quinta-feira, 30 de setembro de 2021

DESTRUINDO JERICÓ.


Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias (Hebreus, 11.30).

JERICÓ - Era uma cidade de origem cananeia, significa "perfumado". Uma das cidades mais antiga do mundo, conhecida no Antigo Testamento como cidade das palmeiras, pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para habitação.
A cidade de Jericó era uma cidade-fortaleza, orgulho dos seus habitantes, quase que impossível um exército inimigo penetra-la e destruí-la. Jericó tinha uma área de 32 Km. Os muros tinham 9 metros de altura e 6 de largura. Jericó era considerada invencível, por ter a proteção dos deuses cananeus. A destruição de Jericó foi para provar que o Deus de Israel era superior aos deuses cananeus. A destruição de Jericó foi a porta de entrada para outras conquistas que viriam pela frente. 

JERICÓ ERA UMA CIDADE ANÁTEMA.

Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis (6.17,18).

Os habitantes de Jericó eram extremamente idólatras e tinha comportamentos depravados. Tudo em Jericó era consagrado aos deuses cananeus, e eles atribuíam suas prosperidades e vitórias sobre seus inimigos aos deuses cananeus. 

TRÊS ACONTECIMENTOS ANTES DA CONQUISTA DE JERICÓ:

1- A TRAVESSIA DO RIO JORDÃO (CAP.3).

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós (3.5).

2- A CIRCUNCISÃO DOS ISRAELITAS (5.1-9).

Naquele tempo, disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedras e torna a circuncidar os filhos de Israel. E aconteceu que, acabando de circuncidar toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam. Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, removi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje (5.2,8,9).

Circuncidar. 
Remover as impurezas, tirar o opróbrio do (a humilhação sofrida no Egito), fazer parte da Aliança, ter direito de participar das bênçãos do concerto.

Gilgal.
Lugar de recomeço, onde o velho é removido para dar lugar ao novo.

3- CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA (5.10-12).

Embora o povo de Deus já estivesse na terra prometida, ainda era necessário o preparo espiritual da circuncisão e da celebração da Páscoa antes de iniciar a conquista de Jericó.

TRÊS DESAFIOS QUE JOSUÉ E O POVO TIVERAM QUE ENFRENTAR:

1- O DESAFIO DA GRANDE MURALHA DA CIDADE.

Os muros da cidade tinham 9 metros de altura e 6 de largura. Jericó era considerada invencível, por ter a proteção dos deuses cananeus.

As muralhas de Jericó aos olhos dos israelitas era uma fortaleza intransponível, impenetrável, impossível de derrubar. 
Porém, eles venceram pela fé. Diz o escritor aos hebreus: Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias (Hebreus, 11.30).

2- O DESAFIO DE OBEDECER A DIREÇÃO DE DEUS.

Uma estratégia inusitada.

Seis voltas durante seis dias, uma volta a cada dia; e no sétimo sete voltas.

- Os homens de guerra, armados.

- sete sacerdotes com sete buzinas de chifre de carneiro.

- A arca do concerto.

- O restante seguiam a arca.

Primeira ordem foi: Ficai calados (6.10).

O Grito do povo. Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade! 

Os muros desabaram pelo poder de Deus e pelo ato de obediência do povo.

3- O DESAFIO DE LUTAR CONTRA OS CANANEUS DESTRUIR TUDO (6.20,21).

A ordem de Deus foi para exterminar tudo. Cada um pegou sua espada e mataram todos os cananeus.

Tem momento que é crucial, se não destruirmos os nossos inimigos, eles nos destruirão. 

TRÊS LIÇÕES PODEMOS EXTRAIR DA CONQUISTA DE JERICÓ:

1- Josué e todo o povo foram bem sucedidos, porque estavam sob a direção de DEUS.

Temos que está sob a direção de DEUS para sermos bem sucedidos diante das muralhas espirituais que nos cercam.

2- Não foram os esforços nem as habilidades do povo que fizeram cair as muralhas de Jericó, e sim a obediência.

