terça-feira, 3 de maio de 2022

CÂNTICOS DOS DEGRAUS.


Estes quinze salmos 120 - 134, são intitulados "Cânticos dos Degraus" ou  "Cânticos da Subida". A maioria dos estudiosos da Bíblia, acreditam que estes salmos eram cantados pelos judeus quando juntos subiam caminhando em procissão a Jerusalém, como peregrinos às festas sagradas. 

* Uma curiosidade é que todos os salmos dos degraus somados totalizam 101 versículos, o que os deixa bem menor do que o salmo 119 com 176 versículos, sendo este o maior capítulo da Bíblia e o menor o 117. Os salmos dos degraus formam uma coletânea de louvores que na sua maioria foram escritos por Davi, exceto o 127 que foi escrito por Salomão. 

SUBINDO OS DEGRAUS DOS QUINZE SALMOS.

(Começando na angústia e terminando na adoração)

120 - O degrau da angústia do que clama, e o SENHOR que ouve e resolve.

121 - O degrau do socorro do SENHOR, para aqueles que buscam socorro e proteção.

122- O degrau da alegria em ir e estar na Casa do SENHOR.

123 - O degrau dos desprezados que olham para o SENHOR e buscam a atenção de Deus.

124 - O degrau do livramento do SENHOR para o seu povo.

125 - O degrau da confiança, daqueles que confiam no SENHOR e não se abalam.

126 - O degrau da saída do cativeiro e a alegria dos que foram libertos.

127 - O degrau da dependência e provisão do SENHOR e dos filhos que são herança do SENHOR.

128 - O degrau da família feliz e um lar abençoado pelo SENHOR.

129 - O degrau da perseguição, dos perseguidos mas não destruídos.

130 - O degrau do perdão e da misericórdia, da alma daqueles que anseiam pelo SENHOR.

131 - O degrau da humildade dos que esperam no SENHOR.

132 - O degrau do zelo pela arca do SENHOR e a bênção do SENHOR sobre o seu povo.

133 - O degrau da união entre irmãos, da excelência do amor fraternal.

134 - O degrau da adoração, dos servos adoradores que prestam culto ao SENHOR.

Que o SENHOR nos faça crescer em graça e conhecimento durante o tempo da nossa peregrinação, até chegarmos na Jerusalém celestial. Amém! 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

RESTAURADO PELO AMOR.


E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (Jo.21.15-19).

Depois um grande milagre e um jantar surpreendente, Pedro teve que responder a pergunta mais constrangedora da sua vida. Jesus não lhe faz a pergunta de forma irônica para humilhar a Pedro diante dos demais discípulos, mas para extrair do seu intimo toda sua sinceridade e verdade. Pedro agora precisava confessar todo seu amor e total devoção ao Mestre. 

AS TRÊS CONFISSÕES DE PEDRO:

O Diálogo Do Amor Entre Cristo e Pedro Relatado Em João 21:15-17

O Mestre pergunta ao discípulo acerca do relacionamento entre ambos. Por três vezes Cristo perguntou a Pedro se ele o amava, recebendo sempre a mesma resposta. Nas primeiras duas perguntas Cristo usou o verbo agapao, porém Pedro respondeu com o verbo fileo. Na terceira interpelação, Cristo mudou para fileo, e a resposta do discípulo continuou sendo idêntica às duas primeiras.

A que conclusões chegaremos pelo uso dos verbos agapao e fileo em João 21:15-17?

“Apesar das duas palavras também serem usadas quanto ao amor de Deus aos homens (João 14:21, agapao) (João 20:2, fileo), a distinção entre as duas permanece e elas nunca são usadas indiscriminadamente na mesma passagem”.

As ideias dos comentaristas podem ser apresentadas nestas três proposições:

1ª) Pedro teria considerado o termo agapao, no seu contexto secular, muito frio para definir a verdadeira paixão pessoal que nutria pelo seu compreensivo Mestre ressuscitado.

