terça-feira, 11 de agosto de 2020

A NOVA GERAÇÃO DE ISSACAR.

Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). 

O cronista nos informa que, na coroação de Davi sobre o trono de Israel, as tribos vieram em grande número trazendo seus representantes. Entre todas as tribos de Israel, a tribo de Issacar se destaca com uma informação surpreendente, quando o cronista escreve sobre Issacar diz: "Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). Os filhos de Issacar foram de grande importância para Davi no momento de sua coroação em Hebrom. O poder de Deus sobre Davi e sobre os filhos de Issacar, resultava no crescimento da nação, na expansão do reino, na grandeza do povo e na comunhão com Deus. 

A ciência sempre contagia e esclarece. O conhecimento mostra o que o homem pode fazer através da capacidade humana. Porém, a ciência de Deus é mais impactante e poderosa, porque mostra o que o homem pode fazer quando está aliado ao Criador. Essa geração de Issacar era respeitada e reverenciada por todos, a começar pelo rei Davi, que não se movia sem os seus conselhos. Muitas vezes, perdemos muito tempo na vida por não entendermos os tempos de Deus. Alguns homens e mulheres se atrasaram e se equivocaram por não discernirem o tempo de Deus em suas vidas. 

NASCIMENTO DE ISSACAR.

Deus ouviu Lia, e ela engravidou e deu a Jacó o quinto filho. Disse Lia: "Deus me deu a recompensou por ter dado a minha serva ao meu marido". Por isso deu-lhe o nome de Issacar (Gn.30.17,18).

O nome Issacar significa "galardão", Lia sentiu-se recompensada por Deus com o nascimento do seu quinto filho, por isso chamou o seu nome Issacar.

PROFECIA ACERCA DE ISSACAR.

Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. Quando ele percebe como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçado (Gn.49.14,15).

AS GERAÇÕES DE ISSACAR.

1- Uma Geração Acomodada e Escrava do Trabalho.

Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. Quando ele percebe como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçado (Gn.49.14,15).

Durante muitos anos, a geração de Issacar viveu apenas no cumprimento da parte negativa da profecia de Jacó. Estava difícil nascer na tribo de Issacar alguém que cumprisse a primeira parte da bênção. Eles eram fortes podiam se libertar do jugo do inimigo opressor, mas se acomodaram. Preferiram viver como escravos em sua própria terra.

Aqui nós aprendemos que, uma geração inteira pode fracassar, quando um pensamento medíocre se apodera de uma liderança que já se sente derrotado antes de entrar na batalha. Com este pensamento de fracasso, prefere se acomodar e não ir a luta.

2- Uma Geração de Guerreiros Dispostos a Enfrentar o Inimigo.

Os lideres de Issacar estavam com Débora; sim, Issacar também estava com Baraque, apressando-se após ele até o vale. Nas divisões de Ruben houve muita indecisão (Jz.5.15).

Em seu cântico, Débora, juíza em Israel, informa que os principais da tribo de Issacar estavam com ela na vitória contra o exército do comandante Sísera. Deus sempre espera que o seu povo tenha fé e coragem para conquistar coisas extraordinárias. Esta nova geração de Issacar era ousada e destemida, eles uniram-se a Débora na peleja contra o capitão Sísera e seu exército e foram vitoriosos.

Isto é o que Deus espera de nós, que sejamos uma geração de homens e mulheres ousados e destemidos, unidos na peleja contra as hostes da força do mal e o sistema corrupto e pecaminoso.

3- Uma Geração de Conhecedores dos Tempos e Estrategistas de Guerra. 

Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). 

O que o cronista registra acerca dessa outra geração dos filhos de Issacar é surpreendente. Ele lista duas qualidades que são de suma importância: Eram peritos no conhecimento dos tempos e estrategistas. Essa geração dos filhos de Issacar possuía uma marca que os diferenciavam das outras tribos: Conhecimento e discernimento. Não eram pegos de surpresa, mas eles surpreendiam. Estavam sempre à frente e o rei só tomava decisões após consultá-los. Eram homens estrategistas, que sabiam o que o povo deveria fazer, e como fazer em qualquer circunstância. 

CONCLUSÃO:

A geração de Issacar foi bem sucedida na sua época, porque soube viver e agir de forma diferente. Precisamos urgentemente aprender a interpretar os sinais de nosso tempo, como fez os filhos de Issacar em seus dias. Quando discernimos o tempo certo de Deus em nossas vidas, cresceremos e amadureceremos na fé. A nossa geração precisa sair da inercia e mergulhar na dimensão do Espírito Santo, para discernir os tempos e ver o que ninguém consegue ver. Deus está levantando uma geração de crentes dotados de conhecimentos, com habilidades de discernir os tempos, sem se embaraçar com as coisas deste mundo tenebroso. Amém! 

domingo, 9 de agosto de 2020

ONDE DEUS HABITA?

