domingo, 23 de dezembro de 2018

A MEIA-NOITE DE DEUS

Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (Atos, 16.25,26).

Meia-noite na Bíblia é sinônimo da hora de Deus agir. Geralmente é uma hora decisiva, uma hora crucial para algo acontecer. Deus disse a Moisés que a meia-noite passaria no Egito para ferir todos os primogênitos (Ex.11.4,5). Isto não significa dizer que Deus só trabalha e agi de meia-noite, mas é um horário que para os judeus tem um grande significado na história da nação de Israel.
Nós os cristãos, não devemos fazer deste horário um amuleto, passando a acreditar que Deus vai entrar em ação para fazer grandes coisas por nós a meia-noite. É fato que há no texto sagrado, muitos acontecimentos relacionados a ações de Deus a meia-noite. Uma coisa é certa, Deus não dorme nem tosqueneja, Ele está sempre de prontidão para nos socorrer e nos dá vitória.

SETE FATOS NA BÍBLIA QUE ACONTECERAM A MEIA-NOITE:

* A morte dos primogênitos no Egito.
(Êxodo, 11.4; 12.29).

* A vitória de Gideão com os 300 sobre os midianitas.
(Juízes, 7.19).

* Sansão arranca e leva sobre os ombros o portão da cidade de Gaza até o cume do monte.
(Juízes, 16.3).

* Rute deitou-se aos pés de Boaz, que foi seu remidor.
(Rute, 3.8).

* O poeta se levanta para louvar ao SENHOR.
(Salmos, 119.62).

* Depois de quatorze dias a deriva no mar, surge uma esperança para Paulo e 276 homens.
(Atos, 27.27,37).

* O noivo chegou para as bodas.
(Mateus, 25.6).

Jesus nos disse para ficarmos atentos, porque Ele pode vir a qualquer momento.

sábado, 22 de dezembro de 2018

CLAMANDO PELO SOCORRO DE DEUS.


Apressa-te, ó Deus, em livrar-me; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.
Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma.
Voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.
Virem as costas cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam;
e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus!
Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus.
Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas! (Salmos, 70.1-5).
Este salmo é uma oração em forma de poema; nele Davi expressa a aflição da sua alma e súplica com urgência o socorro de Deus. Na sua oração, Davi revela que está sendo perseguido e muitos dos seus adversários estão torcendo para verem o seu mal. Este salmo também é profético e revela Cristo no futuro na sua aflição, buscando socorro do Pai. Este salmo também faz parte do grupo de salmos imprecatórios, onde Davi lança praga e maldição sobre os seus inimigos. A moeda de troca que Davi usa contra os seus adversários, não é de bênçãos sobre eles, e sim de maldição. Davi diz em sua oração: Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma. Voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. Virem as costas cobertos de vergonha os que dizem: "Bem-feito! Bem-feito! Todavia, Davi lança bênçãos sobre os que buscam ao SENHOR: Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus!
No final da sua oração Davi expressa três sentimentos: (1) Uma confissão: Eu sou pobre e necessitado. (2) Uma profissão de fé: Tu és o meu auxílio e o meu Libertador. (3) Uma súplica: Depressa, não te demores!
* As palavras deste salmo é uma repetição que o próprio Davi expressou no salmo 40.13-17.

Finalmente, Deus está pronto para socorrer os seus servos quando clamarem por socorro. Está escrito no salmo 46: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Bem como no salmo 20: "O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário e te sustenha desde Sião".
Se você está passando por uma situação adversa, e vem clamando pelo socorro de Deus, simplesmente creia, que Ele vai te socorrer. O socorro de Deus não atrasa, mas chega na hora certa, e é mil vezes melhor do que o S.O.S. dos homens. Não tenha dúvidas, o SENHOR vai lhe socorrer e a sua história vai mudar. Amém! 


domingo, 16 de dezembro de 2018

O IMENSURÁVEL AMOR DE DEUS.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João, 3.16).

