quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

AS QUATRO DIMENSÕES DA GLÓRIA.

E sucedeu que, fazendo menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou o pescoço, e morreu, porquanto era velho e pesado; e tinha ele julgado a Israel quarenta anos. E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabode, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse mais: De Israel a glória é levada presa, pois é tomada a arca de Deus (I Samuel, 4.18-22).

Glória é uma palavra bastante conhecida, tanto no mundo secular como no sagrado. A glória humana é efêmera, terminal e passageira. A glória de Deus é poderosa, progressiva e eterna. A glória humana está baseada nas riquezas, no glamour, na fama, no status, etc. A glória de Deus é multiforme, ela envolve vários dos seus atributos, e a base da sua glória é a manifestação da sua presença.
A palavra glória no original hebraico é "kavod", que tem como significado: O peso da glória de Deus. Diante desta glória devemos, honrar, render louvores e exaltar a grandeza de Deus. 
No grego ela é traduzida como "Doxa".
"Shekiná", palavra que é conhecida por glória de Deus, citada por muitos pregadores, não se encontra no texto sagrado.

O vocábulo "shekinah" não aparece na Bíblia, ela foi introduzida em tempos posteriores por rabinos (a página 1183 da bíblia pentecostal reconhece isso).
Shekiná é um termo hebraico, que significa – Habitação, habitar, fazer morada.
A “shekiná”, como uma ideia da glória de Deus, só aparece na literatura rabínica, os rabinos em Israel usavam este termo fazendo “alusão a presença de Deus, no meio do povo de Israel.
Na Torá, quando Deus disse ao seu povo, “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)” e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus. Foi dai que os rabinos tiveram a ideia de chamar "Shekiná. Visto que a glória de Deus é inerente a Ele. Logo se Deus mora ou habita no meio do seu povo, consequentemente a sua glória está presente.
Os judeus cabalistas também começaram a usar este termo a partir do século XIII.

1. A GLÓRIA PERDIDA.

A nação de Israel era imbatível, ninguém conseguia derrotar o povo de Deus quando andavam em obediência. A arca da aliança representava a presença de Deus no meio do povo, esta era a grande diferença entre a nação de Israel e as demais nações.
A nação de Israel estava vivendo uma época de grande decadência espiritual, o sacerdote Eli era um sacerdote fraco, um homem com idade já avançada e havia perdido a autoridade para os seus filhos, ele não os repreendia. Os filhos de Eli eram filhos de Belial, porque eram maus, e praticavam todo tipo de sacrilégios (I Sm.2.12-17). Serviam no tabernáculo, mas não conheciam ao SENHOR, intimo e pessoal. Eles se ajuntavam na porta da tenda com mulheres e ali se deitavam com elas, Eli, já não tinha autoridade para repreender seus filhos (I Sm.2.22).
Com a falta de autoridade do sacerdote Eli e os pecados dos seus filhos, a nação de Israel perdeu o referencial e deixou de obedecer ao SENHOR, passou a adorar outros deuses, e a anarquia espiritual foi instalada. Por causa dos pecados da nação de Israel, Deus permitiu que os filisteus vencessem a batalha e levassem a arca da aliança. O exército de Israel teve uma perda de trinta mil homens, que foram mortos, a arca foi tomada e a glória de Israel foi perdida.
A nação de Israel ficou desprovida da glória de Deus por um período de vinte anos, após ter perdido a batalha para os filisteus.
Não podemos perder a glória de Deus, quando a glória de se afasta, a tendência é o fracasso e a derrota.
Estamos vivendo uma época de muito glamour e riquezas, templos (igrejas) magníficos, evangelho para todos os gostos, igrejas lotadas de pessoas, porém o culto ao ego e o antropocentrismo tem tomado o lugar da verdadeira adoração. Por causa disto a glória de Deus não se manifesta em muitas igrejas.    