A Bíblia diz que Deus habita na sua eterna morada, nos céus. Porém, a Bíblia também revela outros lugares onde Deus habita e manifesta a sua presença. Quando os rabinos faziam referência a "Shekinah" eles não se referiam só a presença ou a glória de Deus, mas o lugar da sua habitação. Segundo pesquisa da fonte Wikipédia, a etimologia do termo "Shekinah" é derivada do verbo hebraico Shakhan. No hebraico bíblico, esta palavra nunca foi usada, apenas a sua raiz, na forma verbal. Shekhinah significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia. A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica. O verbo Shakhan é usado na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35 " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo"). "A Shekinah", como uma ideia concreta, aparece só na Literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo: "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Ex.25.8). Na Antiga Aliança, Deus habitava no meio do povo, na Nova Aliança, Deus habita dentro do seu povo, pelo Espírito Santo que nos foi enviado.

OITO LUGARES ONDE DEUS HABITA.

1- DEUS HABITA NUM ALTO E SANTO LUGAR.

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.).

2- DEUS HABITA ENTRE OS QUERUBINS.

Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como um rebanho, que te assentas entre os Querubins, resplandece (Sl.80.1).

Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os Querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra (Is.37.16).

3- DEUS HABITA NA LUZ INACESSÍVEL.

... Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém! (I Tm.6.16).

4- DEUS HABITA NOS CÉUS.

Para ti, que habitas nos céus, levanto os meus olhos (Sl.123.1).

5- DEUS HABITA NUMA SANTA MORADA.

Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque Ele despertou na sua Santa Morada (Zc,2.13).

6-  DEUS HABITA NA ASSEMBLEIA DOS SANTOS.

Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam (Sl.89.7).

7- DEUS HABITA ENTRE OS LOUVORES.

Porém tu és santo, o que habitas entre os louvores de Israel (Sl.22.3).

8- DEUS HABITA NO CRENTE.

Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo.14.23).

Paulo disse: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co.3.16). Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (II Co.6.16b).

CONCLUSÃO: 

Deus habita em um coração humilde e dependente Dele. O profeta Isaías nos diz que, apesar da grandeza de Deus, Ele nos favorece com a sua graça e vem habitar dentro de um coração contrito. Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.). Amém! 

sábado, 8 de agosto de 2020

EMANUEL CHEGOU!

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa "Deus conosco" (Mt.1.22,23).

A vinda de Emanuel foi profetizada por Isaías 700 anos antes de Ele vir a terra nascer de uma virgem. Havia trevas, escravidão, opressão e total domínio do inimigo. O povo sofria e não tinha esperança de dias melhores. Mas, havia uma promessa de que, o Emanuel viria para trazer luz, libertação e alegria para o povo sofrido que andava em trevas e sem esperança. O profeta diz: Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz (Is.9.1,2,6). A vinda de Emanuel foi motivo de grande regozijo, tanto para os judeus como para os gentios. 

EMANUEL NA PROFECIA DE ISAÍAS.

O reinado de Acaz sobre a nação de Judá foi marcado por instabilidades, decorrente do ataque da coalizão Síria-Israel (7.1). De acordo com os livros de Reis e Crônicas, essa invasão representou uma punição aplicada por Deus em decorrência da infidelidade do rei e do povo (II Rs.16.2-5; II Cr.28.1-5). Todavia, Deus haveria de usar de misericórdia e a sua graça iria alcançar a descendência de Davi para garantir a vinda do Descendente "Emanuel". Emanuel nasceu como sinal da graça do SENHOR oferecida a Acaz (7.14). Emanuel significa Deus conosco, e Isaías utilizou esse nome para assegurar a Acaz que os projetos e ordens da Assíria não prevalecerão contra Judá (8.9,10), pois este pertence a Emanuel, não à Assíria! 

EMANUEL REVELADO NA PESSOA DE JESUS.

O nome "Emanuel" é citado por duas vezes na profecia de Isaías (7.14; 8.8b). Considerando o contexto histórico na época dessa profecia, essa criança nasceu nos dias de Acaz, nesse caso a profecia teve um duplo cumprimento. A longo prazo, essa profecia se refere a Jesus e teve seu cumprimento 700 anos depois. Conforme a profecia, Mateus e Lucas registram que Jesus nasceu da virgem Maria (Mt.1.18; Lc.1.26-35). Mateus inclusive o chama de Emanuel (Mt.1.23). 

