terça-feira, 10 de maio de 2022

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: "PÕE EM ORDEM A TUA CASA"?




Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás (Is.38.1). ARC.

Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o SENHOR: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará" (Is.38.1). NVI

Por aquele tempo Ezequias ficou muito enfermo, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe declarou: "Assim diz Yahweh, o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porquanto vais morrer; não te recuperarás desta doença" (Is.38.1). BKJ

Esta expressão dita pelo profeta, "põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás" é entendida por muitos leitores da Bíblia que o rei Ezequias estava em falta diante de Deus, andando em pecados. O que na verdade, ele não estava em pecados. Apesar que, anteriormente o rei Ezequias estava sendo oprimido pelo rei Senaqueribe, este exigia tributo da nação de Judá, na sua fraqueza ele deu toda a prata que estava na Casa do SENHOR e na casa real e mandou arrancar todo o ouro das portas do templo do SENHOR e o deu ao rei da Assíria (II Rs.18.15,16). Todavia, esta expressão nada tem haver com pecado. 

"PONHA EM ORDEM A SUA CASA", significa dizer: Organize seus negócios, resolva todas as suas pendências, ordena tua família e prepare teus filhos para o futuro, porque seus dias chegaram ao fim. 

Observe que Ezequias orou ao SENHOR e reivindicou a sua vida de retidão e serviço prestado ao SENHOR (38.2). Deus ouviu e viu sinceridade nas palavras de Ezequias, mandou o profeta voltar e revogar a sentença, acrescentando-lhe mais 15 anos. O texto em II Reis 18.1,2 diz que Ezequias começou a reina com a idade de 25 anos, e reinou 29 anos. Na ocasião da sua enfermidade da qual ele morreria, Ezequias estava com 39 anos; com a revogação da sentença e um acréscimo de mais 15 anos, ele morreu com 54 anos, uma idade ainda jovial.  

domingo, 8 de maio de 2022

O NOME.


No mundo existem muitos nomes de pessoas que marcaram a história e tornaram-se celebridades por seus talentos e atos heróicos. Há nomes que se destacaram na cultura da música, há nomes que se destacaram na cultura do teatro, há nomes que se destacaram nos esportes, há nomes que se destacaram na política, há nomes que se destacaram na religião, há nomes que se destacaram nos governos entre os grandes estadistas, há nomes que se destacaram na sociedade em geral por seus grandes feitos e talentos. Todavia, porém, contudo, nem um desses nomes estão acima do nome de JESUS e nem podem ser comparados com Ele. O nome de JESUS é único e incomparável em todas as épocas, no passado, no presente e no futuro. 

O Nome que está acima de todos os nomes (Fp.2.9).

O Nome que tem todo o Poder (Mt.28.18).

O Nome que Salva (At.4.12).

O Nome que Perdoa (Lc.24.46,47). 

O Nome que Tira o pecado (Jo.1.29).

O Nome que Liberta (Jo.8.32,36).

O Nome que Expulsa demônios (Mc.16.17).

O Nome que Cura os enfermos (Mc.16.18; At.3.6).

O Nome que tem poder sobre a Morte e o Inferno (Ap.1.17,18).

Este Nome é Adorado no céu, Glorificado na terra e temido no Inferno. Aleluia! 

Jesus Cristo, não é mais um nome que surgiu na história, Ele é o Nome. Amém! 

sábado, 7 de maio de 2022

Quem Foi Simão Cireneu?

 

E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz (Mt.27.32).

E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz (Mc.15.21).

E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus (Lc.23.26).

Os evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas fazem referência a Simão Cireneu, este homem que vinha do campo e foi obrigado a carregar por alguns metros a cruz que não era sua, mas de Jesus. O evangelho de João não relata este acontecimento, mas afirma que Jesus levou a sua própria cruz. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota (Jo.19.17). João não contradiz os outros evangelhos, muito pelo contrario, ele afirma que Jesus levou a sua cruz.