2. A GLÓRIA RESTAURADA.

Quando o povo procura um referencial, um paradigma a ser seguido e não encontra, a tendência é entrar no caminho da desobediência e abandonar a Lei de Deus. Foi exatamente isto que aconteceu a nação de Israel naquela época. Vinte anos depois do Icabode (da glória perdida), o profeta Samuel chama o povo ao arrependimento, os repreende, e o povo se arrepende e renova a aliança com Deus.

QUATRO ATITUDES PARA TER DE VOLTA A GLÓRIA DE DEUS.

1. CONVERTE-SE AO SENHOR.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR... (I Sm.7.3).

2. AFASTAR-SE DA IDOLATRIA.
Disse Samuel ao povo: Tirai dentre vós os deuses estranhos... (I Sm.7.3).

3. PREPARAR O CORAÇÃO PARA SERVIR AO SENHOR.
Disse Samuel: Preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só... (I Sm.7.3).

4. CONFESSAR OS PECADOS.
Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao SENHOR.
E congregaram em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR (I Sm.7.5,6).

3. A GLÓRIA MANIFESTA.

A Moisés, no tabernáculo.

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo (Êxodo, 40.34,35).

A Salomão, na inauguração do templo.

E quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao SENHOR, porque era bom, porque a sua benignidade durava para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do SENHOR; e não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus (II Crônicas, 5.13,14).

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR (II Crônicas, 7.1,2).

A Isaías, quando foi ao templo em busca de consolo.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinham seis asas, com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça (Isaías, 6.1-4).

4. A GLÓRIA PERMANENTE.

Na igreja neotestamentária.
Jesus na sua oração sacerdotal, diz: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, assim como nós somos um (João, 17.22).
Está glória é caracterizada pela presença do Espírito Santo na vida dos crentes.
Jesus disse: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós (Jo.14.16,17).
... E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mateus, 28.20).
A presença de Deus está conosco e em nós, esta glória é permanente porque ela veio para ficar.
O Espírito Santo é a glória de Deus permanente que se manifesta sobre a igreja, e por esta glória nós vamos sendo transformados. O apóstolo Paulo falando sobre a glória de Deus, nos diz: Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios, 3.18).

CONCLUSÃO:
Que a glória de Deus seja uma constante na nossa vida, que possamos sempre refletir a glória de Deus, hoje, amanhã e sempre.
A glória humana incha e deixa as pessoas orgulhosas.
A glória de Deus enche e deixa as pessoas transformadas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

APRENDENDO COM AS LIÇÕES DO DESERTO.

E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá  só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Deut. 8.2,3).

Quando Faraó deixou ir o povo de Deus, Deus não permitiu que os filhos de Israel saísse do Egito pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; mas Ele ordenou à Moisés que levasse o povo pelo caminho do deserto, perto do mar Vermelho. Deus ainda queria ser glorificado em Faraó com todo o seu exército. Ao certo não seria para os israelitas passarem quarenta anos peregrinando no deserto, até chegarem a terra prometida. Mas, por causa das murmurações e desobediência do povo, eles tiveram que caminhar dando voltas no deserto por quarenta longos anos.
O povo precisava amadurecer na sua vida espiritual, e conhecer melhor a Deus. Um povo rebelde, precisava aprender a obedecer ao SENHOR, e a guardar a sua palavra. Deus tinha muitas lições para ensinar ao seu povo no deserto.
O deserto foi a faculdade de Deus para o seu povo. E, por incrível que pareça, dos que saíram do Egito, só dois foram aprovados; Josué e Calebe.

TRÊS LIÇÕES DO DESERTO.

*PROVAÇÃO.

E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não (Deut.8.2).
Um dia você passará pelo deserto.
Deserto. Lugar de provação onde tudo é difícil. Estando no deserto vem a angustia, o medo, a necessidade, a solidão, a expectativa, as frustrações, os sonhos não realizados e a vontade de desistir. Quando estamos no monte de Deus, em lugar de destaque, temos muitos amigos. Mas, quando estamos no deserto, lugar de provação, somos abandonados e ficamos só. Porém, Deus não nos deixa, Ele está com você e vai fazer do seu deserto uma fonte de bênçãos.