2ª) Pedro usa a palavra menos exaltada, como que para indicar a consciência de sua própria fraqueza. Ainda assim ele confirma seu grande afeto pelo Mestre, desta vez sem qualquer comparação com seus condiscípulos (Alford  Vincent).

3ª) Nosso Senhor usa a mais nobre palavra da linguagem grega e depois muda o vocábulo preferido por Pedro; porém, assegura-lhe que o futuro martírio deste demonstrar-lhe-ia que o amor ao Mestre não é baseado apenas no deleite, mas na apreensão mais ampla da preciosidade das coisas eternas.

“O uso das palavras para ‘amor’ em João 21:15-17 é geralmente explicado afirmando-se que fileo denota afeição natural e agapao um amor mais elevado.

Livro: Explicação de Textos Difíceis da Bíblia, de Pedro Apolinário

AMOR "AGAPAO". Amor elevado, comprometido.

AMOR "PHILEO". Amor afetivo, de amizade, de admiração, de amigo.

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (agapao)

Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. (fileo)

Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na primeira e segunda respostas de Pedro ele expressa o amor "fileo", amor de amizade, de amigo; este envolve afeição calorosa e natural das emoções, é portanto, um amor mais afetivo. Este amor ainda não corresponde ao verdadeiro amor que devemos ter por Cristo.

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (fileo)

Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? 

E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. (fileo) 

Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Aqui o termo "amor" é traduzido por duas palavras no grego: Agapao e Phileo. A primeira "agapao", significa amor inteligente e com propósito, sobretudo, da mente e da vontade. A segunda "fileo", envolve a afeição calorosa e natural das emoções e, portanto, um amor mais pessoal e afetivo. Com o emprego dessas duas palavras, Jesus indica que o amor de Pedro não deve ser somente de vontade, mas também do coração. 

Aqui a palavra amor aparece indicando que o amor não deve ser apenas em palavras (superficial), nem somente da vontade, mas também do coração; amor profundo, amor abnegado, sacrificial, que brota do coração com determinação e total devoção a Deus. Foi este amor que Pedro expressou, e era o que Jesus queria ouvir da sua boca, partindo do seu coração. 

RESTAURADO PARA SERVIR.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (18,19).

Estas palavras referem-se ao tipo de morte com que Pedro glorificaria a Deus. Segundo a tradição, Pedro foi crucificado em Roma, no reinado de Nero, aproximadamente na mesma data do martírio de Paulo (cerca de 67-68 d.C.), e que mediante seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de ser crucificado da mesma maneira que seu Senhor.

E, dito isso, disse-lhe: Segue-me.

Esta é a segunda vez que Jesus diz a Pedro, segue-me. A primeira vez foi a três anos atrás, nesta mesma região do lago de Genesaré, que é o mesmo mar de Tiberíades (Lc.5.1-11). 

Pedro estava triste, pra baixo, sem motivação alguma para continuar, mas Jesus conhece o coração de Pedro e lhe manda um recado específico, após Ele ter ressuscitado: "Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como Ele vos disse (Mc.16.7).

A partir desta ordem de Jesus: Segue-me! Ele estava restaurando e reafirmando Pedro no ministério. O Pedro que havia negado Jesus, que estava desacreditado por muitos, inclusive pelos seus próprios companheiros do colégio apostólico, agora estava completamente restaurado por Jesus e apto para pastorear as ovelhas do Senhor. Aleluia! 

Concluímos que, Jesus considera o nosso amor por Ele como a qualificação básica para o serviço cristã. Quem não serve por amor a Cristo, deve servir por outros interesses que Ele não aprova. A pergunta que Jesus dirigiu a Pedro é a mesma para todos os cristãos: Amas-me? Todos nós devemos ter ardente amor a Cristo e devoção total a Ele. Amém!  

domingo, 24 de abril de 2022

SALMOS 139 - Atributos Exclusivos De DEUS


Este salmo é um dos mais notáveis dos hinos sacros do saltério de Israel, nele Davi exalta o Deus que tudo ver, que tudo sabe e tudo pode. A Bíblia não procura comprovar que Deus existe, todavia ela declara a sua existência e apresenta seus atributos. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, estes são chamados pelos teólogos de incomunicáveis; outros são chamados comunicáveis, pelo fato de existirem em parte no ser humano, por ele ter sido criado à imagem de Deus. 