Jesus havia sido tão espancado que não conseguia carregar a própria cruz, foi quando apareceu um homem que vindo do campo, voltando à cidade foi abordado pelos soldados romano e obrigado a carregá-la por ele. O nome de Simão Cireneu ficou bastante conhecido entre os cristãos por causa dessa tarefa, de ter que carregar a cruz de Cristo. 

INFORMAÇÕES SOBRE SIMÃO CIRENEU.

A mensão do nome "Cireneu" não era o sobrenome de Simão. Cireneu porque ele era natural da cidade de Cirene, localizada na Líbia, hoje atual Tunísia, no norte da África. 

Há quem afirme que Simão Cireneu foi fruto de um relacionamento de Salomão com a rainha de Sabá, uma região da África. 

O evangelista Marcos informa que Simão era pai de Alexandre e Rufo (Mc.15.21). A mulher de Simão, cujo nome não é conhecido, era para Paulo como uma mãe sentimental. Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim (Rm.16.13).

A tradição diz que após a morte e ressurreição de Jesus, Simão Cireneu tornou-se um cristão fervoroso e foi missionário na África, onde ganhou muitas vidas para Jesus e fundou uma igreja.

Este homem foi impactado por Jesus pelo fato de ter carregado a sua cruz, ele sentiu na pele um pouco do sofrimento de Jesus, que marcou a sua vida para sempre. 

Se você gostou deste relato sobre Simão Cireneu e tem algo a comentar, fique a vontade. 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Que Evangelho é Este?


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê... (Rm.1.16).

Que evangelho é este que não Transforma.

Que evangelho é este sem Cruz.

Que evangelho é este sem Renúncia.

Que evangelho é este sem Amor.

Que evangelho é este sem Humildade.

Que evangelho é este sem Santidade.

Que evangelho é este sem Compromisso com a Palavra.

Que evangelho é este que as pessoas valem o têm.

Que evangelho é este que o carisma é mais importante que o caráter.

Que evangelho é este que escraviza as pessoas em vez de libertá-las.

Que evangelho é este que valoriza mais as coisas terrenas do que as do céu.

Que evangelho é este que prioriza a prosperidade material em vez da espiritual.

Que evangelho é este que só dar valor as ovelhas que tem muita lã (dinheiro). 

Que evangelho é este que encobre pecados por causa de cargos e dinheiro.

Que evangelho é este que não confronta o pecado mas dissimula e aceita.

Que evangelho é este que só ama as pessoas que fazem parte da sua igreja (denominação).

Que evangelho é este que não acredita na volta de JESUS.

Que evangelho é este que mistura o santo com o profano.

Que evangelho é este que usa a fé como amuleto utilizando objetos como atração.

Que evangelho é este que diz, é proibido proibir. 

Que evangelho é este que termina aqui na terra.

Que evangelho é este que prega um Jesus capitalista e materialista.

Que evangelho é este que parece mais um balcão de negócios.

Que evangelho é este que só prega auto-ajuda e despreza a Palavra de Deus.

Que evangelho é este apenas de palavras, sem virtude alguma.

Que evangelho é este que causa divisão das placas de igrejas.

Que evangelho é este que não faz discípulos para Cristo, mas seguidores de uma "religião".

Que evangelho é este que não segue o modelo que o Cristo ensinou. 

Que possamos seguir e viver o verdadeiro evangelho de Cristo, em meio aos falsos evangelhos deste presente século. Amém!

terça-feira, 3 de maio de 2022

CÂNTICOS DOS DEGRAUS.


Estes quinze salmos 120 - 134, são intitulados "Cânticos dos Degraus" ou  "Cânticos da Subida". A maioria dos estudiosos da Bíblia, acreditam que estes salmos eram cantados pelos judeus quando juntos subiam caminhando em procissão a Jerusalém, como peregrinos às festas sagradas. 

* Uma curiosidade é que todos os salmos dos degraus somados totalizam 101 versículos, o que os deixa bem menor do que o salmo 119 com 176 versículos, sendo este o maior capítulo da Bíblia e o menor o 117. Os salmos dos degraus formam uma coletânea de louvores que na sua maioria foram escritos por Davi, exceto o 127 que foi escrito por Salomão. 

