comprometido com o mestre e com os seus ensinamentos; ele se esforça para andar nos passos de seu mestre, procurando cada vez mais imitá-lo.
Em última analise, ser discípulo de Jesus implica em viver uma vida de renúncias totalmente voltada para o Reino de Deus, e se possível até morrer pela causa do Mestre.

AS QUALIDADES DOS DISCÍPULOS DE JESUS:

VIVE UMA VIDA DE RENUNCIAS.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc.9.23).
Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lc.14.33).

Estamos vivendo uma época em que muitos estão se dizendo seguidores de Cristo, discípulos de Jesus; mas na prática as suas atitudes, o seu comportamento e as suas obras não correspondem a vida de um verdadeiro discípulo de Jesus. Muitos entram no evangelho, mas o evangelho não entra neles; vivem um evangelho sem compromisso e sem renuncia. Querem viver um evangelho de facilidades, visando sempre prosperidades materiais e trocando o evangelho da cruz de Cristo, pelo evangelho de um Jesus capitalista.
A verdade é que muitos não querem viver uma vida de renuncias, mas os verdadeiros discípulos de Jesus já renunciou tudo que desagrada ao seu mestre.

VIVE NA PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos (Jo.8.31).
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt.7.24).

Na época de Jesus, muitos o seguia, uns por curiosidade, outros por interesse, outros para observá-lo para querer pegá-lo e contradição. A bem da verdade é que alguns criam nele, escutavam as suas pregações e ensinos, porém não praticavam e nem permaneciam nos seus ensinamentos. Hoje não é diferente, muitos dizem que crer em Jesus, lê a bíblia, são simpatizante do evangelho, outros até frequentam a igreja; mas não praticam a palavra de Deus. O verdadeiro discípulo ele permanece na palavra de Deus e pratica a mesma.

VIVE NA PRÁTICA DO AMOR.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.35).
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm.12.9,10).

Um verdadeiro discípulo de Jesus, ele não deve viver em desunião, nem fazendo guerra por causa de rótulo de denominação de igreja. Ele respeita as diferenças, e procura viver em paz com todos. O que vai credenciar e identificar um verdadeiro discípulo de Jesus, não a sua forma de se vestir, ou os seus usos e costumes e sim o amor. É preciso que o amor se manifeste através de atitudes e não só de palavras fingidas. Jesus ainda continua dizendo: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (João, 13.35).  

VIVE UMA VIDA FRUTÍFERA.

Nisto é glorificado meu pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo.15.8).
Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda (Jo.15.16).

A vontade de Deus é que os seus filhos vivam uma vida frutífera, e nunca deixem de dá frutos. Na verdade o que identifica o verdadeiro cristão, os discípulos de Jesus; não são os dons, e sim os frutos. Para que esse fruto seja permanente é preciso estar ligado na videira verdadeira que é Jesus. O verdadeiro discípulo ele não só dá fruto no tempo de muita alegria e abundância, mas mesmo na adversidade e no tempo de sequidão, ele permanece dando fruto. A palavra de Deus nos diz, no livro de Jeremias capítulo17. vers.7,8:
Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fadiga nem deixa de dar fruto. 

Que nós os crentes em Jesus, possamos permanecer dando frutos para a glória de Deus. Só assim seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus. Amém!

SÃO PARECIDOS COM JESUS.

Em Antioquia, foram os discípulos pela primeira vez, chamados cristãos (Atos,11.26).

Ser discípulo de Jesus é ser parecido com Ele. Será que as pessoas veem em nossas atitudes o caráter de Cristo? Será que nossas ações e o nosso testemunho de vida são parecidos com Cristo? Os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristão na cidade de Antioquia pelo fato de serem reconhecidos como seguidores de Cristo. Hoje muitos cristãos dizem ser discípulos de Jesus, mas as suas atitudes não correspondem a postura de um verdadeiro discípulo de Jesus. Ser discípulo de Jesus implica em ser parecido com Ele nas ações, atitudes e caráter. É fácil? Não é fácil, porém não é impossível. Está escrito: Aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou (I João, 2.6). Paulo diz: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Timóteo, 2.19). Amém!

domingo, 2 de outubro de 2016

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos elegeu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado (Efésios, 1.3-6).