O termo "Emanuel" é de origem hebraica, formado por duas palavras: "Immanu" + "El". A terminação "El", encontra-se em vários nomes hebreus já conhecidos. O próprio nome Israel tem a terminação "El". Que significa, "aquele que luta com Deus". Não contra Deus, mas a favor. Ou seja, Deus por nós.

ISRAEL - Deus por nós.

EMANUEL - Deus conosco.

Emanuel subiu ao céu e enviou o Espírito Santo para habitar na igreja. Além da sua presença está conosco como Ele prometeu (Mt.28.20). Paulo declarou: "Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl.1.27). 

CONCLUSÃO: 

O Diabo temia e tremia quando ouvia falar sobre a vinda de Emanuel, porque ele sabia que seus dias estavam contados. O seu império de opressão e escravidão sobre as vidas, acaba com a chegada de Emanuel. Agora o nosso Emanuel chegou trazendo salvação, libertação, cura e alegria para as vidas que antes estavam arruinadas e presas como escravas de Satanás. Agora podemos dá graças a Deus Pai, que nos enviou seu Filho para ser o nosso Emanuel. Amém! 

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O NOME MAIS EXÓTICO DA BÍBLIA.

Na Bíblia, nós vamos encontrar vários nomes extravagantes com significados proféticos. Geralmente, os nomes na cultura judaica têm um significado que revela algum traço do caráter da pessoa. Por vezes também, os nomes tinham um significado profético e servia como sinal do cumprimento de uma profecia. Há um episódio inusitado na vida do profeta Isaías, Deus mandou o profeta tomar uma placa e escrever de forma legível um nome comprido e estranho, depois lhe disse que este nome seria o nome do seu filho que havia de nascer (8.1-3). O nome deste menino foi um sinal profético para as nações da Síria e Israel (8.4).  
O SENHOR me disse: Tome uma placa de bom tamanho e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz. E chame o sacerdote Uzias, e Zacarias, filho de Jeberequias, como testemunhas de confiança. Então deitei-me com a profetisa, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o SENHOR me disse: Dê-me o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. Pois antes que o menino saiba dizer papai ou mamãe, a riqueza de Damasco e os bens de Samaria serão levados pelo rei da Assíria (Is.8.1-4 N.V.I.).
Isaías e sua esposa (referida aqui como profetisa) tiveram um filho, a quem chamaram de "Rápido Despojo-Presa Segura", conforme o SENHOR lhe havia falado.
Isaías chama duas testemunhas fidedignas a fim de confirmar a data e o registro da mensagem (8.2). Esse era o procedimento padrão para registrar documentos legais naquela época (Dt.19.15-17; Jr.32.10-12). Sob inspiração divina Isaías empregava várias maneiras para proferir suas mensagens. 

MAHER-SHALAL-HASH-BAZ - Significado: "Rápido Despojo-Presa Segura".
A expressão é uma advertência  de julgamento vindouro.
Este nome tem um significado profético, ele fala sobre a ruína dos reinos de Israel e da Síria, que serão atacados e escravizados pelo rei da Assíria. 

LIÇÃO EXTRAÍDA DO TEXTO.
Aqui nós aprendemos que, quando insistimos no erro e esgotamos a paciência de Deus como fez a nação de Israel, Ele usa o ímpio como instrumento para nos punir, a fim de que, aprendamos a lição e voltemos para Ele. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

NÃO NEÓFITO ...

Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do Diabo (I Tm.3.6).

Falando sobre as qualificações do ofício de um bispo, Paulo diz: Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (3.1). Ou seja, se alguém deseja ou aspira ser bispo, deseja uma nobre função. Porém, é necessário que se cumpra os requisitos exigidos para assumir uma função pastoral. Dentre os requisitos citados por Paulo, o mais importante para um pastor é a maturidade (3.6). O orgulho é a pior armadilha à espreita por um pastor imaturo ou novo convertido a quem é confiada uma posição de liderança. Uma vez apanhado na armadilha do diabo, o pastor torna-se repreensível e não pode mais dar um bom testemunho como convém a um homem de Deus (3.7). 

SOBERBA - A causa da condenação do Diabo.