SUBINDO OS DEGRAUS DOS QUINZE SALMOS.

(Começando na angústia e terminando na adoração)

120 - O degrau da angústia do que clama, e o SENHOR que ouve e resolve.

121 - O degrau do socorro do SENHOR, para aqueles que buscam socorro e proteção.

122- O degrau da alegria em ir e estar na Casa do SENHOR.

123 - O degrau dos desprezados que olham para o SENHOR e buscam a atenção de Deus.

124 - O degrau do livramento do SENHOR para o seu povo.

125 - O degrau da confiança, daqueles que confiam no SENHOR e não se abalam.

126 - O degrau da saída do cativeiro e a alegria dos que foram libertos.

127 - O degrau da dependência e provisão do SENHOR e dos filhos que são herança do SENHOR.

128 - O degrau da família feliz e um lar abençoado pelo SENHOR.

129 - O degrau da perseguição, dos perseguidos mas não destruídos.

130 - O degrau do perdão e da misericórdia, da alma daqueles que anseiam pelo SENHOR.

131 - O degrau da humildade dos que esperam no SENHOR.

132 - O degrau do zelo pela arca do SENHOR e a bênção do SENHOR sobre o seu povo.

133 - O degrau da união entre irmãos, da excelência do amor fraternal.

134 - O degrau da adoração, dos servos adoradores que prestam culto ao SENHOR.

Que o SENHOR nos faça crescer em graça e conhecimento durante o tempo da nossa peregrinação, até chegarmos na Jerusalém celestial. Amém! 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

RESTAURADO PELO AMOR.


E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (Jo.21.15-19).

Depois um grande milagre e um jantar surpreendente, Pedro teve que responder a pergunta mais constrangedora da sua vida. Jesus não lhe faz a pergunta de forma irônica para humilhar a Pedro diante dos demais discípulos, mas para extrair do seu intimo toda sua sinceridade e verdade. Pedro agora precisava confessar todo seu amor e total devoção ao Mestre. 

AS TRÊS CONFISSÕES DE PEDRO:

O Diálogo Do Amor Entre Cristo e Pedro Relatado Em João 21:15-17

O Mestre pergunta ao discípulo acerca do relacionamento entre ambos. Por três vezes Cristo perguntou a Pedro se ele o amava, recebendo sempre a mesma resposta. Nas primeiras duas perguntas Cristo usou o verbo agapao, porém Pedro respondeu com o verbo fileo. Na terceira interpelação, Cristo mudou para fileo, e a resposta do discípulo continuou sendo idêntica às duas primeiras.

A que conclusões chegaremos pelo uso dos verbos agapao e fileo em João 21:15-17?

“Apesar das duas palavras também serem usadas quanto ao amor de Deus aos homens (João 14:21, agapao) (João 20:2, fileo), a distinção entre as duas permanece e elas nunca são usadas indiscriminadamente na mesma passagem”.

As ideias dos comentaristas podem ser apresentadas nestas três proposições:

1ª) Pedro teria considerado o termo agapao, no seu contexto secular, muito frio para definir a verdadeira paixão pessoal que nutria pelo seu compreensivo Mestre ressuscitado.

2ª) Pedro usa a palavra menos exaltada, como que para indicar a consciência de sua própria fraqueza. Ainda assim ele confirma seu grande afeto pelo Mestre, desta vez sem qualquer comparação com seus condiscípulos (Alford  Vincent).

3ª) Nosso Senhor usa a mais nobre palavra da linguagem grega e depois muda o vocábulo preferido por Pedro; porém, assegura-lhe que o futuro martírio deste demonstrar-lhe-ia que o amor ao Mestre não é baseado apenas no deleite, mas na apreensão mais ampla da preciosidade das coisas eternas.

“O uso das palavras para ‘amor’ em João 21:15-17 é geralmente explicado afirmando-se que fileo denota afeição natural e agapao um amor mais elevado.

Livro: Explicação de Textos Difíceis da Bíblia, de Pedro Apolinário

AMOR "AGAPAO". Amor elevado, comprometido.

