domingo, 25 de dezembro de 2022

ATORES NA IGREJA.


Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno (I Pe.2.1-3). ARC

Portanto, livrem-se de toda maldade, de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para salvação, agora que provaram que o Senhor é bom (I Pe.2.1-3). NVI

Neste texto o apóstolo Pedro exorta a igreja a deixar ou livrar-se de todas as suas praticas negativas do passado, e, agora como nova criatura passar a desejar de todo coração o Leite espiritual (que é a Palavra), para que por meio dele cresçam para salvação, uma vez que já provaram que o Senhor é bom. Porém, o que chama a nossa atenção neste texto é a palavra "hipocrisia", que na verdade nada tem haver com um cristão verdadeiro que nasceu de novo em Cristo. 

O apóstolo cita uma série de palavras as quais são: Malícia, engano, fingimento (hipocrisia), inveja e as murmurações ou maledicências. Nada disso, deve estar presente na vida dos filhos de Deus. Muito pelo contrario, Pedro os exorta a desejarem o leite espiritual para seu crescimento e maturidade espiritual. Infelizmente, hoje muitos "cristãos" priorizam as coisas materiais em detrimento as espirituais. Em vez de ansiar por títulos, por status ou bens materiais, os cristãos devem almejar o genuíno Leite espiritual. Muitos já provaram desse Leite e têm a experiência de que o Senhor é bom. O apóstolo compara os crentes como bebês recém-nascidos. Ele diz: "Desejai como crianças recém-nascidas o leite espiritual". Da mesma maneira que os bebês choram para receber o leite materno, os cristãos também devem desejar ardentemente o Leite espiritual (que é a Palavra), o qual lhes fará crescerem na fé e se tornarem crentes maduros e mais semelhantes ao seu Senhor. 

ORIGEM DA PALAVRA "HIPÓCRITA".

Na Grécia Antiga, o teatro era sempre ao ar livre e apenas os homens podiam participar dos espetáculos, que se dividiam em dois gêneros: Comédia e tragédia. Para se apresentar, os atores deveriam vestir máscaras que, por sua vez, eram responsáveis pela caracterização da personagem, revelando, assim, seus traços psicológicos e personalidade. Cada máscara recebia um nome referente ao tipo de "persona" que caracterizava, ou seja, a personagem que o ator representava. Assim, nesta época, ao mencionar qualquer artista que exercia o ofócio de ator, os gregos empregavam a palavra "hypokrités" que simbolizava, artisticamente, a pessoa que representava, utilizando-se de várias faces, por conta do uso de máscaras diferentes.

Com o passar do tempo, como já é possível imaginar, a palavra "hipócrita" foi ganhando outros significados, até chegar, finalmente, à acepção que conhecemos atualmente: Ser hipócrita, corresponde ao ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que não são verdadeiros. Dessa forma, dá-se a entender, que quem está pretendendo ser o que não é, está "vestindo máscaras", adotando uma identidade que não é a sua própria e, por consequência, agindo como um "hypokrités".

Por inclível que pareça, estamos vendo em nossos dias pessoas disfarsadas de cristãos, se dizendo crente em Jesus, fazendo parte de uma igreja, onde na verdade a sua vida na pratica não condiz com a fé que professa. Na verdade, há muitos fariseus disfarsados de crentes no meio do povo de Deus. Em sua época, Jesus não suportando o fingimento dos escribas e fariseus os censurou dizendo: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia (Mt.23.25,27). A verdade é que, muitos crentes estão honrando a Jesus apenas de lábios, mas o coração está distante da verdadeira vida de comunhão com Ele. A igreja não precisa de atores (hipócritas), mas de verdadeiros adoradores. Em outra ocasião jesus disse para os religiosos: Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mt.15.7,8). Para os hipócritas que insistem em viverem na hipocrisia e no engano o texto sagrado diz: "O que usa de engano não ficará dentro da minha Casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl.101.7). Esse disface não vai ficar por muito tempo; mais cedo ou mais tarde, as máscaras vão cair!  

sábado, 24 de dezembro de 2022

O TEMPO DA COLHEITA CHEGOU! Onde Estão Os Trabalhadores?


"... levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para ceifa" (Jo.4.35).

Os discípulos tinham ido à cidade comprar comida (4.8), ao retornarem pensaram que Jesus estava faminto e lhe rogaram: Rabi, come. Jesus lhes responde: Uma comida tenho para comer, que vocês não conhecem. Então os discípulos disseram uns aos outros: Será que alguém lhe trouxe comida? Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem: Daqui a quatro meses haverá a colheita? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe recebe galardão e ajunta frutos para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. Assim é verdadeiro o ditado: Um semeia, e outro colhe. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entraste no seu trabalho (4.31-38). 