A eleição Divina é um conceito teológico sempre presente nas cartas paulinas (Rm.8.28-30; Cl.3.12; I Ts.1.4; II Ts.2.13; Tt.1.1). Paulo por repetidas vezes escreve sobre este tema, por entender que Deus na sua soberania já havia determinado em Cristo a nossa eleição. Deus nos elegeu por meio de sua determinação soberana, na qual Ele nos deu sua graça salvadora sem considerar quaisquer possíveis méritos e deméritos nas pessoas escolhidas. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador (Tito, 3.5,6). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios, 2.8,9). 
Todos nós fomos eleitos e predestinados em Cristo. Cristo é a ancora da nossa salvação pelo qual estamos seguros. Sem Cristo não existe eleição, a arca da nossa salvação é Cristo. Enquanto estivermos abordo no barco da salvação que é Cristo, estamos indo em direção ao porto seguro da nossa salvação. 
Fomos eleitos e predestinados Nele (em Cristo Jesus).

A eleição é uma doutrina misteriosa, mas maravilhosa; é uma doutrina que, embora não deixe espaço para o orgulho e vaidade, é porém uma grande bênção para o homem, pois garante a salvação de cada um dos eleitos de Deus. Alguns repudiam a doutrina da eleição, dizendo que mostra ser respeitadora de homens, mas deixa alguns sem esperança de salvação. A verdade é que ninguém pode saber se ele pertence aos eleitos ou não eleitos, exceto crendo ou então morrendo sem arrependimento, o que coloca a questão toda no nível da fé ou falta de fé do indivíduo. Observe o que Jesus diz acerca disso: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Aí aprendemos: (1) Que só aqueles que foram dados a Cristo no pacto da redenção virão a Ele. Isso se refere, é claro, à eleição. (2) Todos aqueles que foram assim dados virão a Cristo. A salvação de todos os eleitos é assegurada pelo chamado eficaz e a atração deles. Essa é graça eficaz ou irresistível. (3) Que embora essas coisas sejam gloriosamente assim, há porém também a esperança para todos os que se achegam a Cristo em fé serão por Ele recebidos. Assim, enfatiza-se a responsabilidade humana, de modo que ninguém pode culpar a Deus por qualquer homem que se perde. Já que ele não pode saber de antemão acerca de sua não eleição, e já que se oferece a promessa de aceitação a todos os que se achegam, o homem perdido se perde exclusivamente por causa de sua própria incredulidade da promessa de Deus, por não aceitarem o plano da salvação.

Ninguém tem a garantia de sua eleição, exceto ao se submeter ao chamado do evangelho e se arrepender de seus pecados e confiar na obra expiatória do Senhor Jesus Cristo, pois essas coisas são as primeiras evidências da eleição de alguém, como está escrito: “… e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).

Temos de nos lembrar de que a eleição é totalmente de Deus, que foi realizada na eternidade passada, que é para a salvação, e que inclui todos os meios necessários para cumprir a salvação, como está escrito: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses, 2:13,14). 
Não resta assim nenhum espaço para o louvor do homem e suas obras ou atitudes, mas toda a glória é devida a Deus.

Se nos perguntassem o motivo por que temos de pregar o evangelho se Deus escolheu os homens para a salvação, deixamos Paulo responder: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13-14). Se nos perguntassem de modo faccioso o motivo por que então não pregamos somente aos eleitos, respondemos primeiramente que não podemos saber antecipadamente quem são eles, a não ser pela reação deles ao evangelho, mas ainda que pudéssemos saber antecipadamente quem são eles, isso em nada nos aliviaria do dever de “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Quantos eleitos há, e quem são, de modo algum afeta nossa responsabilidade de proclamar fielmente a todo o mundo o evangelho da graça salvadora de Deus; é responsabilidade de Deus chamá-los através do evangelho que pregamos. O evangelho tem um de dois resultados quando é pregado: justificação ou juízo; assim, Paulo diz: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?” (2 Coríntios 2:15-16). A pregação do evangelho torna mais ainda os homens responsáveis de prestar contas a Deus por sua incredulidade e rejeição.