*HUMILDADE.

E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar... (Ves.2a)
E te humilhou, e te deixou ter fome... (Vers.3a).
No deserto nós aprendemos a se humilhar e somos humilhados por Deus.
No deserto da humilhação, passamos pelo abandono, onde as pessoas se esquecem de nós. No deserto você não tem amigos, não tem parentes, não tem conselheiros. No deserto você aprender a estar a sós com Deus. Ali você ora, chora, geme, clama, busca, é humilhado e passa pelo estreito de Deus.
Você luta como Jacó lutou com o anjo até ao raiar da amanhã. Mas temos um amigo fiel que não nos deixa, seja no deserto da humilhação ou no monte da exaltação, esse amigo é Jesus, Ele está contigo. Creia! 

*DEPENDÊNCIA DE DEUS.

E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá  só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Vers.3).
Deserto sempre nos lembra escassez, solidão, sofrimento, etc. Sempre coisas que não gostamos, mas Deus muitas vezes nos permite passar pelo deserto para aprendermos a depender inteiramente dEle. Deus pode preparar uma mesa para os seus em pleno deserto, e é exatamente por isso que Ele nos leva, por vezes ao deserto. Se você está no deserto, continue, fique na dependência de Deus, e Ele proverá todas as coisas.

TRÊS IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O DESERTO:

*DESERTO NÃO É LUGAR PARA SE MORAR.

Não faça casas no deserto, pois ele é passagem. Para Israel foi a passagem entre o Egito (escravidão) e Canaã (Liberdade). Passe pelo deserto, quando necessário, mas não se acostume com ele, não fique lá, Deus tem coisas excelentes para você. Deus te faz passar pelo deserto, para depois te exaltar nos montes.

*DESERTO É LUGAR DE EXPERIMENTAR MILAGRES. 

Supondo que o Antigo Testamento conta uma história de mais ou menos 5.000 anos, e em um período de 40 anos de deserto, aconteceram mais milagres do que em todo o restante do AT. É por isso, que no deserto é lugar de experimentar milagres, pois onde há escassez há cuidado e provisão Divina. No deserto acontece milagres diários: Maná, coluna de fogo, coluna de nuvem, milagres específicos, mar vermelho é aberto, água da sai rocha, codornizes aparecem do nada, vindo da banda do mar, e tantos outros.
Se você está no deserto de Deus, continue, porque os milagres de Deus virão ao teu encontro.

*DESERTO É LUGAR DE PREPARAÇÃO PARA CONQUISTAS.

O que Deus nos ensina no deserto serve como plataforma sobre a qual nos apoiamos para sermos lançados ao alto. A conquistas que não podíamos alcançar quando estávamos antes em nosso apogeu; no deserto aprendemos que por maior que seja o desafio é possível vencer. Pois se Deus está ao nosso lado, durante toda a nossa trajetória no deserto, Ele está nos preparando para uma grande conquista. Não tenha medo do deserto, deserto é lugar de preparação para novas conquistas. Conquiste o que Deus tem para você! Amém!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

NUNCA HOMEM ALGUM FALOU ASSIM.

E, depois disso, Jesus andava pela Galileia e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus chamada de festa dos Tabernáculos. Mas, no meio da festa, subiu Jesus ao templo e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não tendo aprendido? Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele essas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem.
E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que o não trouxestes? Responderam os servidores: "Nunca homem algum falou assim como este homem" (João, 7.1,2,14,15,32,37,38,45,46).

