domingo, 11 de outubro de 2020

SETE EXPRESSÕES QUE NÃO DEVEM SER PRONUNCIADAS.

Não são poucos os pregadores que cometem erros com suas expressões vagas e vícios de linguagem; muitos fazem uso de jargões para promover o movimento e transformar o culto racional no culto das emoções. O fato é que, os pregadores denominados pentecostais muitas vezes são os que mais cometem erros com seus jargões e jogos de frases de efeitos para movimentar e mexer com a emoção do público ouvinte. Muitos são sensacionalistas e falam o que o povo gosta de ouvir, não o que precisa, fazem uso da palavra de Deus, para manipularem o povo e quererem glória para si.

SETE EXPRESSÕES QUE NÃO DEVEM SER PRONUNCIADAS:

Nunca diga: 

A Bíblia vai dizer. Isto é futuro.  Correto é: A Bíblia diz, isto é presente.

Nunca diga: 

Saúdo os irmãos com a paz do Senhor e aos amigos com uma boa noite. Isto não é correto, as pessoas se sentem discriminadas. Aprendemos com Jesus que devemos saudar a todos com a paz (Mt.10.5,6).

Nunca diga: 

Os irmãos fiquem em espírito de oração. É correto dizer: Fiquem orando em espírito. Paulo pede para os irmãos orarem no Espírito (Ef.6.18). Na epístola de Judas está escrito: Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo (Judas, 20).

Nunca diga: 

Para não ficar só em minhas palavras ... Quando você foi chamado para falar a Palavra de Deus, não as suas.

Nunca diga:

Fui pego de surpresa e não tenho nada ... 

Soldado de Cristo é como guerreiro, deve sempre está preparado. Isto é uma falsa humildade. Se não tem nada então passa a oportunidade para outro. Nós temos que ter sempre alguma coisa da parte de Deus. Quem ler a bíblia e ora, e tem comunhão com Deus, sempre tem algo da parte de Deus.

O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR (Jr.23.28).

Nunca diga:

Saldo os irmãos com a paz do Senhor. 

Saldo é de banco, extrato bancário. O correto é dizer saúdo, ou cumprimento os irmãos com a paz do Senhor. Seja por descuido ou vício de linguagem, muitos pregadores ainda cometem este erro. 

Nunca diga:

A Bíblia fechada é um livro e aberta é a boca de Deus falando para o mundo. A Bíblia aberta ou fechada continua sendo um livro. Porém, quando lida, pregada e ensinada é uma mensagem de Deus para humanidade.

Que sejamos coerentes com a Palavra de Deus e preguemos a genuína mensagem do Evangelho. 

sábado, 10 de outubro de 2020

QUEM ERA JÓ?

 

Jó, para alguns estudiosos da Bíblia é um personagem fictício, uma lenda, um homem que nunca existiu. Todavia, a própria Bíblia afirma que Jó foi um personagem real que existiu na época dos patriarcas, ele é citado pelo profeta Ezequiel como exemplo de homem justo, juntamente com Noé e Daniel (Ez.14.14,20). No Novo Testamento Jó também é citado pelo apóstolo Tiago como exemplo de homem paciente e perseverante (Tg.5.11). Quem afirma que Jó nunca existiu, deve também afirmar que Noé e Daniel não existiram. Jó era um homem rico, a Bíblia declara que ele era maior do que todos do Oriente (1.3). Mas o que lhe destacava dos demais era o seu caráter ilibado que possuía. Jó foi um homem diferente, não em natureza, pois ele era igual aos demais homens de sua época. Todavia, foi, sem dúvida, distinto na espiritualidade. Ele foi um homem que não apenas possuía bens materiais e uma família sólida, mas mantinha profunda comunhão com Deus. Isto faz toda diferença. 

SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME JÓ.

Geralmente quando falamos de Jó, nos vem a mente a lembrança de sofrimento. Jó também tem sido sinônimo de paciência. Jó tem significado variados nos dicionários bíblicos: Hostilizado, perseguido, pesaroso, sofrido, paciente, perseverante. 

Jó é proveniente da forma hebraica Yob ou Iyyov, que posteriormente se tornou Iob tanto no idioma grego quanto no latino. Há também a variação Ayyub, presente na língua árabe, bem como Job, registrada no inglês e no holandês.

( https://www.nomesbiblicos.com/jo/ )

JÓ TRÊS VEZES MAIS

Mais Rico.