Portanto, devemos crer e fazer valer a nossa eleição em Cristo, na sua obra redentora na cruz, fazendo cada vez mais firme a nossa salvação pela sua graça. Amém!  

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SOCORRO E PROTEÇÃO DE DEUS NO SALMO 121.

Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não cochilará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Salmos, 121.1-8).

Os salmos 120 a 134 formam uma espécie de hinário muito apreciado, estes salmos são conhecidos como cânticos dos degraus ou cânticos de romagem ou peregrinação. São breves, mas de grande conteúdo teológico, recheados de ensinos e princípios bíblicos. Eles eram cantados durante as peregrinações que ocorriam durante o ano até a cidade Santa de Jerusalém, nas quais os fiéis adoradores chegavam cantando ao monte Sião, a Rocha de Israel (Isaías, 30.29).

MENSAGEM DO SALMO 121.

Este salmo começa com uma pergunta e termina com uma afirmativa.
O poeta deste salmo faz uma indagação diante dos seus problemas ou talvez de um momento crítico que ele estava atravessando. Ele questionar: Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro?
Ao ponto que ele mesmo responde: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Ele reconhece que é preciso confiar em Deus. Seguindo o exemplo do salmista nós devemos também depositar toda a nossa confiança em Deus. Devemos acreditar que o nosso socorro vem do SENHOR, e nunca da parte do homem. Muitas vezes os nossos "amigos" não podem nos socorrer, os nossos parentes também não, os nossos conhecimentos e recursos financeiros também não são capazes de nos socorrer; então vem a pergunta: De onde me virá o socorro? O nosso socorro vem de Deus, que é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia (Salmos, 46.1).
O salmista usa uma metáfora ao se referir aos luzeiros cósmicos para revelar o cuidado e proteção ininterrupta de Deus; dia e noite para com os seus filhos.
O poeta compara Deus com um vigilante fiel que não dorme nem cochila; mas está sempre atento, guardando os nossos passos e não deixando vacilar nossos pés.
Neste salmo também está dito que o SENHOR nos servirá de sombra, para que possamos descansar Nele.
Em um mundo inseguro e cheio de violência, temos uma promessa de Deus neste salmo. Está escrito:
O SENHOR te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma (vida).
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Amém!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CRISTÃOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos, 13.52).

Ser um cristão cheio do Espírito Santo em pleno século XXI, se constitui um grande desafio para nossa geração. Nunca foi fácil para um cristão ser cheio do Espírito Santo.
O grande desafio deste século é ser cheio do Espírito Santo, e se manter cheio.
Ser cheio do Espírito Santo implica em esvazia-se de si e das coisas mundanas, e procurar viver para Deus sem reservas. Para ser cheio do Espírito Santo é preciso primeiro se esvaziar de tudo que é contrário a vontade de Deus.
Nem todos que dizem ter o Espírito Santo, são cheios do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo, não é simplesmente ser batizado com o Espírito Santo ou falar em línguas estranhas; também não é ter a experiência do novo nascimento ou ter um grande conhecimento teológico; é muito mais que isto.
Ser cheio do Espírito Santo é ter a capacidade dada pelo Espírito Santo de viver uma vida integra e fiel a palavra de Deus, mesmo em meio as lutas e adversidades da vida. É viver uma vida frutífera e demonstrar na sua vida diária a manifestação do fruto do Espírito. É ter a graça abundante de Deus em uma dinâmica poderosa para evangelizar, adorar, contribuir, dá testemunho e executar o serviço cristão em geral.
Por incrível que pareça, é raro se encontrar em pleno século XXI, crentes cheios do Espírito Santo.
Mais do que nunca, Deus está procurando pessoas que queiram enfrentar o desafio para serem cheias do Espírito Santo. É preciso coragem, determinação, renuncia e dependência total de Deus para ser cheio (a) do Espírito Santo.
Em um mundo onde impera o pecado, trazendo consigo a maldade, a violência, a imoralidade e a falta de amor, é preciso sermos cheios do Espírito Santo para vencermos as tentações e andarmos na contra mão do sistema mundano.
A fonte está jorrando, o azeite está sendo derramado é só mergulhar no rio do Espírito e viver uma vida plena na presença de Deus. Amém!