A Bíblia Sagrada é a carta magna do amor de Deus para a humanidade perdida, pobre e desvalida.
O âmago da mensagem desta carta está no Evangelho de João, capítulo 3 versículo 16, que é o texto de ouro da Bíblia. O amor de Deus foi revelado na pessoa do seu Filho Jesus Cristo, que foi sacrificado por toda a humanidade, crucificado e morto na cruz do Calvário. Este amor é incompreensível, incalculável e imensurável. Por que um justo teria que morrer pelos pecadores?
Paulo nos afirma, dizendo: Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm.5.6-8). Só o grande amor de Deus é capaz de nos aceitar e perdoar todos os nossos pecados. Aleluia!

JOÃO, 3.16 DE FORMA EXPOSITIVA.

* DEUS amou o mundo (o ser humano) -
Amor abnegado, sacrificial e sem reservas.

* De tal maneira -
De maneira incondicional, imensurável, impossível de calcular o tamanho deste amor.

* Que deu o seu Filho Unigênito -
Ele deu o Melhor, o seu Filho amado, Jesus Cristo.

* Para que todo aquele que Nele crê -
Deus amou e ama a todos, mas este Amor só alcançará os que creem.

* Não pereça -
Deus não quer que nenhum homem se perca.
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? (Ez.18.23).
Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Timóteo, 2.3,4).

* Mas tenha a vida eterna -
Ter a vida eterna implica em aceitar o plano redentor de Deus para humanidade, na Pessoa de Jesus Cristo.
Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João, 5.24).
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (I João, 5.12).
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor (Romanos, 6.23).

Conclusão:
Tome posse do imensurável amor de Deus, revelado no seu Filho Jesus Cristo, e desfrute deste grande benefício. Aceite pela fé o Filho de Deus para salvação da sua alma, e tome posse da vida eterna. Amém!

sábado, 15 de dezembro de 2018

JESUS E A MULHER SAMARITANA.

Deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se junto da fonte. Era isso quase à hora sexta (João, 4.3-6).

Após Jesus ter realizado algumas obras na Judéia, foi outra vez à Galiléia. Interessante é quando o texto diz: "E era necessário passar por Samaria". Jesus tinha propósito definido em Samaria, ele não iria passar naquela região simplesmente por passar. Jesus fez questão de passar pelo território de Samaria. Muitos judeus se recusavam a usar essa rota para ir da Judeia à Galileia. Preferiam tomar um caminho duas vezes mais longo, cruzando o Jordão e atravessando outra vez o rio para entrar na Galileia. Mas, para Jesus era necessário passar por Samaria. Ele tinha uma grande obra para realizar naquela região.

JESUS QUEBROU O PRECONCEITO RACIAL.

Era quase meio-dia (a hora sexta, 4.6), e Jesus estava descansando junto ao poço, quando uma moradora da cidade de Sicar, veio buscar água. Jesus, que conhece o coração das pessoas, percebeu a verdadeira necessidade daquela mulher. Ele usou a água física que ela viera apanhar para estabelecer contato e pediu: Dá-me de beber (4.7). A mulher se recusou a atender o seu pedido porque ele era judeu, e ela, uma samaritana (4.9).
A hostilidade entre judeu e samaritano vinha da época em que os assírios levaram a nação de Israel em cativeiro e estabeleceram estrangeiros na região de Samaria (II Reis, 17.23-41). Casamentos entre os residentes estrangeiros e os israelitas contribuíram para os samaritanos se tornarem uma raça mista e serem considerados pelos judeus um povo de segunda classe. Por isso eles evitavam terem contato social, por motivos morais. Muitos incidentes mantiveram viva essa inimizade através dos séculos.
No seu diálogo com a samaritana, Jesus quebrou esse preconceito racial, quando de propósito lhe pediu água e em seguida recebeu todos os samaritanos que vieram ao seu encontro (4.39-42).

JESUS QUEBROU O PRECONCEITO RELIGIOSO.

No seu diálogo com Jesus, a samaritana aproveitou a oportunidade para lhe perguntar a respeito de um assunto que era motivo de acirrados debates entre judeus e samaritanos. Deus deveria ser adorado no monte Sião, na Judeia, ou no monte Gerizim, em Samaria (4.20)? Jesus respondeu que os judeus tinha mais conhecimento de Deus que os samaritanos; e que a adoração ao Pai independe de lugar, porque Deus é Espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade (4.21-24). Com esse esclarecimento, Jesus estava quebrando um preconceito religioso que existia entre judeus e samaritanos e estabelecendo um culto universal a Deus.