A grande diferença do discurso de Jesus em relação a dos escribas e fariseus, era que Jesus falava com autoridade, ou seja, ele vivia o que pregava. Os soldados da corte que foram enviados para prenderem Jesus, não conseguiram, quando eles chegaram para prendê-lo, Jesus estava dando um discurso, e eles ficaram maravilhados com as palavras de Jesus. Ao retornarem da missão, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus lhe perguntavam: Por que o não trouxestes? Responderam os servidores: "Nunca homem algum falou assim como este homem".
Jesus, o maior pregador de todos os tempos, nunca homem algum o superou. Os grandes eruditos, sábios, escribas, filósofo e intelectuais nunca falaram como Jesus, o seu discurso, e a sua pregação não eram práticas de oratória. Ele pregava e ensinava com total autoridade. Os grandes filósofos da antiguidade como Sócrates, Aristóteles, Platão e muitos outros, foram homens que influenciaram a vida das pessoas no mundo antigo, e ainda hoje continuam influenciando. Mas, a fala, o discurso, o ensino e a pregação de Jesus, é incomparável. Jesus é incomparável porque Ele é a fonte da sabedoria.
Ainda hoje, quando lemos nos evangelhos acerca dos seus discursos, ficamos maravilhados e repetimos juntos com soldados que foram prendê-lo: "NUNCA HOMEM ALGUM FALOU ASSIM COMO ESTE HOMEM".

CINCO COISAS QUE JESUS FALOU, QUE NENHUM HOMEM FALOU:

1. VINDE A MIM, TODOS OS CANSADOS E OPRIMIDOS.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus, 11.28).

2. EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA.

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João, 11.25).

3. EU SOU A LUZ DO MUNDO.

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (João, 8.12).

4. EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João, 14.6).

5. EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO.

Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).

CONCLUSÃO:
As palavras de Jesus faz bem a alma e fortalece o coração. Há um salmo profético que diz: O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho feito no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor (Salmos, 45.1). As palavras de Jesus faz arder o coração. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? (Lucas, 24.32). Jesus continua falando, a sua palavra nos conforta. Amém!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

JESUS, O GALILEU.

Uns diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galileia?
Responderam eles e disseram-lhe: És tu também da Galileia? Examina e verás que da Galileia nenhum profeta surgiu (João, 7.41,52).

Havia na época um grande questionamento sobre a pessoa de Jesus, e o local da sua origem, muitos não acreditavam que Ele tivesse sua origem da Galileia, visto que da região da Galileia nenhum profeta havia surgido. 
Jesus ficou conhecido como galileu, pelo fato de ele ter nascido em Nazaré, uma cidade que ficava na região da Galileia, Ele também exerceu boa parte do seu ministério na região da Galileia. Ele era conhecido, como o profeta de Nazaré da Galileia. Diz a bíblia, que quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, montado num jumentinho, as multidões que o seguiam clamavam dizendo: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão respondia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia (Mt.21.9-11).
Jesus foi um cidadão nobre da Galileia, visto ser Ele o filho de Deus; e por esta causa  a Galileia ficou famosa no mundo inteiro.

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA.

E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino de Deus, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoniados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão (Mateus, 4.23-25). 
Jesus exerceu a maior parte do seu ministério na região da Galileia. Esta região abrangia algumas cidades na época de Jesus, que eram: Corazim, Cafarnaum, Caná, Naim, Nazaré, Tiberíades, Magdala, Betsaida. Jesus operou muitos milagres nestas cidades. 

Há uma canção que tem uma poesia muito linda, conhecida como: 

"UM CERTO GALILEU".

Um certo dia, a beira mar
Apareceu um jovem Galileu
Ninguém podia imaginar
Que alguém pudesse amar do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar
Tocava o coração de quem o escutava.

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador
Que tinha tanto amor.

Naquelas praias, naquele mar,
Naquele rio, em casa de Zaqueu
Naquela estrada, naquele sol.
E o povo a escutar histórias tão bonitas.
Seu jeito amigo de se expressar.
Enchia o coração de paz tão infinita.

Em plena rua, naquele chão.
Naquele poço e em casa de Simão.
Naquela relva, no entardecer.
O mundo viu nascer a paz de uma esperança.
Seu jeito puro de perdoar
Fazia o coração voltar a ser criança.

Um certo dia, ao tribunal
Alguém levou o jovem Galileu
Ninguém sabia qual foi o mal
E o crime que ele fez; quais foram seus pecados
Seu jeito honesto de denunciar
Mexeu na posição de alguns privilegiados.