ATRIBUTOS EXCLUSIVO DE DEUS.

Deus é Onisciente.

Isto é, Ele sabe todas as coisas em detalhes (Sl.139.1-6). Ele conhece, não apenas nossos procedimentos, mas também nossos próprios pensamentos (I Sm.16.7; I Rs.8.39; Sl.44.21; Jr.17.10). Dentro da onisciência de Deus também está a sua presciência. Quando a Bíblia fala da presciência de Deus significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos do passado do presente e do futuro, ou predestinados (Is.42.9; At.2.23; I Pe.1.2; I Sm.23.10-13; Jr.38.17-20). A presciência de Deus não é determinismo, ou algo inalterável. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo a sua própria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência, Ele altera os acontecimentos quando quer (Nm.14.11-20; II Rs.20.1-7). Amém! 

Deus é Onipresente.

Isto significa dizer que Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl.139.7-12). Um dos nomes de Deus que afirma a sua onipresença, é JEOVÁ-Shamáh (Ez.48.35). Deus está em todos os lugares e observa tudo quanto fazemos (Jr.23.23,24; At.17.27,28). Noutras palavras, não há como alguém se esconder da presença de Deus. 

Deus é Onipotente.

Isto implica em dizer que Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas. Esta verdade está explícita em várias partes das Escrituras (Sl.139.13-18; 147.13-18; Jr.32.17,18; Mt.19.26; Lc.1.37). Um dos nomes de Deus que lhe credita total poder é El-Shaddai, que significa Deus Todo-poderoso (Gn.17.1). Isto não significa dizer que Deus empregue o seu poder e autoridade em todos os momentos. Mas Ele próprio se limita em agir no tempo certo e oportuno de cada situação. 

Os homens detêm certos poderes que lhes são delegados, esses poderes são temporários e transferíveis. Deus é o único que tem o poder absoluto e eterno. Davi diz: "Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi; que o poder pertence a Deus (Sl.62.11).

Deus é Transcendente e Imanente.

A transcendência de Deus significa dizer que Ele é diferente e independente da sua criação (Êx.24.9-18; Is.6.1-3; 40.12-26; 55.8,9). Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (I Rs.8.27; Is.66.1,2; At.17.24,25). Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele é elevado e existe à parte da criação (I Tm.6.16). A transcendência de Deus não significa que Ele não possa estar presente na sua criação, nem entre o seu povo. Deus é transcendente e ao mesmo tempo imanente, ou seja, Ele está separado da sua criação e ao mesmo tempo Ele está presente lhe sustentando e provendo todas as coisas. Em síntese, Deus está no céu, mas a sua presença está em todos os lugares.  

Deus é Eterno.

Ele não tem começo nem terá fim. De eternidade à eternidade Ele é Deus (Sl.90.1,2; 102.12). Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse, Ele sempre existiu e existirá para sempre. Deus é atemporal, porque Ele não está limitado pelo tempo, muito pelo contrário, Ele é o Senhor do tempo, pois Ele é o criador do tempo (Sl.90.4; II Pe.3.8). Ele é o Eterno "EU SOU" (Êx.3.14; Jo.8.58). 

Deus é Imutável.

Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus planos para a raça humana (Nm.23.19; Sl.102.25-27; Ml.3.6; Hb.1.11,12; Tg.1.17). Isso não significa, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (Jn.3.6-10). Em vários casos a Bíblia nos fala de Deus mudando uma decisão como resultado das orações perseverantes dos justos (Nm.14.1-20; II Rs.20.2-6; Is.38.2-6). Porém, as suas Alianças e Promessas são inalteráveis.

DEUS QUE TUDO SABE.

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, SENHOR.

Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir (1-6).