A SAMARITANA RECONHECEU JESUS COMO PROFETA.

No diálogo, Jesus conduziu o assunto para a vida pessoal da samaritana: Vai, chama teu marido e vem cá (4.16). Jesus sabia tudo sobre o seu passado e também o fato de que ela não tinha marido, mas queria lembra-la disso. Quando ela respondeu: Não tenho marido, Jesus elogio sua honestidade, mas observou que ela não estava dizendo toda a verdade. Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade (4.17,18). Impressionada por Jesus saber sobre o seu passado, e detalhes da sua vida, a samaritana concluiu que Jesus era profeta (4.19).

JESUS REVELOU-SE A SAMARITANA COMO O MESSIAS.

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo (4.25,26).
A samaritana aos poucos foi entendendo quem era Jesus. No início, viu nele apenas um judeu. Em seguida, chegou a considera-lo um profeta. Finalmente, Jesus se apresentou a ela como o Messias esperado.

A SAMARITANA ANUNCIOU JESUS AOS MORADORES DA CIDADE.

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele (4.28-30).
A samaritana tornou-se a primeira ganhadora de almas de Samaria, ela levou muitos samaritanos a Cristo, os quais creram em Jesus e testificaram da sua fé.
E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
E muitos mais ceram nele, por causa da sua palavra.
E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo (4.39-42).

CONCLUSÃO:
Os habitantes de Sicar atenderam ao convite da mulher: "Vinde e vede" (4.29) e imediatamente correram até Jesus (4.30). O que teria acontecido se Jesus fosse como seus discípulos que achavam inapropriado um rabi conversar com uma mulher em público. Ou se tivesse temido a opinião publica sobre o que as pessoas iriam pensar dele. Mas pelo fato de Jesus ter considerado digna de atenção uma mulher sem boa referência social, ela tornou-se testemunha de Jesus, e toda a cidade de Sicar ouviu a mensagem de Jesus. Que possamos seguir o exemplo do nosso Mestre e deixar de lado os preconceitos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O VÉU DO TEMPLO FOI RASGADO.

E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo (Marcos, 15.37,38).
Um fato extraordinário aconteceu quando Jesus clamou em alta voz e entregou o espírito a Deus Pai e expirou. O véu do templo se rasgou em duas partes, de cima para baixo. A cortina ou véu, que separava o lugar santo do santíssimo, era grossa e pesadíssima. Humanamente era impossível rasgar aquele tecido de linho retorcido, entrançado, com doze centímetros de espessura. Mas por uma ação Divina, o véu do templo foi rasgado, querendo dizer para todos, que o caminho do santuário para comunicação direta com Deus, estava aberto.
Mediante a Morte e Ressurreição de Jesus, Temos Acesso ao Trono da Graça.
Na antiga aliança o cerimonial do culto bem como a liturgia e adoração, estavam restritas aos sacerdotes e ao sumo sacerdote. No tabernáculo, que era uma tenda móvel consagrada para adoração, havia dois compartimentos e uma cortina (véu), que separava o lugar santo do lugar santíssimo ou santo dos santos; no lugar santo havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; no lugar santíssimo estava o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, e dentro dela estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto (lei); e na tampa da arca, os querubins da glória, que representavam a presença de Deus. Os sacerdotes ofereciam diariamente sacrifícios a Deus pelo povo e o sumo sacerdote entrava uma vez por ano no lugar santíssimo para oferecer sacrifícios por ele e por toda a nação de Israel, que era o dia da expiação. Os filhos de Israel ficavam na parte externa, de fora do pátio, esperando o sacrifício ser aceito por Deus, só ouvindo o barulho das campainhas que estavam nas vestes do sumo sacerdote, se as campainhas parassem de tocar era sinal que Deus não havia recebido o sacrifício e o sumo sacerdote estaria morto, fulminado por Deus, por estar em pecado. Quando o sacrifício era aceito o povo se alegrava e fazia festa. Jesus o nosso sumo sacerdote eterno, ofereceu um único sacrifício à Deus e nos abriu um novo e vivo caminho, nos dando acesso direto a Deus. Mediante a sua morte o véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt.27.50,51), dando a entender que o acesso ao lugar santo e santíssimo estava aberto pra todos, e que uma nova aliança no seu sangue, estava sendo estabelecida. O escritor aos hebreus nos diz: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb.10.19,20). Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb.4.16). Jesus, pela a sua morte e ressurreição, mediante o seu sangue, nos deu esse grande benefício de entrarmos no santuário e falar diretamente com Deus, sendo ele mesmo o nosso mediador (1Tm.2.5). Louvado seja Deus por isso. Aleluia!