... este homem era maior do que todos os do Oriente (1.3).

Mais Justo.

E disse o SENHOR  a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal (1.8).

Mais Paciente.

E que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso (Tg.5.11).

QUALIDADES DE JÓ.

- ÍNTEGRO (sincero).

Integridade é um dos adjetivos usados para descrever o caráter de Jó. Jó não era um homem sem pecados, mas tinha um caráter irretocável. O termo hebraico "tam", traduzido como "íntegro", possui o sentido de "completo". Nesse aspecto, o texto destaca o caráter de Jó como sendo um homem honesto em tudo. Assim, podemos afirmar que Jó era sincero nas intenções, afeições e diligente para cumprir seus deveres para com Deus e os homens.

- RETO (irrepreensível).

Jó também era um homem reto que, no hebraico é "yashar", tem o sentido de alguém justo, direito. Na septuaginta, versão grego, possui o sentido de irrepreensível. Ser reto, também significa andar em retidão pelo caminho reto. No livro dos salmos está escrito: O SENHOR não negará bem algum aos que andam na retidão (Sl.84.11b). Quem vive em retidão, anda em sinceridade sem se desviar do caminho, tendo o SENHOR como seu alvo principal.

- TEMENTE A DEUS e desviava-se do mal.

De acordo com Strong (2002, p.55), o adjetivo hebraico yare, traduzido aqui como "temia", além desse sentido, também significa "reverência" e "espanto". Temor, portanto, possui o sentido de "respeito", não de "medo". Por outro lado, o verbo "desviar", do hebraico "sur", segundo Strong (2002, p.92), tem o sentido de desviar, mudar, escapar, retirar-se. 

Jó era um homem temente a Deus, e este temor fez dele um servo reverente, que se desviava ou mudava de trajetória para evitar encontrar-se com o mal. Subtende-se que, Jó era um homem que não aceitava mistura, mas separava o santo do profano, o puro do impuro. Portanto, Jó era um homem que temia a Deus e desviava-se do mal; este é mais um exemplo que deve ser seguido. No próprio livro de Jó está escrito: Mas disse ao homem: Eis que o temor do SENHOR é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28).

FRASES CELÉBRES DE JÓ:

Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR (1.21).

Receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? (2.10).

Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu (3.25).

Ainda que Ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele (13.15).

Se eu falar, a minha dor não cessa; e, calando-me, qual é o meu alívio? (16.6).

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (19.25).

Trema eu perante uma grande multidão, e o desprezo das famílias me apavore, e eu me cale, e não saia da porta (31.34).

Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (42.2).

CONCLUSÃO:
Jó foi um gigante na fé e deixou a sua marca como um homem de caráter irretocável e vida piedosa diante de Deus e dos homens. Jó se destaca como homem de bom caráter, homem prospero, e homem espiritual de profunda comunhão com Deus. É possível que alguém seja rico e prospero, mas ter caráter ilibado, ser íntegro, reto, temente a Deus e desviar-se do mal, se constitui uma raridade, principalmente na época atual. Que possamos não somente admirar as virtudes deste servo de Deus, mas seguir o seu exemplo de fé e perseverança. Amém! 

terça-feira, 6 de outubro de 2020

UM CAMINHO NA TORMENTA?

O livro de Naum nos informa sobre a destruição de Nínive. Naum foi o profeta comissionado por Deus para anunciar a total destruição de Nínive. Nínive, capital da Assíria, era a maior cidade daquela época. Nínive era capital de um império famoso pela sua crueldade com que tratava os povos conquistados. Naum anuncia a queda iminente do império assírio, que foi subjugado pelos babilônios e medos em 612 a.C. O livro de Naum em seu primeiro capítulo, descreve um Deus irado que toma vingança contra seus inimigos e não tem o culpado por inocente. 
Naum nos fornece cinco informações sobre Deus: 
1- O SENHOR é um Deus zeloso. 
2- O SENHOR toma vingança e é cheio de furor. 
3- O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente. 
4- O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade ... 
5- O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (1.2-7). 

DEUS TEM O SEU CAMINHO NA TORMENTA.

O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés (Na.1.3b).