DEUS QUE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama no Sheol, também lá estás. 

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz (7-12).

DEUS EL-SHADAI, O CRIADOR.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo (13-18).

OS ÍMPIOS SÃO OPOSITORES DO SENHOR.

Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti. Acaso não odeio os que te odeiam, SENHOR? E não detesto os que se revoltam contra ti? Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus! (19-22).

DEUS NOS CONHECE POR COMPLETO.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (23,24). 

Há um memorial diante de Deus onde estão registradas todas as nossas palavras, atos e pensamentos, estão tudo gravados na mente de Deus. Isto gera reverência, inspira confiança e produz temor.  

Finalmente, este salmo nos revela as limitações e fragilidades do homem diante da grande magnitude de um Deus que tudo sabe, tudo ver e tudo pode. Amém! 

* Conteúdo sobre Atributos Exclusivos de Deus foram copiado da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.915. Obs. difere um pouco devido alguns acréscimos feitos pelo autor deste Blog.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

O PÃO QUE MULTIPLICA-SE.


Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra (Ec.11.1,2).

Um dos sentidos da palavra hebraica traduzida por "pão" é grão. A ideia primária desta expressão, "lança o teu pão sobre as águas", é referente ao costume egípcio de espalhar sementes ou grãos sobre as águas do rio Nilo, quando transbordava e suas águas inundavam as terras. Aqueles grãos ficavam soterrados e depois de certo tempo germinavam e produzia uma grande colheita. Podemos aplicar essa fato à nossa disposição de sermos generosos e prestativos em tempo oportuno. Devemos repartir voluntariamente o nosso pão, pois não sabemos se um dia iremos enfrentar uma grande necessidade. Na verdade a roda gira, e pode acontecer de quem estar em cima ficar em baixo, e quem estar em baixo ficar em cima.   

A PRIMEIRA MENÇÃO A PÃO NA BÍBLIA.

O pão é o alimento mais antigo do mundo, o termo "pão" é citado pela primeira vez em Gênesis 3.19 onde o SENHOR diz a Adão: No suor do teu rosto, comerás o teu pão ... Pão aqui tem o sentido de alimento em geral. A palavra "pão" aparece no texto Sagrado cerca de 390 vezes com suas variações. Pão na Bíblia tem vários símbolos e seus significados, pão é alimento, pão é provisão, o Pão é Cristo, o Pão é a Palavra. 

1- Pão é Alimento diário. 

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje (Mt.6.11).

2- Pão é Provisão e Suprimento de Deus.

Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão (Sl.37.25).

2- Pão é Cristo.

Jesus disse: Eu sou o pão da vida (Jo.6.35,48).

3- Pão é a Palavra.

Jesus disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt.4.4; Lc.4.4). 

Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr.15.16).

TRÊS MULTIPLICAÇÕES DE PÃES NA BÍBLIA.

1- Vinte pães satisfazem a fome de cem homens (II Rs.4.42-44).

2- Cinco pães e dois peixes alimentam cinco mil homens, além das mulheres e crianças. Este episódio é registado nos quatro evangelhos (Mt.14.13-21; Mc.6.30-44; Lc.9.10-17; Jo.6.1-15). Segundo estudos foram cerca de 21 mil pessoas.

3- Sete pães e alguns peixinhos, alimentam quatro mil homens, além das mulheres e crianças. Este episódio é narrado apenas nos evangelhos de Mateus e Marcos (Mt.15.29-39; Mc.8.1-10). Nesta ocasião foram cerca de 19 mil pessoas.

O pão é abençoado e se multiplica quando alguém reparte e compartilha o pouco que tem com aqueles que necessitam. Um homem levou vinte pães ao profeta Eliseu e o milagre aconteceu quando cem homens saciaram sua fome. 

Se o rapaz não doasse seu lanche de cinco pães e dois peixes para Jesus abençoar, partir e mandar os discípulos distribuírem com a multidão, o milagre não teria acontecido.