domingo, 9 de dezembro de 2018

UM PUBLICANO É SALVO POR JESUS.

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje, me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje, veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas, 19.1-10).

Jericó era uma belíssima e rica cidade próxima do rio Jordão e do mar Morto. Jericó era uma cidade adornada de muitas palmeiras e muitas fontes de águas quentes. Era a cidade de inverno dos reis e a residência predileta dos sacerdotes. Seu nome significa “lugar de fragrância”.
Jesus estava passando por Jericó. Aquela era a última vez que Jesus passava por Jericó. Naquela semana ele seria crucificado e morto. Aquele era o dia da oportunidade do povo de Jericó, e Zaqueu não perdeu aquela oportunidade ímpar na sua vida.
CINCO OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR ZAQUEU:
* Zaqueu venceu o obstáculo da sua profissão.

Zaqueu era chefe dos publicanos. Um publicano era um cobrador de impostos. Era um empregado da Receita Federal de Roma. Ele tinha autorização para cobrar os impostos do povo e repassar esse dinheiro para os cofres de Roma. Mas os publicanos não só cobravam impostos pesados do povo, mas também extorquia o povo. Um publicano tinha pouco patriotismo e nenhuma religião. Preocupava-se mais com o lucro do que com o próximo. Os publicanos eram considerados ladrões e classificados entre as prostitutas. Era visto como inimigos e eram odiados pelo povo. Por causa da sua profissão ele corria o risco de ser hostilizado pela multidão e reprovado por Jesus. 

* Zaqueu venceu o obstáculo do seu status social.
Zaqueu era rico, mas ele não deixou o dinheiro se colocar entre ele e Jesus. Ele venceu o obstáculo da riqueza, pois sabia que o seu dinheiro não preenchia o vazio do seu coração. Ele sabia que sua alma estava sedenta de algo que o dinheiro não podia comprar.

* Zaqueu venceu o obstáculo da multidão.

Geralmente onde Jesus estava havia uma grande multidão de pessoas. A multidão sempre foi um obstáculo para quem quisesse ir até Jesus. A multidão apertava Zaqueu e não o deixava passar para ver Jesus. Mas Zaqueu insistiu e não se deu por vencido, ele correu adiante e subiu em uma árvore para esperar Jesus passar. Não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro, nem impeça você de ter um encontro pessoal com Jesus.

* Zaqueu venceu o obstáculo da sua estatura.
Zaqueu era um homem de pequena estatura. Para ver o rosto das pessoas, tinha que olhar para cima. No meio da multidão, ele não tinha nenhuma chance de ver a Jesus. Certamente sofreu quando era jovem. As pessoas riam dele. As pessoas faziam chacota da sua condição física. Mas, Zaqueu não deixou que um problema físico impedisse de ele ver a Jesus. Ele subiu em uma árvore e venceu o obstáculo da sua estatura.

* Zaqueu venceu o obstáculo dos murmuradores.
Quem são os murmuradores? São os impiedosos! São os condenadores! São aqueles que chegaram aos ouvidos de Jesus para dizer: Esse Zaqueu é ladrão, ele é sujo, ele é indigno que o Senhor entre em sua casa. Os murmuradores são aqueles que acham que são melhores do que os outros e que se depender deles você vai ficar para sempre fora do Reino de Deus.
Feche os seus ouvidos à voz dos murmuradores.
Não deixe que os fariseus modernos mantenham você longe de Jesus.