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelha sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita" (Mt.9.35-38).

A visão de Jesus foi e ainda é, resgatar os perdidos do domínio de Satanás e leva-los a fazer parte do Reino de Deus. Quando Ele olhava para as multidões de pessoas, tinha compaixão, porque as via aflitas, desamparadas e sem direção, como ovelhas sem pastor. Na sua época, Jesus viu uma grande seara pronta para colheita, mas com poucos trabalhadores para a colheita. Jesus percebeu a urgência da obra, a ponto de dizer para os seus discípulos: Rogai, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. Muitas vezes o Senhor da seara olha e ver muitos obreiros, mas poucos trabalhadores. Obreiros têm muitos, ou os que se dizem obreiros, porém os trabalhadores são poucos. Obreiros para disputarem entre si, para se sentarem em lugar de destaque, para ostentarem títulos e status têm muitos. Mas os trabalhadores e fazedores da obra são poucos. 

Jesus falou sobre dois tipos de trabalhadores da seara, os que semeam e os que ceifam. Ele disse: Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entraste no seu trabalho. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa (Jo.4.38,36,37). Todo isto tem haver com a obra da evangelização, quando semeamos a Palavra de Deus, levando boas novas aos perdidos o nosso trabalho não é vão, mas tem um propósito. Mais do que nunca, a igreja do Senhor precisa cumprir a sua missão. O papel da igreja é avançar em busca das almas para o Reino de Deus. A igreja não deve ficar parada, estacionada, nem estática diante de um mundo carente e faminto de Deus. Onde estão os evangelistas e os crentes semeadores da Palavra? O campo é o mundo e a seara já está madura, pronta para uma grande colheita de vidas preciosas para Deus. Haverá oposições, os inimigos da obra sempre se levantam, mas é com muito esforço e lágrimas que as almas serão resgatadas para o Senhor. Está escrito: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Sl.126.5,6). Paulo disse: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho (I Co.3.6-8). É tempo de semear a Boa semente e colher as almas para Deus. É tempo de deixarmos a nossa zona de conforto e entrarmos em uma batalha em busca das almas perdidas. É tempo de buscarmos a unção do Espírito Santo e sairmos para libertar as vidas das garras de Satanás. Não há mais tempo a perder, o tempo é chegado e já estamos colhendo os rabiscos, porque o Senhor da seara e o grande ganhador de almas, Jesus Cristo, está voltando. Amém! 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

APOCALIPSE - O Livro Dos Sete.


O livro de Apocalipse é um livro singular entre os demais. Por ser o último a ter sido escrito, é o mais novo em sua datação, cerca de 90-96 d.C. "Apocalipse" deriva da palavra grega "apokalupsis", traduzida por "Revelação" em 1.1. O livro é uma revelaçao divina quanto à natureza do seu conteúdo, uma profecia quanto à sua mensagem e uma epístola quanto aos seus destinatários. 

A mensagem profética deste livro flui através de figuras e simbolismos dramáticos, retratando a consumação de toda a mensagem bíblica da redenção. Coloca em destaque o papel de Cristo como o Cordeiro digno, que foi morto (cap.5) e virá com ira para julgar o mundo e expurgá-lo da iniquidade. 

Há números com abundância em Apocalipse. O livro destaca em especial o número sete, este número simboliza plenitude total ou plena realização. 

1- Sete Igrejas (1.4).

2- Sete Cartas (1.11).

3- Sete Castiçais (1.12).

4- Sete Estrelas (1.16).

5- Sete Espíritos de Deus (4.5).

6- Sete Selos (5.1).

7- Sete Anjos (8.2).

8- Sete Trombetas (8.2).

9- Sete Trovões (10.4).

10- Sete Cabeças (12.3; 13.1).

11- Sete Diademas (12.3).

12- Sete Taças (15.7;16.1).

13- Sete Pragas (15.8).

14- Sete Montes (17.9).

15- Sete Reis (17.10).

16- Sete Anos (11.3; 12.6; 12.14; 13.5).

17- Sete Promessas:

1- Comerá da árvore da vida (2.7).

2- Não receberá o dano da segunda morte (2.11).

3- Comerá do maná escondido e receberá uma pedra branca, e um novo nome (2.17).

4- Terá poder sobre as nações e receberá a Estrela da manhã (2.26-28).