De nada valerá nossos esforços e habilidades, se não obedecermos a palavra do SENHOR.

3- As muralhas de Jericó foram destruídas, porque  o povo estava no centro da vontade de DEUS.

O SENHOR removerá todos os obstáculos e destruirá todos inimigos que se puserem em nossa frente, se estivermos no centro da sua vontade. Amém! 

domingo, 26 de setembro de 2021

JESUS - UM PROFETA SEM HONRA EM SUA PÁTRIA.

E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mt.13.54-58).

E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa (Mc.6.4).

E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria (Lc.4.24).

Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria (Jo.4.44).

A recepção de Jesus em Nazaré foi marcada por zombaria, descrença e incredulidade. As pessoas conheciam Jesus como filho de José, não como filho de Deus, nem como profeta do Altíssimo. O evangelista Mateus diz: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (13.58).

JESUS - O PROFETA.

Os evangelhos mostram Jesus como profeta, e como profeta Ele era um homem do Espírito e da Palavra. Ele tinha íntima comunhão com o Pai e fazia predições proféticas. Todavia, os seus patrícios não o reconhecia nem o honrava como profeta; ao ponto de Ele dizer: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa (Mc.6.4).

SETE CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO PROFETA:

1- PROFETA É UM HOMEM DE ORAÇÃO.

2- PROFETA É UM HOMEM DE ÍNTIMA COMUNHÃO COM DEUS.

3- PROFETA É UM HOMEM SOLITÁRIO, DE POUCOS AMIGOS.

4- PROFETA É UM HOMEM DIRIGIDO PELO ESPÍRITO SANTO.

5- PROFETA É UM HOMEM DEVOTO A PALAVRA E SUBMISSO A ELA.

6- PROFETA É UM HOMEM QUE TRANSMITE A MENSAGEM DE DEUS.

7- PROFETA É UM HOMEM MODESTO, MAS FALA A VERDADE.

Não espere ser o centro das atenções, quando você é um homem que fala a verdade. Não espere ser ovacionado nem aplaudido pelo povo, quando você é um verdadeiro profeta do Altíssimo. É melhor sofrer as oposições e ser honrado por Deus, do que ser aceito e aplaudido pelo povo, fora da vontade de Deus.

sábado, 25 de setembro de 2021

DEZ AÇÕES DA BONDADE DE DEUS NO SALMO 107.

Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! (8).

Neste salmo o salmista nos convida a louvar ao SENHOR por sua bondade. Este salmo revela a bondade de Deus para com os homens. A bondade de Deus é imensurável, Ele atende os aflitos e aos necessitados nas suas angústias. A sua bondade estende-se de geração a geração, Ele é o provedor de todas as nossas necessidades.

Clamaram ao SENHOR na sua angústia 

1- Ele os LIVROU das suas necessidades. 

2- E os LEVOU por caminho direito... (6,7).

3- FARTOU a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta (9).

4- TIROU-OS das trevas e sombra da morte e quebrou as suas prisões (14).

5- QUEBROU as portas de bronze e despedaçou os ferrolhos de ferro (16).

6- ENVIOU a sua Palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição (20).

7- FAZ cessar a tormenta, e acalmam-se as ondas (29).

8- CONVERTE o deserto em lagos e a terra seca, em nascentes (35).

9- ABENÇOA, de modo que se multiplicam muito; e o seu gado não diminui (38).

10- LEVANTA da opressão o necessitado, para um alto retiro, e multiplica as famílias como rebanhos (41).

O salmista conclui a sua poesia sobre a bondade de Deus dizendo: "Os retos vêem isto e alegram-se, mas todos os iníquos fecham a boca. Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do SENHOR (42, 43). Amém! 

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O FORTE VIRÁ!

 

Eis que o Senhor JEOVÁ virá como o Forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com Ele, e o seu salário, diante da sua face (Is.40.10).

O Senhor virá com poder e autoridade e o seu Braço Forte será contra os seus inimigos. Ele também vira com Braço Forte em defesa do seu povo, Ele vem trazendo galardão e recompensa para os seus fiéis. Essa verdade deve encher de fé e esperança o coração do povo de Deus. Ele virá, não tardará.