O relato da queda de Lúcifer, é descrito no capítulo 14 de Isaías de forma figurada, a soberba foi a causa principal que levou Lúcifer a queda. A falta de humildade e submissão a Deus, poderá levar o homem a ruína. O sábio Salomão diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Um obreiro, um pastor, um líder, um homem de Deus, não deve entrar por este caminho. A altivez de espírito se contrapõe a humildade, e isto leva o homem se ensoberbecer. 
O soberbo não aceita orientação de ninguém, não ouve os mais experientes, nem aceita ser repreendido, ele se acha o melhor e o mais capacitado. O soberbo chega a um ponto que ele não é mais capaz de dizer: "Deus é". Mas ele diz: "Eu sou, eu tenho e eu posso". 
A soberba de Lúcifer o levou a declarar: "Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono ... Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Is.14.13,14). Pobre Lúcifer, a resposta de Deus foi clara e sucinta: "E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo" (14.15). 
Quando Paulo diz: "Para que ensoberbecendo-se, não caia na condenação do Diabo", isto é o mesmo que dizer: A soberba levará o neófito (imaturo), a cair na mesma condenação que caiu o Diabo. 
São infelizes e ficam infrutíferos os pastores que entram pelo caminho da soberba. Infelizmente, muitos tem se deixado dominar pela soberba e pela arrogância, e já não se comportam como homem de Deus.
O fato é que, o número de soberbos vem aumentando no meio do povo de Deus. Esta síndrome de Lúcifer vem se multiplicando como uma epidemia e vem contaminando a muitos crentes, pastores, pregadores e lideres. Muitos se acham acima da média e pensam que são estrelas. Que os soberbos se convertam, e Deus use de misericórdia para com eles.
Para estes que insistem na soberba, o seu fim geralmente é trágico. Que sejamos humildes, que possamos sempre nos lembrar da nossa origem e reconhecer que nada somos. Aceitando sempre o que Jesus disse: "Sem mim nada podereis fazer" (Jo.15.5b). E repetirmos juntos com João Batista: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (Jo.3.30). Que essa maldita síndrome de Lúcifer fique bem distante dos servos do Senhor, é que a humildade e submissão sejam a marca que revele o nosso caráter de servos do Deus Altíssimo. Amém!  

terça-feira, 4 de agosto de 2020

EPAFRODITO UM OBREIRO INCOMUM.

Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e horem homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar  (Fp.2.25,29,30).

Paulo tinha consciência que, a obra de Deus não estava restrita a sua pessoa, não era exclusivamente sua; mas ele teria que confiar em homens fiéis e abnegados para lhe auxiliarem na obra de DEUS. Além de Timóteo, Tito, Silas, Barnabé, Lucas e muitos outros cooperadores, Paulo tinha em alta estima a Epafrodito, a quem descreve como meu irmão, cooperador e companheiro de lutas. Fica claro que Paulo respeita seus cooperadores e os trata como iguais. Que sejam assim os lideres e pastores da atualidade. 

PAULO CITA QUATRO VIRTUDES DE EPAFRODITO RELACIONADA A SUA PESSOA:

Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades (Fp.2.25).

1- Meu Irmão.

2- Cooperador.

3- Companheiro de lutas.

4- Mensageiro.

EPAFRODITO - Um obreiro abnegado que amava a obra de DEUS.

Epafrodito, um nome incomum, de um homem de atitudes e ações incomum na obra de Deus. Epafrodito foi um obreiro abnegado, ele amava a obra de Deus, ao ponto de se sacrificar pondo em risco a sua própria vida. Paulo dá testemunho acerca da abnegação e heroísmo de Epafrodito ao dizer: Contudo, penso que será necessário enviar-lhe de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e horem homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar (Fp.2.15-30). Esta ajuda que Paulo fala que os irmãos não podiam dar, foi o fato de Epafrodito participar ativamente ao lado de Paulo, dando-lhe toda assistência necessária na sua prisão. E isto lhe colocava em risco, podendo custar a sua própria vida. 
Enfim, Epafrodito era um obreiro que não media distância para fazer a obra de Deus acontecer. Ele sofria, mas não deixava a obra de Deus sofrer. Mais um detalhe a ser observado na vida deste obreiro incomum, são as referencias que o apóstolo Paulo faz acerca dele. Considerando que, Epafras e Epafrodito são a mesma pessoa, Paulo lhe faz várias referências: (Fp.2.15-30; Fp.4.18; Cl.1.7; Cl.4.12; Fm.23). Epafrodito foi um fiel ministro de Cristo e companheiro de prisão de Paulo. 