5- Será vestido de vestes brancas e terá o seu nome mantido no livro da vida (3.5).

6- Será coluna no Templo de Deus e terá sobre si escrito o nome de Deus e da cidade e também o novo nome de Jesus (3.12).

7- Terá o privilégio de assentar-se com Jesus no seu Trono (3.21).

Finalmente, no final da Revelaçao, joão vê o céu aberto e Cristo vindo, montado num cavalo branco, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, para derrotar Satanás, a Besta e os seus aliados. A derrota final de Satanás será precedida da sua prisão por mil anos. Durante esse período, Cristo reinará com os seus santos (a igreja). A seguir, Satanás será solto por um breve período e, logo após, lançado no lago de fogo por toda eternidade. O desfecho final do Apocalipse termina com a cena do julgamento do Grande Trono branco, a justa condenação dos ímpios e os novos céus e nova terra como a destinação dos santos. O livro termina com uma promessa: Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! (22.20). Maranata!

domingo, 18 de dezembro de 2022

Catar - Copa - Cristo.


Vocês não sabem que todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre (I Co.9.24,25). NVI

Das 32 seleções que participaram da Copa do Catar 2022, apenas duas chegam a final do campeonato para disputarem o primeiro lugar e levantar a taça de campeão do mundo.

Todos correm na competição na busca de ser campeão, mas apenas uma é vitóriosa e levanta a taça.

CATAR.

Sinônimo de dinheiro, riqueza, luxo, prosperidade, poder econômico e financeiro.

COPA.

Sinônimo de futebol, competiçaõ, craques, alegria, emoção e campeão.

CRISTO.

Sinônimo de salvação, vida abundante, vida eterna e vitória em Deus.

CATAR. Riqueza que acaba.

COPA. Emoção que passa.

CRISTO. Salvação que é eterna.

CATAR. Luxo, riqueza e beleza que são efêmera e passageira.

COPA. Competição e emoção que se repete a cada quatro anos.

CRISTO. Deus que nunca muda, nunca perde, nunca nos decepciona.

CATAR é Bom, mas um dia acaba.

COPA  é Ótimo, mas sempre passa.

CRISTO é Execelênte, Ele é eterno, nunca acaba.

Entre Catar, Copa e Cristo, eu prefiro Cristo. 

sábado, 17 de dezembro de 2022

Venda Sua Capa e Compre Uma Espada.


E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje ou sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Eles responderam: Nada. Disse-lhes, pois: Mas, agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua veste e compre-a; porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta (Lc.22.35-38).

Então Jesus lhes perguntou: Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? Nada, responderam eles. Ele lhes disse: Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma. Está escrito: E ele foi contado com os transgressores; e eu lhes digo que isso precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir. Os discípulos disseram: Vê, Senhor, aqui estão duas espadas. É o suficiente! respondeu ele (Lc.22.35-38). NVI. 

Este diálogo de Jesus com seus discípulos está registrado apenas no evangelho de Lucas. A expressão, "vendam a sua capa e comprem uma espada", tem sido interpretada de diversas formas pelos eruditos da Bíblia e teólogos.

O que estava Jesus querendo dizer aos seus discípulos, quando disse: "Vendam a sua capa e comprem uma espada". Estaria Jesus incentivando a violência? Seria um tipo de prevenção contra possíveis ataques? Ou Ele falou de forma irônica? 

Sobre o incentivo de Jesus à violência, fica descartada esta possibilidade, até porque mais adiante Pedro faz uso de uma espada quando corta com ela a orelha do servo do sumo sacerdote. Diante deste ato de violência, Jesus diz a Pedro: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão (Mt.26.52).  

Donald C Stamps, autor das Notas e Estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal comenta: As palavras de Jesus para seus discípulos comprarem espada podem ter sido ironia. Considere-se que, até então, Ele os incentivara a viver a vida da cruz, ao invés de adotarem métodos do mundo. A seguir, Jesus passa a declarar (v.37) seu propósito em seguir o caminho da cruz, segundo a vontade de Deus. O versículo 38 deixa claro que os discípulos não compreenderam o que Jesus queria dizer. 

Nota de rodapé, Bíblia de Estudo Pentecostal pg.1559.

Muitos teólogos como S. G. F. Brandon e o padre William Most, tomam o versículo como uma justificativa para a autodefesa; em que Jesus estaria orientando os discípulos a comprar espadas para se protegerem de possíveis ladrões e salteadores, que poderiam aparecer durante suas expedições missionárias.

O conhecido e renomado teólogo John Gill afirma ser figurativa em sua Exposição Bíblica.