Na ótica humana é impossível alguém caminhar no meio de uma tormenta ou na tempestade. Isto não é normal, é contraditório, é um contrassenso. Mas para Deus nada é impossível, porque Ele trabalha na contramão da lógica humana. 
Tempestade, borrasca, tormenta são fenômenos da natureza que tem um terrível poder de destruição. 
A nossa vida é como um barco navegando no mar desta vida. Há tempos de bonança, mas há tempos de adversidade, muitas vezes surgem tempestades querendo nos causar medo e sacudir a nossa estrutura. A tempestade quando vem ela não avisa, mas vem de surpresa e nos pega despreparados. No seu normal, ninguém nunca desejaria está no meio de uma tempestade, no topo de uma tormenta. Porém, a nossa vida é cheia de altos e baixos, as vezes estamos em cima e as vezes estamos em baixo. As bênçãos, as benesses e as prosperidades desta vida, são sempre bem vindas. Mas, quando vem as adversidades, quando uma tempestade de problemas nos sobrevêm, muitas vezes entramos em desespero e não sabemos como resolver. Porém, a boa notícia é que, a tempestade não dura para sempre, ela terá o seu fim. Basta você crer e confiar que Deus está no meio desta tempestade, Ele vem caminhando por cima da tormenta, e do meio da tempestade Deus vai falar e fará cessar a tempestade da sua vida. Foi assim com Jó, Deus falou com Jó do meio da tempestade (Jó.38.1), e em seguida virou o seu cativeiro. Quando vier a tempestade, não reclame, mas clame a Jesus, o Rabi da Galileia, e Ele vai se levantar para acalmar os ventos e o mar que estão querendo apavorar a sua vida. O que parece impossível para os homens, é possível para DEUS. Ele tem o seu caminho na tormenta e virá para nos socorrer. Amém!   

sábado, 3 de outubro de 2020

DEZ FATOS CURIOSOS NO LIVRO DE JÓ.

O livro de Jó é de autor desconhecido, alguns estudiosos da Bíblia sugerem ter sido escrito por Moisés. Alguns eruditos situam a data de redação deste livro na época patriarcal, cerca de 1460 a.C., o qual vem a ser o livro mais antigo da Escritura. O livro mostra o Eterno em um conselho celestial (1.6;2.1). Este livro exibe Satanás como acusador e tentador, que age sob o absoluto e preciso controle e soberania de Deus. Diversos eventos narrados no livro coincidem com os costumes da época dos patriarcas, que sugere ter sido Jó contemporâneo de Abraão, Isaque e Jacó. Jó, no hebraico "Iyob", significa odiado, aborrecido ou perseguido. A pessoa de Jó é por excelência símbolo da paciência. Jó perde sua família, sua saúde e suas propriedades. Ao longo de uma série de provas, Jó exalta ao SENHOR e reconhece sua soberania. Jó arrepende-se humildemente, e o SENHOR lhe restaura sua família, saúde e posses. Jó é mencionado pelo profeta Ezequiel (14.14,20) junto com Noé e Daniel como justo e uma pessoa real, e por Tiago (5.11) como célebre por sua paciência.

1- O livro de Jó foi o primeiro a ser escrito, cerca 1460 anos antes de Cristo.

2- O livro de Jó é o único que se repete por quatorze vezes o nome "Satanás".

3- O livro de Jó tem o maior número de perguntas, com cerca de 236 interrogações. 

4- O livro de Jó é composto de prosa e poesia. Uma prosa no prólogo, capítulos 1 e 2; a poesia sapiencial é apresentada nos capítulos 3 ao 42.1-6, e no epílogo uma prosa, 42.7-17.

5- Jó desejou que suas palavras fossem registradas num livro (19.23).

6- Jó foi um contemporâneo de Abraão, mas ele não era hebreu.

7- Jó foi o primeiro a fazer menção da vinda do Redentor (19.25).

8- Jó exercia a função de sacerdote antes da lei de Moisés (1.5).

9- Jó conhecia a Deus de forma superficial, depois da provação ele passou a conhece-lo melhor (42.5).

10- A expressão Todo-Poderoso (El-Shaddai), aparece 31 vezes no livro de Jó (5.17; 6.4,14; 8.3,5; 11.7; 13.3; 15.25; 21.15,20; 22.3,17,23,25,26; 23.16; 24.1; 27.2,10,11,13; 29.5; 31.2,35; 32.8; 33.4; 34.10,12; 35.13; 37.23; 40.2).

SETE COISAS QUE NÃO FORAM REVELADAS NO LIVRO DE JÓ.