CINCO QUALIDADES DE DEUS COMO FORTE:

1- DEUS FORTE.

... e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forete, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).

2- TORRE FORTE.

Torre Forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

3- CASTELO FORTE.

Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1).

4- BRAÇO FORTE.

Esmagaste e mataste o Mostro dos mares; com teu braço forte (Sl.89.10).

O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita (Sl.89.13).

5- ESCUDO FORTE.

"Não tenha medo Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!" (Gn.15.1 NVI).

Toda Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele (Pv.18.5).

Que possamos continuar adorando e servido ao Deus Forte, Ele é o Escudo que nos defende e a Fortaleza na qual estamos abrigados. Amém! 

domingo, 19 de setembro de 2021

BATALHA INTERIOR.

 

Em romanos capítulo sete Paulo escreve sobre um grande conflito entre a Lei e o pecado no interior do homem. Paulo também fala sobre uma batalha interior do cristão que poderá culminar em vitória sobre o pecado. Lembrando que, Paulo no capítulo 7, está analizando o estado da pessoa irregenerada e sujeita à Lei da Antiga Aliança. Ele descreve uma pessoa lutando sozinha contra o poder do pecado e conclui que não poderemos vencer o pecado sem o poder da obra redentora de Cristo e o poder do Espírito Santo.

QUATRO DECLARAÇÕES DE PAULO EM ROMANOS SETE:

1- EU SOU CARNAL, VENDIDO SOB O PECADO (14).

EU SOU CARNAL. 
Esta expressão de Paulo implica em dizer: Eu tenho uma natureza carnal, propensa ao pecado. Isto não significa dizer que Paulo vivia dominado pelos desejos pecaminosos da carne.

VENDIDO SOB O PECADO.
A expressão "vendido sob o pecado" significa servidão ou escravo do pecado. Paulo usa esta expressão apenas para exemplificar a condição do pecador dominado pelo pecado em comparação a Lei. Tal linguagem não pode ser aplicada ao crente em Cristo, porque Ele, pelo preço do resgate pelo seu sangue, nos redimiu do poder do pecado e declara que o pecado já não tem domínio sobre nós (Rm.6.14). O próprio Cristo afirmou: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres" (Jo.8.36). Além disso, a presença do Espírito Santo, habitando em nós, não nos deixa na condição de "vendidos sob o pecado". Paulo declara no capítulo 8, que a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte (8.2), e ele inclui a si mesmo entre os que não andam "segundo a carne, mas segundo o Espírito" (8.4), e conclui: "Porque somos devedores, não à carne" (8.12).

2- O QUE QUERO, ISSO NÃO FAÇO (15).

Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a Lei, que é boa. De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim (7.15-17).

O apóstolo fala de uma vida dividida: Deseja fazer o bem (isto é, obedecer à lei), mas acaba fazendo o mal (desobedecer à lei). Quem é o responsável por esse conflito? Paulo afirma que não é a lei, pois ela é santa e justa; tampouco o seu íntimo real e espiritual, pois não deseja desobedecer voluntariamente à lei. Antes, é o pecado que habita nele (7.17,20). Embora creia em Cristo, e esteja vivendo uma nova vida em Cristo, o cristão ainda possui uma natureza pecaminosa que o impulsiona a fazer o que não deseja (7.21). Todavia, Cristo nos libertou da escravidão do pecado, de modo que agora estamos livres para viver em santidade diante de Deus.

3- TENHO PRAZER NA LEI DE DEUS (22).

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros (7.22,23).

Paulo declara: "Tenho prazer na lei de Deus". Mas... 
Ter prazer na lei de Deus é um bom sinal que desejamos buscar as coisas de Deus e abandonar o pecado.
A verdade é que há um conflito entre o bem e o mal dentro do cristão. Apesar de sermos convertidos a Cristo, o bem e o mal habitam dentro de nós. O bem, isto é, a lei da minha mente, ou do meu entendimento (23), se alegra na lei de Deus. Por outro lado, a lei do pecado opõe-se constantemente à lei da mente, criando um conflito interior. 