QUATRO ATITUDES DE ZAQUEU EM RELAÇÃO A JESUS:

* Procurou ver quem era Jesus.
* Atendeu o chamado de Jesus.
* Recebeu Jesus com alegria.
* Confessou seus pecados a Jesus.
QUATRO ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO A ZAQUEU:

* Voltou a sua atenção para Zaqueu.
* Pediu para Zaqueu descer.
* Entrou na casa de Zaqueu.
* Trouxe salvação para Zaqueu e declarou ser ele filho de Abraão.
CONCLUSÃO:
Jesus está pronto para salvar os perdidos, independente de raça, cor, classe social. Ele veio para salvar a todos. Aos olhos daquela multidão que seguia a Jesus, Zaqueu era um pecador indigno da atenção de Jesus, muito menos de salvação. Mas o próprio Jesus declarou, que veio buscar o pecador perdido. Zaqueu teve que descer para receber Jesus, assim também nós temos muitas vezes que descermos do nosso pedestal do orgulho, da nossa justiça própria e recebermos Jesus como nosso Senhor e Salvador.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

JONAS EM QUATRO DIMENSÕES.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim (Jonas, 1.1,2).

Jonas que em hebraico significa pombo, ele é considerado um dos profetas menores pelo fato dos seus escritos serem de forma reduzida. Seu livro contém apenas quatro capítulos e quarenta e oito versículos. Jonas é mencionado em 2 Reis 14.25. Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão 2, que foi o rei de Israel de 793 a 753 a.C. e provavelmente pertenceu ao grupo de profetas que fazia parte do ministério do profeta Elias. Deus ordenou a Jonas que fosse pregar em Nínive, a cidade mais importante da Assíria, que posteriormente tornou-se a capital do império Assírio. Nínive era uma cidade poderosa e perversa; ela estava situada a cerca de 800 quilômetros a nordeste de Israel, o livro do profeta Naum fornece informações detalhadas acerca dos pecados praticados pelos moradores de Nínive. Jonas foi comissionado por Deus a pregar uma mensagem de juízo aos moradores de Nínive; caso eles se arrependessem receberiam a misericórdia e o perdão de Deus. O mundo hoje é o retrato de Nínive, assim como os habitantes de Nínive precisavam dar ouvidos e obedecer a palavra de Deus, para alcançar o perdão e a misericórdia; assim também o mundo hoje precisa voltasse para Deus e obedecer a sua palavra, para receber o perdão e a misericórdia de Deus Pai, através do seu filho Jesus Cristo. 
AS QUATRO DIMENSÕES DE JONAS: 

1- JONAS FUGINDO.
E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis ... (1.3).
A partir do momento em que Jonas decidiu desobedecer a ordem de Deus, ele começou a descer.

Jonas Descendo:

Descendo para Jope (1.3a).

Descendo para dentro do navio (1.3b).

Descendo para o porão do navio (1.5).

Descendo para o fundo do mar (1.15).

Descendo para o ventre do peixa (1.17).

A descida por desobediência nunca é boa; quem desce diante de Deus se humilhando será por Deus exaltado. Mas quem desce por desobediência será punido por Deus.

2- JONAS CLAMANDO.
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (2.1,2).

3- JONAS OBEDECENDO.
E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era pois, Nínive uma grande cidade de três dias de caminho (3.1-3).

4- JONAS APRENDENDO.
O capítulo quatro nos fala sobre o descontentamento de Jonas e a resposta do SENHOR. Jonas é o tipo de crente que reclama de tudo e questiona Deus para não obedecer. Mas Jonas precisava aprender algumas lições.

Jonas precisava aprender que a ordem do SENHOR é para ser cumprida e não questionada.
Jonas precisava aprender que é melhor obedecer do que querer entender Deus.

Jonas precisava aprender que as misericórdias do SENHOR, não tem fim.

Jonas precisava aprender que o perdão de Deus é universal e alcança todos os povos.

* Curiosidade: O livro de Jonas começa com uma ordem e termina com uma interrogação.