VIVER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO: Um privilégio de poucos.

Todo cristão comprometido com Deus deseja do fundo do coração ser cheio do Espírito Santo. Mas, para que isso aconteça é preciso esvaziar o coração de tudo o que nos afasta do Senhor. A palavra ‘esvaziar’ significa ‘tornar vazio, desocupar’. Isto é, devemos desocupar a nossa casa espiritual (coração) para dar lugar ao Espírito de Deus. Se estivermos cheios de orgulho, vontade própria, vaidade, raiva, murmuração etc, então o Espírito Santo não terá espaço para atuar em nossas vidas.
Se somos carnais não temos o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito (Rm.8.5).
É por isso que poucos vivem cheios do Espírito Santo, pois não querem negar a si mesmos e ter uma vida de obediência. Devemos seguir o exemplo de Paulo que abriu mão dos seus títulos religiosos, status sociais e reconhecimento das pessoas, e negou a sua vida para viver os planos de Deus. Veja o que ele disse:
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gálatas 2:20).
Enquanto não morremos para o nosso eu, não poderemos experimentar uma vida cheia do Espírito Santo. A Bíblia diz que "a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" (Gálatas 5:17).
É impossível alguém ser controlado pela carne e viver a plenitude do Espírito. Para sermos cheios do Espírito Santo precisamos crucificar as obras da carne e renovar nossa mente dia após dia com a Palavra de Deus (Rm.12.1,2). Não é algo fácil, pois requer renúncia, disciplina e perseverança, mas o resultado é maravilhoso! Quando estamos cheios do Espírito Santo, nós produzimos os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas, 5.22). Quando isto acontece, experimentamos a presença de Deus constantemente no nosso coração. Amém!

domingo, 25 de setembro de 2016

DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da ALMA, e do ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

O escritor aos hebreus faz uma citação referente a palavra de Deus que nos deixa impressionados diante do poder da palavra. Ele afirma que a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito. A divisão entre a alma e o espírito humano é algo que a ciência dos homens nunca vai conseguir identificar. Portanto, há uma diferença entre a alma e o espírito, essa diferença é perceptível em todas as citações no texto sagrado.

ALMA.

A palavra “alma” se refere não apenas à parte imaterial do homem, mas também à parte material. O homem tem um espírito, mas é uma alma. Em seu mais básico significado, a palavra “alma” significa “vida”. Entretanto, a Bíblia vai além de “vida”, estendendo-se a muitas áreas. Uma delas é o desejo do homem de pecar (Lucas 12:16-21). O homem é mau por natureza, e como resultado, tem a alma contaminada. O princípio da vida é removido no momento da morte física (Gênesis 35:18). A “alma”, como o “espírito”, é o centro de muitas experiências espirituais e emocionais (Jó 30:25; Salmos, 42:2; 43:5; Isaías 61.3; Jeremias 13:17). Sempre que é usada a palavra “alma”, pode se referir à pessoa como um todo, viva ou após a morte.

ESPÍRITO.

A palavra “espírito” se refere somente à faceta imaterial do homem. A humanidade tem um espírito, mas nós não somos um espírito. Entretanto, segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos”. Os não crentes são “espiritualmente mortos” (Efésios 2:1-5; Colossenses 2:13). Nos escritos de Paulo, o “espírito” era de central importância para a vida espiritual do crente (I Coríntios 2: 11,14; 3:1,15:45; Efésios 1:3; 5:19; Colossenses, 1:9; 3:16). O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, incluindo sua alma.

ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS REFERENTES A ALMA E O ESPÍRITO.   

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana (Jó. 12.10).

Disse, então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lucas, 1.46,47).

Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madruguei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores aprendem a justiça (Isaías, 26.9).

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses, 5.23).

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

CONCLUSÃO:
A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Porém, eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

JESUS DO LADO DE FORA

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20).

Jesus se apresenta aos crentes da igreja de Laodicéia como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Das sete cartas enviadas às igrejas da Ásia, a de Laodicéia é a única que Jesus não encontra nenhuma virtude para elogia-la antes de repreendê-la. As obras dos crentes de Laodicéia não eram boas no momento que Jesus os chamou a prestação de contas. Quem sabe se outrora os crentes de Laodicéia eram cheios de boas obras, fervorosos, espirituais e devotos na adoração a Deus.
Todavia, quando eles começaram a prosperar foram esfriando na fé e se tornando crentes materialistas, que davam prioridades as coisas materiais, amando as riquezas e os prazeres mundanos.
Os crentes de Laodicéia tornaram-se crentes nominais, eles iam ao templo para adorar, eles participavam de toda liturgia do culto, porém eram crentes mornos. Jesus já não tinha lugar nas suas vidas, nem em seus corações. Havia lugar para tudo na igreja de Laodicéia, menos para Jesus. A maior infelicidade dos crentes de Laodicéia foi deixar Jesus do lado de fora.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE LAODICÉIA:

A cidade de Laodicéia é uma antiga cidade do oeste da Ásia Menor, na atual Turquia ocidental. Os selêucidas Laodicéia construído no século III AC, e era uma próspera cidade romana de mercado na rota de comércio do Oriente. Laodicéia era um centro do cristianismo. 
Laodicéia era a cidade mais rica da região da Frígia na Ásia Menor na época do império Romano, ficava próximo a cidade de Filadélfia e da atual Denizli. Era conhecida em todo o mundo antigo por seus estabelecimentos bancários, escolas de medicina e indústrias têxtil. Os seus cidadãos eram prósperos, e o melhor colírio da época era fabricado na cidade de Laodicéia. Contudo, a cidade sofria com sérios problemas de necessidade de abastecimento de água potável.
Essa necessidade foi satisfeita por trazer água seis milhas ao norte de Denizli através de um sistema de tubos de pedra (outro sinal de riqueza de Laodicéia). 
Em Hierápolis, cidade de repouso, adjacente a Laodicéia, havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. 
   
MENSAGEM DE JESUS PARA OS CRENTES DE LAODICÉIA.

A mensagem de Jesus aos crentes de Laodicéia contém numerosas alusões às condições de cidade. 
Quando Jesus diz: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3.15,16).
Jesus faz uma referência as águas tépidas (mornas) da cidade de Hierápolis, adjacente a Laodicéia, onde havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. Isto serviu para comparar o cristianismo morno e sem vida dos crentes de Laodicéia.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas (Ap.3.17,18).

Os crentes de Laoficéia eram ricos e gozavam de uma grande estabilidade financeira, porém, em contra partida Jesus mostra que eles são pobres e estão em miséria espiritual. Eles tinha a fabricação dos melhores tecidos, porém estavam desprovidos das vestes espirituais. Eles tinham os melhores colírios, porém estavam sem visão espiritual. Não eram capazes de perceberem a gravidade de seus próprios pecados.

Eu repreendo e corrijo a todos quantos amo: sê pois diligente e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3,19,20).
Em última instância Jesus demonstra amor pelos crentes de Laodicéia, chamando-os ao arrependimento e a uma vida de comunhão com Ele.
Jesus deixa claro para a igreja de Laodicéia, que as riquezas não devem ser prioridade na vida dos crentes. O grande problema da igreja de Laodicéia não era porque os crentes eram ricos; e sim por priorizar as riquezas e os prazeres mundanos e não ter lugar para Jesus.