No milagre, Deus supri e ainda sobra, sobraram doze cestos de pedaços de pão. Porque o Pão de Deus nunca se acaba. Ainda hoje estamos comendo deste Pão, que é a Palavra de Deus.

Jesus Cristo é o mesmo (Hb.13.8), Ele ainda opera milagres. Ele vai multiplicar, vai suprir e ainda vai sobrar. Você crer? Se creres, verás a glória de Deus! Disse Jesus (Jo.11.40). Amém! 

quarta-feira, 20 de abril de 2022

NICODEMOS - Um Mestre Sedento Por JESUS.



E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? 
Jesus respondeu: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? 
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo.3.1-10,12).

QUAL A ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME NICODEMOS?

O nome Nicodemos é de origem grego, que tem a junção de dois termos: "Nike", que significa vitória, e "Demo", que significa povo. Por extensão, tem o sentido de "vitorioso", "aquele que vence com o povo", "o que conduz o povo a vitória". 

QUEM ERA NICODEMOS?

Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio (Supremo Conselho dos judeus), que julgava as causas cíveis e religiosas dos judeus. Era um mestre com vasto conhecimento da Torá, respeitado e reverenciado como príncipe em Israel. 

POR QUE ELE PROCUROU FALAR COM JESUS A NOITE?

Nicodemos sentiu atraído pelo caráter de Jesus e pelos milagres que Ele operava. Limitado pelo temor de ser publicamente exposto como seguidor de Jesus e temendo ser descoberto pela Suprema Corte do Sinédrio, Nicodemos preferiu conversar com Jesus a noite. Também pelo fato que durante o dia era muito complicado conversar em particular com Jesus, devido a grande multidão que o cercava. A sede espiritual de Nicodemos o levou a Jesus. Nicodemos queria não só conhecer Jesus pessoalmente, mas queria tirar suas dúvidas e aprender. Ele recebeu muito mais do que  provavelmente esperava. Depois deste encontro, Nicodemos saiu transformado, com um entendimento totalmente novo a respeito de Deus e de si mesmo. 

NICODEMOS SE CONVERTEU A CRISTO?

Deus foi paciente com este crente "secreto". Deus é especialista em transformar pessoas que consideramos inatingível. Nicodemos marcou um encontro com Jesus, mas Deus na sua preciência já o conhecia. As últimas informações acerca de Nicodemos é de um homem transformado. Devido as suas atitudes, podemos afirmar que realmente ele se converteu a Cristo.

Três referências a Nicodemos no evangelho de João: 
(1) Nicodemos conversando com Jesus (3.1-16). 
(2) Nicodemos defendendo Jesus (7.44-53).
(3) Nicodemos ajudando no sepultamento de Jesus (19.38-42).

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O NOVO NASCIMENTO.

O novo nascimento ou regeneração, é uma das doutrinas fundamentais do cristianismo. Jesus em seu diálogo com Nicodemos, percebeu que Nicodemos precisava nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Nicodemos era mestre bem-conceituado em Israel, um teólogo conhecedor da Torá (Lei de Moisés), membro do Sinédrio, respeitado e reverenciado pelo povo. Mas, todos os seus títulos e status não lhe garantia a entrada no Reino de Deus, ele precisava nascer de novo, ser um novo homem, uma nova criatura, um homem totalmente regenerado pelo poder do Espírito Santo. Ser crente é bom, fazer parte de uma denominação evangélica é salutar, ter vocação, títulos e função eclesiástica é um privilégio; mas de nada adianta estar na igreja e não ter uma experiência real do novo nascimento. Nicodemos era crente, conhecia a Palavra e até a ensinava, mas não vivia o que pregava, por isso Jesus foi direto e objetivo quando lhe falou: Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (3.3,5). Crentes tem muitos, mas será que todos foram verdadeiramente regenerados pelo poder do Espírito? Pense nisso.

domingo, 17 de abril de 2022

DEUS Não Aprova Aliança Com o Ímpio.


E Josafá, rei de Judá, voltou à sua casa em paz, a Jerusalém. E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao SENHOR aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR (II Cr.19.1,2).