E mataram a Jesus de Nazaré
E no meio de ladrões puseram sua cruz
Mas o mundo ainda tem medo de Jesus
Que tinha tanto amor.


CONCLUSÃO:
A mensagem de Jesus o galileu, revolucionou o mundo da sua época e ainda hoje continua nos corações de milhões de pessoas. Que a mensagem de paz e esperança de Jesus, o galileu, possa continuar mudando a vida de milhões de pessoas. Que o mundo possa reconhece-lo e aceita-lo como Senhor e Salvador da humanidade. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

AS SETE GRANDEZAS DA PALAVRA DE DEUS

Por causa da tua palavra e segundo a tua vontade, fizeste toda esta grandeza (II Samuel, 7.21).
E se falará do poder dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza (Sl.145.6).

A grandeza da palavra de Deus é algo imensurável, infinito e incalculável. Entre as grandezas que possam existir na terra, a palavra de Deus é a maior de todas. Ela é incomparável, imutável, infalível e inesgotável. A grandeza e o poder da palavra de Deus é tão eficaz que o escritor aos hebreus diz que Deus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hb.1.1-3). Ela é grande porque é poderosa, ela é grande porque é magnífica, ela é grande porque está exaltada acima de tudo e de todos, ela é grande porque é a palavra de Deus. Deus seja louvado, pela grandeza da sua palavra. Amém!
 
1. ELA É GRANDE PORQUE NÃO VOLTA VAZIA.

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei (Isaías, 55.10,11).

2. ELA É GRANDE PORQUE PENETRA NA DIVISÃO DA ALMA, E DO ESPÍRITO.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

3. ELA É GRANDE PORQUE ELA CURA.

Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição (Salmos, 107.20).

4. ELA É GRANDE PORQUE SANTIFICA.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João, 17.17).

5. ELA É GRANDE PORQUE PURIFICA.

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Salmos, 119.9).

6. ELA É GRANDE PORQUE É INFALÍVEL.

Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará (Isaías, 34.16).

7. ELA É GRANDE PORQUE PERMANECE PARA SEMPRE.

Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (Isaías, 40.8).
Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu (Salmos, 119.89).

CONCLUSÃO:
Que a grandeza da palavra de Deus possa nos alcançar, para nos fazer descansar nas suas promessas, que são fieis e verdadeiras. Desfrute da grandeza da palavra de Deus, e viva uma vida de paz, segurança e prosperidade. Amém!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

QUANDO UMA MULHER DECIDE ORAR



E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada (I Samuel, 1.12,13).

Ana, no original hebraico significa graciosa ou cheia da graça. Essa mulher cuja história é bem conhecida dos leitores da bíblia, tornou-se um exemplo para todas as mulheres que porventura estejam passando por alguma situação similar a que ela passou. A bíblia nos fala de um homem chamado Elcana, ele tinha duas mulheres, o nome de uma era Penina, e o nome da outra era Ana. Ana, segundo o relato bíblico era estéril, não gerava filhos. Penina, era mulher fértil e gerava filhos. Na cultura da época uma mulher que não gerasse filhos, não era bem vista, era um opróbrio, era considerada como maldita para sociedade. Pelo fato de Ana não gerar filhos, ela passou a ser desprezada pelo marido, que dava mais atenção a Penina, visto que ela lhe tinha dado filhos. Penina, a sua competidora, provocava Ana todos os dias, lhe humilhando e lhe deixando excessivamente irritada. Até que, Ana decidiu orar, ela foi ao templo buscar ao SENHOR em oração.
 
TRÊS ATITUDES QUE ANA TOMOU:

1. ANA LEVANTOU-SE.

Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR (I Sm.1.9).
Ana estava triste, amargurada, cabeça baixa, humilhada, sentindo-se praticamente inútil para seu marido e para sociedade. Porém, ela não se entregou aquela situação difícil, ela teve a atitude de se levantar e tomar uma posição diante de Deus.
Muitos vezes é isso que devemos fazer, não aceitar a situação, não se entregar, não desistir; mas nos levantarmos e falarmos as palavras da fé, e dizer: Eu vou sair desta situação, eu vou superar, eu vou vencer.