4- MISERÁVEL HOMEM QUE EU SOU! (24).

No final da sua exposição sobre o "conflito interior", Paulo usa uma expressão como se fosse um grito de desespero: "Miserável homem que eu sou"! E pergunta: Quem me livrará do corpo desta morte? 
Paulo clama desesperadamente por um Salvador e em seguida declara em tom de triunfo: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor (25). Concluímos que, como cristãos, não devemos viver no pecado, mas na liberdade do Espírito que nos traz benefícios extraordinários, no presente e no porvir. Amém! 

Pensamento: "Os maiores conflitos do ser humano, não são os exteriores, mas os interiores". Pense nisso.

Obs.: Partes da exposição desta postagem foram extraídos da Bíblia de Estudo Pentecostal, e do Comentário Bíblico Africano.


sábado, 18 de setembro de 2021

QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PREGAÇÃO?

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? (Is.53.1).

Isaías é conhecido como o profeta Messianico, porque foi o que mais profetizou sobre o advento do Messias. Isaías profetizou cerca de 700 anos antes de Cristo, ele profetizou sobre o nascimento, ministério, sofrimento, morte e ascensão de Jesus Cristo. O ministério profético de Isaías durou mais de cinquenta anos, ele profetizou durante os reinados dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (Is.1.1). Segundo a tradição,  Isaías morreu serrado ao meio por ordem do malvado e idólatra rei Manassés, filho de Ezequias. No capítulo 53 Isaías faz uma síntese  das sua mensagens e pergunta: Quem creu em nossa mensagem? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? 

Isaías tem uma revelação profética acerca do Messias e ele o descreve como um homem sem beleza aparente, desprezado, indigno, homem sofredor, experimentado nos trabalhos, e sem estima. Interessante é que, Isaías fala como se tudo já houvesse acontecido e ele próprio tivesse vivido na época do Cristo, e visto todo o seu sofrimento, morte e triunfo.  

A DESCRIÇÃO DO SERVO SOFREDOR.

O profeta descreve o Messias-Servo, Jesus Cristo e profetiza que através do sofrimento dEle, muitos seriam perdoados, justificados, redimidos e curados. Seu sofrimento também o levará à sua exaltação e glória. 

- SUBINDO COMO "RENOVO".

Porque foi subindo como renovo perante ele... (53.2).

Este "Renovo" é profetizado pelo próprio Isaías, quando diz: Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará (11.1). 

A palavra hebraica para "renovo" é "netzer" da qual se deriva o termo "Nazaré". Jesus era chamado de Nazareno (Mt.2.23), que pode significar "homem de Nazaré" ou "homem do Renovo". Jesus é apresentado como o "Homem chamado Renovo", aquele que viria trazer esperança e salvação para os povos.

- COMO RAIZ DE UMA TERRA SECA.

Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca... (53.2)

Isto nos fala da sua natureza humana, de sua humildade. Jesus veio à terra desprovido de grandeza e glória humana, para alcançar um povo que vivia em trevas, num período de grande aridez espiritual.

- NÃO TINHA BELEZA NEM FORMOSURA.

... não tinha beleza nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos (53.2). 

O Messias não veio para apresentar grandeza terrestre, nem beleza física. Mas o seu caráter irretocável causava grande impacto na vida das pessoas que lhe viam e o ouviam.

- DESPREZADO E INDIGNO.

Era desprezado e o mais indigno entre os homens... (53.3).

O Messias foi desprezado e rejeitado pelos seus próprios patrícios, ou pelos da sua própria nação. Para os judeus Jesus era uma contradição em relação ao que as profecias vaticinavam a respeito do Messias. Eles aguardavam um líder estrategista, um guerreiro militar para os libertar do jugo romano. Porém Jesus veio humilde, trazendo uma mensagem de paz, amor, salvação e esperança.

- HOMEM DE DORES E EXPERIMENTADO NOS TRABALHOS.

... homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (53.3).