O capítulo 18 do segundo livro das crônicas nos informa em que ocasião Josafá fez aliança com Acabe. Diz o texto: Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância e aparentou-se com Acabe. E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade. Porque Acabe, rei de Israel, disse a josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra (18.1-3). 

Josafá foi um rei prospero e grandemente abençoado por Deus, isto está registrado de forma resumida no capítulo 17 de II Crônicas. O reinado quase perfeito de Josafá é maculado por sua associação com Acabe, rei de Israel. O capítulo 18 se inicia com uma nota irônica, fazendo menção das riquezas e glória de Josafá. O que nos leva a questionar, por que ele faria uma aliança com Acabe? Tal aliança não era necessária para um rei prospero, protegido e abençoado por Deus. Ao aliar-se a Acabe, Josafá foi infiel ao SENHOR. As palavras do profeta, "devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que o SENHOR aborrecem"?, são palavras de repreensão muito grave para Josafá.

Josafá foi repreendido por associar-se ao rei Acabe e ajuda-lo numa empreitada de guerra contra o rei da Síria em Ramote-Gileade. Acabe era ímpio, inimigo de Deus e não aceitava perder a guerra. Acabe reuniu 400 profetas que comiam na sua mesa e todos profetizaram a seu favor, prometendo-lhe vitória. Porém, ele não deu ouvidos ao verdadeiro profeta do SENHOR, Micaías, que profetizou a verdade, dizendo-lhe que ele seria derrotado (II Cr.18.4-27). Resultado, Acabe foi à guerra e teve uma trágica derrota (II Cr.18.28-34). Por bondade e misericórdia de Deus, o rei Josafá escapou ileso e voltou em paz para sua casa.

Este é um exemplo clássico de que Deus não aprova que os crentes, seus servos, façam aliança e nem deve unir-se aos ímpios. Geralmente esta junção com o ímpio não dar certo. Esse relacionamento propaga a causa da iniquidade, põe em risco a nossa dedicação a Deus, e deturpa a verdade da sua Palavra e os princípios nela estabelecidos. Devemos ter cuidado e vigiar para não fazermos aliança nem qualquer tipo de acordo com aqueles que são declaradamente inimigos da igreja do Senhor. Paulo nos adverte e pergunta: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? (II Co.6.14-16). Finalmente, terminantemente, não dar certo, Deus não aprova os seus servos fazerem aliança com o ímpio, com aqueles que aborrecem o Senhor. 

sábado, 16 de abril de 2022

O PARADOXO DA CRUZ.

 

A mensagem da cruz é a mais impactante, revolucionária e paradoxal de todos os tempos. A cruz de Cristo para muitos é a mais contraditória de todos os tempos. Para os gregos é loucura, para os judeus é escândalo, para outros povos é maldição. Mas para os cristãos é poder de Deus para salvação de todos os que crêem.

SETE PARADOXOS DA CRUZ DE CRISTO.

1- A Loucura da Cruz é o poder Deus para nossa salvação.

2- A Crueldade da Cruz nos trouxe a doçura da Graça.

3- A Solidão da Cruz resultou na adoção de muitos filhos de Deus.

4- A Humilhação da Cruz foi a Exaltação do Cristo.

5- A Maldição da Cruz proporcionou Bênçãos para os malditos pecadores.

6- A Vergonha e o Sofrimento da Cruz resultou em Glória para o Rei da Glória.

7- A Aparente Derrota da Cruz foi a Grande Vitória de Cristo sobre Satanás, a Morte e o Inferno.

Na Cruz Ele foi capaz de manifestar vida através da sua morte.
Na Cruz Jesus foi humilhado, zombado e desprezado, mas para todo o sempre Ele está Exaltado.
Na Cruz o seu nome foi ridicularizado, mas agora, Deus Pai o exaltou e lhe deu um Nome que está acima de todos os nomes, seja no céu, na terra e debaixo da terra. Amém!