2. ANA DECIDIU ORAR.

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente (I Sm.1.10).
Ana tomou a decisão correta, ela foi orar e buscar refúgio em Deus. O melhor remédio para alma triste e amargurada e nos pés do SENHOR. Muitos decidem agir por suas próprias forças e habilidades, e muitas vezes o resultado é desastroso. Diante das dificuldades, que possamos tomar a mesma decisão que Ana tomou. Orar é sempre a melhor escolha, orar nunca é demais. 

3. ANA FEZ UM VOTO AO SENHOR.

E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha (I Sm.1.11).
Diante da situação aparentemente impossível, Ana decidiu usar a fé e apelar para o SENHOR, fazendo-lhe um voto. Deus atentou para oração de Ana e atendeu ao seu pedido. No final, estando Ana de posse da vitória, ela disse: Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu tinha pedido (I Sm.1.27).

CONCLUSÃO:
Depois da luta vem a vitória e o tempo de cantar chega. Ana foi uma mulher de fé, devota ao SENHOR, ela decidiu orar, ela preferiu se derramar e buscar a presença de Deus. Ana adorou ao SENHOR, mesmo diante de uma situação tão difícil que ela estava passando. Quando uma mulher decide orar, é melhor sair da frente e não duvidar, porque certamente Deus vai se levantar para lhe dar vitória. Está escrito: Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o SENHOR; porei em salvo aquele para quem eles assopram (Salmos, 12.5). Amém!  

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DOZE CITAÇÕES DE FRASES QUE NÃO ESTÃO NA BÍBLIA.

Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando (Dt.4.2).
Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás (Dt.12.32).
Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele.
Nada acrescentareis às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso (Pv.30.5,6).

Não devemos brincar com a seriedade da palavra de Deus, adulterar a palavra, acrescentar, diminuir e fazer citações daquilo que não está escrito se constitui um pecado diante de Deus. A seriedade para com o Livro Sagrado é tão grande que no final do livro de apocalipse, o apóstolo João, diz: Portanto, declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas neste livro (Ap.22.18,19).
Há pessoas que por falta de conhecimento bíblico, e por não examinarem o que ouvem os outros falarem, caem no erro de falarem coisas que não estão escritas na bíblia, que não corresponde ao texto Sagrado.
Entre os muitos erros de citações aparentemente bíblicas, iremos mostrar apenas doze que não correspondem ao que está escrito.

1. Muitos pregadores dizem: Está escrito: "Na presença de Deus até a tristeza salta de prazer".

Esta citação se refere ao monstro marinho chamado "Liviatã - o crocodilo monstro. É só ler a partir do versículo primeiro, que diz: Poderás pescar com anzol o leviatã (crocodilo) ou ligarás a sua língua com a corda?   
No seu pescoço (do crocodilo) pousa a força; perante ele, (o crocodilo) até a tristeza salta de prazer (Jó. 41.22). Na versão que é mais fiel ao texto original diz: No seu pescoço reside a força; o terror vai sempre adiante dos seus passos. Versão atualizada, King James.

2. Outra citação no livro de Jó, que já ouvir alguns dizerem: Irmãos está escrito: Porventura, sabes tu como Deus opera? 

Onde na verdade não está escrito assim. O correto é: Porventura, sabes tu como Deus as opera e faz resplandecer a luz da sua nuvem? (Jó.37.15). Na verdade este versículo está falando sobre o comando de Deus sobre as nuvens e como ele faz resplandecer o relâmpago.