AMOR "PHILEO". Amor afetivo, de amizade, de admiração, de amigo.

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (agapao)

Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. (fileo)

Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na primeira e segunda respostas de Pedro ele expressa o amor "fileo", amor de amizade, de amigo; este envolve afeição calorosa e natural das emoções, é portanto, um amor mais afetivo. Este amor ainda não corresponde ao verdadeiro amor que devemos ter por Cristo.

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (fileo)

Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? 

E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. (fileo) 

Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Aqui o termo "amor" é traduzido por duas palavras no grego: Agapao e Phileo. A primeira "agapao", significa amor inteligente e com propósito, sobretudo, da mente e da vontade. A segunda "fileo", envolve a afeição calorosa e natural das emoções e, portanto, um amor mais pessoal e afetivo. Com o emprego dessas duas palavras, Jesus indica que o amor de Pedro não deve ser somente de vontade, mas também do coração. 

Aqui a palavra amor aparece indicando que o amor não deve ser apenas em palavras (superficial), nem somente da vontade, mas também do coração; amor profundo, amor abnegado, sacrificial, que brota do coração com determinação e total devoção a Deus. Foi este amor que Pedro expressou, e era o que Jesus queria ouvir da sua boca, partindo do seu coração. 

RESTAURADO PARA SERVIR.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (18,19).

Estas palavras referem-se ao tipo de morte com que Pedro glorificaria a Deus. Segundo a tradição, Pedro foi crucificado em Roma, no reinado de Nero, aproximadamente na mesma data do martírio de Paulo (cerca de 67-68 d.C.), e que mediante seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de ser crucificado da mesma maneira que seu Senhor.

E, dito isso, disse-lhe: Segue-me.

Esta é a segunda vez que Jesus diz a Pedro, segue-me. A primeira vez foi a três anos atrás, nesta mesma região do lago de Genesaré, que é o mesmo mar de Tiberíades (Lc.5.1-11). 

Pedro estava triste, pra baixo, sem motivação alguma para continuar, mas Jesus conhece o coração de Pedro e lhe manda um recado específico, após Ele ter ressuscitado: "Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como Ele vos disse (Mc.16.7).

A partir desta ordem de Jesus: Segue-me! Ele estava restaurando e reafirmando Pedro no ministério. O Pedro que havia negado Jesus, que estava desacreditado por muitos, inclusive pelos seus próprios companheiros do colégio apostólico, agora estava completamente restaurado por Jesus e apto para pastorear as ovelhas do Senhor. Aleluia! 

Concluímos que, Jesus considera o nosso amor por Ele como a qualificação básica para o serviço cristã. Quem não serve por amor a Cristo, deve servir por outros interesses que Ele não aprova. A pergunta que Jesus dirigiu a Pedro é a mesma para todos os cristãos: Amas-me? Todos nós devemos ter ardente amor a Cristo e devoção total a Ele. Amém!  

domingo, 24 de abril de 2022

SALMOS 139 - Atributos Exclusivos De DEUS


Este salmo é um dos mais notáveis dos hinos sacros do saltério de Israel, nele Davi exalta o Deus que tudo ver, que tudo sabe e tudo pode. A Bíblia não procura comprovar que Deus existe, todavia ela declara a sua existência e apresenta seus atributos. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, estes são chamados pelos teólogos de incomunicáveis; outros são chamados comunicáveis, pelo fato de existirem em parte no ser humano, por ele ter sido criado à imagem de Deus. 

ATRIBUTOS EXCLUSIVO DE DEUS.

Deus é Onisciente.

Isto é, Ele sabe todas as coisas em detalhes (Sl.139.1-6). Ele conhece, não apenas nossos procedimentos, mas também nossos próprios pensamentos (I Sm.16.7; I Rs.8.39; Sl.44.21; Jr.17.10). Dentro da onisciência de Deus também está a sua presciência. Quando a Bíblia fala da presciência de Deus significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos do passado do presente e do futuro, ou predestinados (Is.42.9; At.2.23; I Pe.1.2; I Sm.23.10-13; Jr.38.17-20). A presciência de Deus não é determinismo, ou algo inalterável. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo a sua própria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência, Ele altera os acontecimentos quando quer (Nm.14.11-20; II Rs.20.1-7). Amém! 