1- Quem escreveu o livro de Jó.
2- O nome da mulher de Jó (2.9).
3- O nome dos filhos de Jó (42.13,14).
4- O nome dos pais de Jó (3.3).
5- O nome dos irmãos e irmãs (42.11).
6- Quanto tempo durou a provação de Jó (42.10).
7- Quantos anos exatamente Jó viveu (42.16,17).

CONCLUSÃO: 

O livro de Jó apresenta três visões sobre fé e sofrimento: (1) Visão de Satanás: As pessoas creem em Deus somente quando estão prosperando, e não sofrendo. Isto não é verdade. (2) Visão dos amigos de Jó: O sofrimento é o juízo de Deus pelo pecado. Isto nem sempre é verdade. (3) Visão de Deus: O sofrimento é a maneira que Deus usa para ensinar, disciplinar e refinar a nossa vida. Nos fazendo confiar nele por quem Ele é, e não pelo que Ele faz. 

Por todo o livro, os amigos de Jó lhe pediram que admitisse seu pecado e pedisse perdão, e, no final, Jó realmente se arrependeu. Ironicamente, o arrependimento de Jó não era do tipo que seus amigos lhe julgaram. Ele pediu perdão, não por cometer pecados secretos, mas por questionar a soberania e a justiça de Deus (Jó.42.1-6). 

domingo, 27 de setembro de 2020

O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DE UM OBREIRO.

Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério (II Tm.4.11).

O ministério de Paulo estava chegando ao fim, ele estava preso em Roma aguardando o seu julgamento, e seus cooperadores o abandonaram no pior momento de sua vida. Contudo, exceto Lucas, a quem Paulo chama "o médico amado" (4.11;Cl.4.14), estava junto a ele, os outros não estavam próximos. Demas abandonou a fé e foi para Tessalônica; Crescente fora para a Galácia, Tito estava pregando na Dalmácia (4.10). Paulo estava se sentindo solitário e precisava de obreiros para lhe auxiliar no ministério, por essa razão ele pede a Timóteo: Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério (4.11). Percebe-se claramente que o conflito ocorrido anos atrás entre Paulo e Marcos foi totalmente resolvido (At.15.36-40). Paulo demonstra ser um líder que tem maturidade, pelo fato de não guardar ressentimentos negativo para com o obreiro João Marcos, mas reconhece a sua utilidade, mesmo tendo falhado em abandonar a obra em sua primeira viagem missionária (At.13.13). Aqui nós aprendemos que, não existe obreiro perfeito, estamos sujeitos a falhas, mas sempre seremos útil na obra de Deus. O problema quem cria muitas vezes é o líder imaturo, que pensa que todos tem que concordar em tudo com ele, e até mesmo lhe bajular para terem reconhecimento no ministério. Todavia, Deus não aprova este tipo de atitude por parte de alguns lideres, que impõe a sua regra e quem não ler na sua cartilha está reprovado. Se Paulo fosse um líder imaturo, ele não aceitaria nunca mais a Marcos no ministério, porém a visão de Paulo não foi carnal, a ponto de ser vingativo e desprezar o obreiro. Tempos depois, Paulo faz referência a Marcos e o recomenda à igreja de Colosso dizendo: ... Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o (Cl.4.10). A inconstância de Marcos não o levou ao fracasso ministerial, mas ele foi reconhecido e se destacou como obreiro do Senhor, sendo o primeiro evangelista a escrever acerca da vida de Jesus Cristo, no evangelho que tem o seu nome.

Infelizmente, na época atual, há lideres vingativos que não admitem falhas do obreiro, e dizem: Enquanto eu estiver como pastor desta região ou convenção, ele não tem minha aprovação em nada. Mas quando Deus tem um chamado na vida do obreiro, não há líder que impeça. Portanto, não se reprove quando o homem não reconhece a sua utilidade no ministério, continue fazendo a obra, porque é Deus quem te reconhece e aprova. Deus falará a teu favor, e o teu líder vai reconhecer a tua utilidade no ministério, como Paulo reconheceu a Marcos. Amém! 

sábado, 26 de setembro de 2020

UMA GERAÇÃO DECADENTE.

 


De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados (Lm.3.39).