3. Outra citação errada, baseada em Salmos 68 versículo 4, muitos pregadores usam até como jargão: "O seu nome é já". 
Algumas versões trazem esta expressão. O que na verdade é uma abreviação do nome JEOVÁ. Na versão fiel ao texto original, assim está escrito: Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JEOVÁ; exultai diante dele (Sl.68.4). Na versão atualizada, King James, assim está escrito:
Cantai a Deus, salmodiai ao seu Nome, exaltai aquele que cavalga nas nuvens! Seu nome é SENHOR; exultai, pois, na presença dele!

4. Outra frase que já ouvir muitas pessoas dizerem: Está escrito: "Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus".

Errado, não existe essa citação na bíblia, Jesus disse assim: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai (Mateus, 10.29).

5. Tem cristãos que dizem: Está escrito: "A palavra de Deus se renova a cada manhã". 

Errado, não existe esta citação na bíblia. Está escrito assim: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lamentações, 3.22,23).

6. Tem outra frase que muitos dizem que está na bíblia: "O cair é do homem, o levantar é de Deus".

Errado, esta citação não está na bíblia. Está escrito assim: Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão (Pv.24.16).
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap.2.5).

7. Outra frase que não está na bíblia que é citada por alguns pregadores: "Quem tem promessa de Deus não morre".

Errado, isto não está escrito, muito pelo contrário, o escritor aos hebreus no capítulo 11, ele cita uma lista de heróis da fé, e no final do capítulo ele diz que eles morreram antes de ver o cumprimento da promessa, que avistavam apenas pela fé. Assim está escrito: Todos esses viveram pela fé, e morreram sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra (Hb.11.13).
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa (Hb.11.39).

8. Outra frase citada por muitos pregadores: "Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado".

Errado, esta citação não está escrito na bíblia. Está escrito assim: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?
Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor JEOVÁ; convertei-vos, pois, e vivei (Ezequiel, 18.20,23,32). 

9. Há uma frase bastante comum entre os cristãos e até muitos pregadores costumam dizer: "O diabo vem para matar, roubar e destruir".

Errado. Esta citação não se encontra na bíblia. Na verdade esta afirmativa é verdadeira: "O diabo vem para matar, roubar e destruir". Porém, na analise do texto, quando Jesus falou, ele não estava fazendo referência ao diabo. Primeiro ela fala sobre o ladrão das ovelhas, aquele que não entra pela porta do curral das ovelhas, mas pula a cerca na intenção de roubar as ovelhas. Segundo, Jesus fala do mercenário, aquele que cuida das ovelhas, mas não é pastor de verdade, ele cuida por interesse próprio; não tem amor as ovelhas, por isso quando vem o lobo, deixa as ovelhas e foge. Observe que este discurso de Jesus do capítulo dez, começa no final do capítulo nove, e Ele estava falando para os fariseus, que lhes fizeram uma pergunta (Jo.9.40). Foi a partir desta pergunta que Jesus começou a fala dele como o bom Pastor. 
João, 10.10 diz: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

10. Outra frase equivocada falada por alguns pregadores, e quando dizem: Está escrito: " Deus perdoou os nossos pecados e jogou no mar do esquecimento".

Errado. A citação correta do texto diz assim: Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Miquéias, 7.19).

11. Outra frase que muitos citam e dizem que está na bíblia: "O dinheiro é a raiz de todos os males".

Errado. Não está escrito desta forma, Paulo escrevendo a Timóteo, afirmou assim: Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos (I Timóteo, 6.10). Observe: É o amor ao dinheiro, a cobiça, que causa os males, e não o dinheiro em si; ele deve ser ganho honestamente, com contentamento.

12. Outra frase muito popular que é citada por muitos: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido".

Esta frase tornou-se um ditado popular que é usado quando uma pessoa quer se referir que as ações más das pessoas sempre voltarão para elas. 
Não está escrito assim na bíblia. Jesus disse a Pedro em Mateus, 26.52 assim: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada pela espada morrerão! 
Há também outro versículo no livro de Apocalipse, que diz: Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos (Ap.13.10). 

CONCLUSÃO: 
Todas estas doze citações apresentadas são afirmativas que podem até serem verdadeiras, porém, não correspondem ao que está escrito no texto sagrado.