A missão de Jesus envolveria muitas dores, sofrimentos, desagrado e pesares. Jesus não agradou a todos, mas Ele foi como uma pedra no sapato de muitos lideres religiosos da sua época. 

- O ESTADO DA HUMANIDADE DIANTE DE DEUS.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos (Is 53.6).

Este é o retrato da rebelião e da incredulidade. Um povo vivendo da sua própria maneira seguindo os seus próprios caminhos.

- O SOFRIMENTO DO SERVO.

Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens (52.14).

Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca (53.7).

Estes versículos descreve os maus tratos sofridos por Jesus, tanto dos judeus como dos soldados romanos, quando lhe castigaram e lhe afligiram até a morte. O sofrimento do servo foi tão grande que o deixou deformado, a ponto dos que olhavam para ele ficarem pasmados.

- O RESULTADO DO SEU SOFRIMENTO.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 

Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 

O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si (53.4-6,11).

- A MORTE DO SERVO.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido.

E puseram a sua sepultura com os ímpios e como o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.

Todavia, ao SENHOR agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão (53.8-10).

- O TRIUNFO E EXALTAÇÃO DO MESSIAS-SERVO.

Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime (52.13). 

Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu (53.12).

Deus exaltou o Cristo e promete lhe retribuir por sua morte expiatória. Cristo por sua vez, promete que repartirá o seu despojo da guerra espiritual, com os poderosos, estes são aqueles que o seguirem na batalha contra Satanás e o pecado, em busca das almas, mediante o poder do Espírito.

Ele intercedeu na cruz pelos transgressores, e intercede agora junto ao Pai por sua igreja (Hb.7.25). Amém! 

A PERGUNTA DO PROFETA CONTINUA ECOANDO EM PLENO SÉCULO XXI.
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? (Is.53.1).
Muitos não dão crédito a Palavra de Deus e preferem ignorar a morte expiatória de Cristo na cruz para salvar a humanidade.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

UMA PERGUNTA INTRIGANTE.

Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc.18.8). Esta é a pergunta mais intrigante e perturbadora feita por Jesus. A escassez da fé é um fenômeno que tende a crescer à medida que se aproxima a volta de Cristo. É provável que a iniquidade vem se multiplicando e o mal se tornando cada vez pior. A medida que o fim se aproxima, muitos cristãos se apartarão da fé em Cristo, enquanto outros viverão rotulados de crentes nominais vivendo uma religião fria, sem a verdadeira fé salvífica. Porém, os verdadeiros cristãos perseverarão na fé até o fim e nunca cessarão de clamar a Deus pela volta de Cristo.

DEZ PERGUNTAS SOBRE UM POSSÍVEL ESFRIAMENTO DA FÉ:

1- Por que nos sentimos sonolentos em oração, mas ficamos acordados assistindo um filme de 3 horas?

2- Por que somos tão negligentes para ler o LIVRO SAGRADO, mas achamos fácil ler outros livros?

3- Por que é tão fácil ignorar uma mensagem sobre Deus? No entanto, há pessoas que preferem pagar para ouvirem uma palestra sobre diversos temas.

4- Por que a pratica da oração está ficando menores, mas a ocupação com as redes sociais e outros entretenimento estão se expandindo?

5- Por que é tão fácil aplaudir e adorar uma celebridade, mas difícil adorar a Deus e se envolver com Deus?

6- Por que é mais fácil viver sob os ditames do mundo, mas difícil seguir os ensino do Mestre?

7- Por que o número de ateus e céticos vem aumentando, enquanto muitos crentes não vivem a pratica da verdadeira fé?

8- Por que há tantos cristãos meninos na fé, mesmo sendo assíduos frequentadores de cultos há anos e não amadurecem?

9- Por que há tantas pessoas escondidas por trás de uma religião, vivendo de aparências, sendo verdadeiros hipócritas?

10- Por que com a multiplicação da ciência e da iniquidade, a fé de muitos cristãos está esfriando? 

A verdade é que muitos já naufragaram na fé e não acreditam mais na iminente volta do Senhor Jesus Cristo.