A partir do pecado da desobediência de Adão e Eva, a humanidade entrou em uma decadência espiritual, moral e social sem precedentes. O pecado afastou o homem de Deus e o deixou vulnerável a todos os tipos de males. Desde os tempos antigos a humanidade vem lutando em busca de um mundo melhor. A verdade é que, o mundo mudou e ficou melhor no que se refere ao desenvolvimento científico e tecnológico, a modernidade trouxe grandes benefícios para humanidade, mas não conseguiu mudar o comportamento das pessoas no nível moral, espiritual e social. A falta de amor pelo próximo, a discriminação racial, religiosa e social vem aumentando ao longo dos anos, e os educadores, os governantes, os intelectuais e lideres religiosos já não sabem mais o que fazer para minimizar esta situação. Infelizmente, estamos vivendo em uma sociedade decadente, entregue ao hedonismo em busca de prazeres e bens materiais, prestes a entrar em um caos moral, social e espiritual. O pecado se alastra como um câncer, e os pecadores não cansam de pecar; com a multiplicação da iniquidade a maldade tende a aumentar e se estabelecer no meio familiar e social de modo geral. E agora, o que fazer? A resposta está na Bíblia, na palavra de Deus, na qual muitos não acreditam mais, ou nunca acreditaram. A falta de Deus na vida, a falta de temor a Deus, de amor ao próximo e respeito as coisas sagradas tem sido a causa de grandes desgraças na sociedade. Todavia, em meio a uma sociedade corrompida e decadente, há um número expressivo de pessoas que buscam a Deus e procuram viver de forma ordeira, como a palavra de Deus recomenda.

QUATRO CARACTERÍSTICAS DE UMA GERAÇÃO DECADENTE.

1- NÃO HONRAM PAI E MÃE.

Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe (Pv.30.11).

2- REJEITAM A GRAÇA DE DEUS.

Há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi purificada da sua imundícia (Pv.30.12).

3- SÃO EXALTADOS E ORGULHOSOS.

Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima (Pv.30.13).

4- SÃO VIOLENTOS E SEM TEMOR A DEUS.

Há uma geração cujos dentes são espadas e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos e os necessitados entre os homens (Pv.30.14).

Nunca na história da humanidade se viu tantas catástrofes, atrocidades, epidemias, violências e misérias entre o povo. Que esta geração se volte para Deus e o busque de todo o coração, para que seja alcançada pela sua graça e possa desfrutar de dias melhores, debaixo da bênção de DEUS. Apesar da inegável decadência em que o mundo se encontra, a Bíblia apresenta a saída para o estancamento da decadência global. Deus tem interesse em salvar pecadores, perdoá-los e transformá-los em agentes do bem e propagadores do genuíno Evangelho. Amém!  

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DESFRUTANDO OS RESULTADOS DA BOA SEMEADURA.

Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra (Ec.11.1,2).

Lança o teu pão sobre as águas ... O que significa isso? Alguns comentaristas concordam que uma semeadura de fé esteja envolvida nesta expressão do sábio Salomão, todavia, não há um significado exato. Alguns dizem que a frase se refere a filantropia ou às boas ações; outros pensam que se refere a uma atividade comercial. 

Há duas maneiras de se interpretar esta expressão: Uma delas é que a ordem de lançar o pão sobre as águas está simbolicamente relacionada ao comércio por via marítima nos dias do autor do Eclesiastes. Negociantes tomavam o barco, o carregavam com os bens que haviam produzido e zarpavam para comercializar em outras terras. Depois de alguns dias em viagem e envolvidos na comercialização no destino escolhido, voltavam com os resultados do trabalho.

Há também a interpretação que remonta à prática agrícola na Palestina. O trigo e a cevada, ingredientes básicos do pão, tinham suas sementes lançadas sobre as águas na época das enchentes dos rios. Depois que as águas baixassem, as sementes germinavam e floresciam, possibilitando uma grande colheita. Evidentemente, havia no processo um componente de fé, considerando que, mesmo sem saberem quantas semente germinariam, os agricultores mantinham a confiança de que a colheita seria abundante.

A partir dessas interpretações, há o tradicional entendimento de que a prática da bondade será recompensada. A lei da semeadura é certa, tudo que semeamos volta para nós, seja boa ou má. A lei da semeadura e colheita é infalível em todas as áreas da vida, razão pela qual devemos sempre procurar fazer o bem. Falando sobre este tema, Paulo diz: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido"(Gl.6.9). Há um ditado que diz: "Quem semeia vento, colhe tempestade". A semeadura é como jogar bumerangue, ela sempre volta. 

Que possamos lançar o nosso pão, aquilo que temos de melhor, para ajudar, socorrer e beneficiar a muitos, sem nenhum interesse de troca. Não desista, nem canse de fazer o bem, porque do SENHOR vem a recompensa. Amém!