CONCLUINDO:
Na atualidade, estamos vendo pouquíssimos obreiros com este mesmo amor, abnegação e entusiasmo  pela obra do Senhor. Onde estão os Epafroditos do século XXI? Infelizmente, há muito mais interesses por posição eclesiástica, por status, por títulos e por dinheiro, do que pela verdadeira dedicação e amor a obra de Deus. Não são todos obreiros, mas é uma maioria. Oremos ao Senhor, para que este espírito de grandeza, de estrelismo e materialismo saia da vida destes que assim se acham, e que a humildade, o amor e a devoção sincera a obra de Deus, seja uma marca na vida de cada obreiro do Senhor Jesus. Amém! 

domingo, 2 de agosto de 2020

PERSONAGENS BÍBLICOS QUE TIVERAM SEUS NOMES MUDADOS.

Os nomes na bíblia são de grande importância, porque geralmente estão relacionados com o caráter das pessoas. No texto sagrado, desde o livro de Gênesis até Apocalipse, nós vamos encontrar uma grande quantidade de nomes com significados variados. Iremos também encontrar vários personagens bíblicos que tiveram seus nomes mudados, e outros que tiveram nomes duplo por razões de origem diferentes de outros idiomas. Sobre esta curiosidade, tenho pesquisado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, e tenho encontrado algumas pessoas que tiveram seus nomes mudados, alguns foram mudados por DEUS, outros foram mudados pelos homens e outros tiveram dupla cidadania.

NO ANTIGO TESTAMENTO.

1- ABRÃO - ABRAÃO (Gn.17.5).

2- SARAI - SARA (Gn.17.15).

3- JACÓ - ISRAEL (Gn.32.28).

4- BENONI - BENJAMIM (Gn.35.18).

5- JOSÉ - ZAFENATE-PANÉIA (Gn.41.45).

6- REUEL - JETRO (Ex.2.18; 3.1; 18.1; Nm.10.29).

7- OSÉIAS - JOSUÉ (Nm.13.16).

8- GIDEÃO - JERUBAAL (Jz.6.32; 7.1).

9- SALOMÃO - JEDIDIAS (II Sm.12.24,25).

10- ELIAQUIM - JEOAQUIM (II Rs.23.34; II Cr.36.4).

11- JOAQUIM - JECONIAS OU CONIAS (II Rs.24.6; Jr.27.20; 37.1).

12- MATANIAS - ZEDEQUIAS (II Rs.24.17).

13- JOACAZ - SALUM (II Cr.36.1; Jr.22.11).

14- ASSUERO - XERXES (Et.1.1)
* Obs.: Assuero nome de origem hebraico, enquanto Xerxes é de origem persa.

15- HADASSA - ESTER (Et.2.7).

16- DANIEL - BELTESSAZAR (Dn.1.7).

17- HANANIAS - SADRAQUE (Dn.1.7).

18- MISAEL - MESAQUE (Dn.1.7).

19- AZARIAS - ABEDE-NEGO (Dn.1.7).

20- PASUR - MAGOR-MISSABIBE (Jr.20.3).

NO NOVO TESTAMENTO.

1- MATEUS - LEVI (Mt.9.9; Mc.2.14; Lc.5.27).

2- TADEU - JUDAS (Mt.10.3; Lc.6.16).

3- SIMÃO - PEDRO OU CEFAS (Jo.1.42; Gl.1.18; 2.9).
* Obs.: Tanto Cefas (aramaico) como Pedro (grego) significam pedra.

4- TIAGO E JOÃO filhos de Zebedeu - BOANERGES (Lc.3.17).

5- TOMÉ - DÍDIMO (Jo.11.16; 20.24; 21.2).

6- BARTOLOMEU - NATANAEL (Mt.10.3; Jo.1.45; 21.2).

7- JOSÉ - BARNABÉ (At.4.36).

8- TABITA - DORCAS (At.9.36).
* Obs.: Tanto Tabita (aramaico) como Dorcas (grego) significam gazela.

9- SAULO - PAULO (At.13.9).
* Obs.: O nome não foi mudado. Saulo (hebraico) Paulo (grego).

10- JUDAS - BARSABÁS (At.15.22,32).

11- SILAS - SILVANO (At.15.32; II Co.1.19; I Ts.1.1; II Ts.1.1; I Pe.5.12).
* Obs.: Judas e Silas eram profetas conforme declara o texto em Atos 15.32.

12- EPAFRODITO - APAFRAS (Fp.2.15; Cl.1.7; 4.12; Fm.23).
Segundo Adam Clarke, não descarta a possibilidade de que Epafras e Epafrodito fossem a mesma pessoa, sendo Epafras uma forma contraída de Epafrodito, assim como Demas era de Demétrio.