CONCLUSÃO: 
Nos dias atuais não tem sido diferente, muitos crentes estão apegados as coisas materiais, envolvidos com o sistema mundano e perdendo a comunhão com Deus. Mas, Jesus continua insistindo: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20). Tem igrejas que tem tudo, e mais um pouco; menos lugar para Jesus.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O CETRO DA IMPIEDADE

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade (Salmos, 125.3).

Este salmo descreve a confiança e segurança daqueles que se refugiam em Deus, e a maldade e injustiça dos ímpios que governam. Na versão atualizada da bíblia king James, está escrito a seguinte expressão: O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra concedida aos justos; se assim fosse, até mesmo os justos se entregariam à prática da impiedade (Sl.125.3). 
A palavra de Deus nos garante que o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte do justo; ou seja, o governo, o domínio do ímpio não é para sempre sobre o justo. Chega um tempo determinado que o ímpio cai (sai do poder) e o justo resplandece. 
Temos relatos na história a nível mundial acerca de homens que tiveram seus governos insuportável, cheios de impiedades, injustiças e corrupções. Uma das coisas mais insuportáveis é a injustiça. 
Ninguém gosta de ser injustiçado, nem tampouco viver sob o governo (domínio) de um tirano, seja na esfera política, no trabalho, na igreja, ou dentro do seu próprio lar. Talvez você esteja se sentindo assim, injustiçado e oprimido por algum tipo de domínio opressor. Mas, tenha fé em Deus e confie na sua palavra, pois, o cetro do ímpio vai cair. Ele não permanecerá sempre. 

FRASES BÍBLICA SOBRE GOVERNO.

Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio governa o povo suspira (Pv.29.2). 
Ou seja: Quando os justos se multiplicam, o povo se alegra; porém, o povo se aflige, quando o perverso governa.

Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça! (Pv.29.4). 
Ou seja: Quando o governo não é corrupto o povo tem estabilidade; mas, quando o governo oprime o povo com altos impostos, a nação acaba em miséria.

Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se (Pv.28.12). 
Ou seja: Quando os justos triunfam, há grande glória; porém, quando os ímpios tomam o poder, o povo corre em busca de um lugar para se esconder.

Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam (Pv.28.28). 
Ou seja: Quando os perversos sobem ao poder, o povo se esconde; mas quando eles encontram a destruição, os justos florescem!

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade (Salmos, 125.3). 
Ou seja: O governo (domínio) do ímpio não durará sobre o direito dos justos, para que ele não se enfraqueça e venha praticar a iniquidade. 

Abominação é para os reis (governantes) o praticarem a iniquidade, porque com justiça se estabelece o trono (Pv.16.12).

Davi reinou sobre todo o Israel. Ele governava com justiça e equidade a todo o seu povo (IISm. 8.15).

Então Mardoqueu saiu da presença do rei, vestido de um traje real azul celeste e branco, trazendo uma grande coroa de ouro e coberto por um manto de linho fino, vermelho púrpura. E toda a cidade de Susã, exultava de júbilo. E grande felicidade, alegria, satisfação e honra tomou conta dos corações de todos os judeus (Ester, 8.15,16).

CONCLUSÃO:
A política é boa, é salutar para o bem de toda sociedade, porém os homens são egoístas, não temem a Deus nem respeitam o povo. Eles querem governar para seus próprios interesses. A verdade é que, o ímpio jamais terá compromisso com um governo que reflita a manifestação do Reino de Deus na terra. O que tenho observado, nas experiências de governos dos ímpios é sempre a pretensão de realizações, que ensejam autopromoção e a garantia de um memorial por toda a vida. Suas práticas vão ser sempre buscando se eternizar no poder, valorizar quem faz seu jogo sujo, beneficiar seu grupo e sua família, e tudo que ele fizer é pensando na próxima eleição. Eles são ególatras, sua ética é de conveniências, suas ações são de resultados pessoais, eles veem o governo como o poder pelo poder. Infelizmente, isto é fato.
* O povo precisa parar de idolatrar os políticos e confiar mais em Deus.