Deus é Onipresente.

Isto significa dizer que Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl.139.7-12). Um dos nomes de Deus que afirma a sua onipresença, é JEOVÁ-Shamáh (Ez.48.35). Deus está em todos os lugares e observa tudo quanto fazemos (Jr.23.23,24; At.17.27,28). Noutras palavras, não há como alguém se esconder da presença de Deus. 

Deus é Onipotente.

Isto implica em dizer que Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas. Esta verdade está explícita em várias partes das Escrituras (Sl.139.13-18; 147.13-18; Jr.32.17,18; Mt.19.26; Lc.1.37). Um dos nomes de Deus que lhe credita total poder é El-Shaddai, que significa Deus Todo-poderoso (Gn.17.1). Isto não significa dizer que Deus empregue o seu poder e autoridade em todos os momentos. Mas Ele próprio se limita em agir no tempo certo e oportuno de cada situação. 

Os homens detêm certos poderes que lhes são delegados, esses poderes são temporários e transferíveis. Deus é o único que tem o poder absoluto e eterno. Davi diz: "Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi; que o poder pertence a Deus (Sl.62.11).

Deus é Transcendente e Imanente.

A transcendência de Deus significa dizer que Ele é diferente e independente da sua criação (Êx.24.9-18; Is.6.1-3; 40.12-26; 55.8,9). Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (I Rs.8.27; Is.66.1,2; At.17.24,25). Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele é elevado e existe à parte da criação (I Tm.6.16). A transcendência de Deus não significa que Ele não possa estar presente na sua criação, nem entre o seu povo. Deus é transcendente e ao mesmo tempo imanente, ou seja, Ele está separado da sua criação e ao mesmo tempo Ele está presente lhe sustentando e provendo todas as coisas. Em síntese, Deus está no céu, mas a sua presença está em todos os lugares.  

Deus é Eterno.

Ele não tem começo nem terá fim. De eternidade à eternidade Ele é Deus (Sl.90.1,2; 102.12). Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse, Ele sempre existiu e existirá para sempre. Deus é atemporal, porque Ele não está limitado pelo tempo, muito pelo contrário, Ele é o Senhor do tempo, pois Ele é o criador do tempo (Sl.90.4; II Pe.3.8). Ele é o Eterno "EU SOU" (Êx.3.14; Jo.8.58). 

Deus é Imutável.

Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus planos para a raça humana (Nm.23.19; Sl.102.25-27; Ml.3.6; Hb.1.11,12; Tg.1.17). Isso não significa, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (Jn.3.6-10). Em vários casos a Bíblia nos fala de Deus mudando uma decisão como resultado das orações perseverantes dos justos (Nm.14.1-20; II Rs.20.2-6; Is.38.2-6). Porém, as suas Alianças e Promessas são inalteráveis.

DEUS QUE TUDO SABE.

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, SENHOR.

Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir (1-6).

DEUS QUE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama no Sheol, também lá estás. 

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz (7-12).

DEUS EL-SHADAI, O CRIADOR.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo (13-18).

OS ÍMPIOS SÃO OPOSITORES DO SENHOR.

Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti. Acaso não odeio os que te odeiam, SENHOR? E não detesto os que se revoltam contra ti? Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus! (19-22).

DEUS NOS CONHECE POR COMPLETO.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (23,24). 

Há um memorial diante de Deus onde estão registradas todas as nossas palavras, atos e pensamentos, estão tudo gravados na mente de Deus. Isto gera reverência, inspira confiança e produz temor.  

Finalmente, este salmo nos revela as limitações e fragilidades do homem diante da grande magnitude de um Deus que tudo sabe, tudo ver e tudo pode. Amém! 

* Conteúdo sobre Atributos Exclusivos de Deus foram copiado da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.915. Obs. difere um pouco devido alguns acréscimos feitos pelo autor deste Blog.