Estas palavras de Cristo não devem ser entendidas literalmente, de que ele gostaria que seus discípulos se munissem de qualquer quantidade de espadas, uma vez que ele jamais teria dito, como ele o fez depois, que duas seriam suficientes, o que não seria de fato para onze homens; ou teria proibido Pedro de se utilizar de uma, como ele fez pouco depois: assim, o sentido é que, onde quer que estivessem e onde houvesse uma oportunidade para pregar o Evangelho, eles encontrariam muitos adversários, e poderosos, e haveria grande violência seguida de ódio e perseguição; tanta que lhes pareceria necessário precisar de espadas para que se defendessem: a frase expressa assim o perigo a que eles seriam expostos e a necessidade de proteção; e, portanto, seria errado para eles [os apóstolos] brigarem e discutirem sobre superioridade assim como procurar ou esperar algum tipo de pompa ou circunstância temporal no momento desta condição lastimável, aflitiva e de grandes privações; e eles logo perceberiam que a fonte deste desespero e aflição seriam eles mesmos.

Em fim, a verdade é que os discípulos não entenderam o que Jesus estava querendo dizer naquele momento crucial próximo a sua morte.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

APOSTASIA - Um Sinal Evidente Nos Últimos Tempos.


O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e dourinas de demônios (I Tm.4.1). NVI.

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (Hb.3.12).

Apostasia é um termo grego que é definido como decaída, deserção, rebelião, abandono, retirada ou afastar-se daquilo a que antes se estava ligado. Ou seja, apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle. Esta apostasia segundo a Bíblia, ocorrerá dentro da igreja professa nos últimos dias desta era. 

O Espírito Santo revela explicitamente que haverá nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo e da verdade bíblica. Aparecerão líderes, pastores, pregadores e ensinadores de grande capacidade e poderosamente capazes de convencer as multidões. Alguns realizarão grandes coisas em nome de Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e do zelo por Deus que tinham antes, desviarão muitos crentes da fé. 

Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias. Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em muitas igrejas (II Co.11.13,14; Gl.1.8,9). 

A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus. A segunda vinda de Cristo será precedida de uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníacos, no mundo e na igreja (Ef.6.10-12). O fato é que, homens de grandes dons e unção espirituais podem enganar-se, e enganar outros com sua mistura de verdade e falsidade. 

Os crentes fiéis não devem pensar que pelo fato da apostasia predominar dentro do cristianismo nesses últimos dias, não poderá ocorrer reavivamento autêntico. Mas, ao contrario do que muitos pregadores afirmam, que haverá um grande avivamento antes da volta de Jesus, é mais evidente e bíblico afirmar que a vinda de Cristo será precedida por uma grande apostasia e decadência espiritual por parte de muitos cristãos. Infelizmente isto é fato, é o que já estamos vendo nos dias atuais.

Em muitas igrejas o ensino ortodoxo da palavra de Deus tem sido raro. O modismo, as inovações e o sensacionalismo tem invadido nossos púlpitos e levado muitos crentes a se tornarem apostatas. A apostasia tem se tornado algo comum em nossos dias, muitos já apostataram a fé e permanecem na igreja. Há muitos crentes nominais, cultuando ativamente e até ministrando, mas são verdadeiros adúlteros da palavra de Deus. É tempo de despertarmos e voltarmos ao altar da Palavra e da oração. Diante de toda apostasia que permeia a igreja, há um remanescente fiel que não abre mão da genuína doutrina da Palavra de Deus. Amém! 

Obs.: O texto desta postagem foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, com alguns acrescímos de palavras e frases articuladas pelo próprio autor deste Blog.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A Glória De Deus

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl.19.1).
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (Is.6.3).

DEFINIÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.

A glória de Deus é a manifestação do seu poder, esplendor e Majestade. A expressão "glória de Deus" tem emprego variado no texto sagrado. A glória de Deus é manifesta através da sua criação; a glória de Deus também pode ser vista através da manifestação da sua presença, o que ocorreu em várias ocasiões na história da Bíblia. A glória de Deus também se refere à presença visível de Deus entre o seu povo; glória esta que nos tempos posteriores os rabinos chamavam de "Shekinah". Shekinah é uma palavra hebraica que significa "habitação de Deus", termo empregado para descrever a manifestação visível da presença e glória de Deus. Todavia, esta palavra "Shekinah", não aparece em nenhuma parte do texto sagrado. O termo usado em hebraico no Antigo Testamento para glória é "Cavod". Moisés pediu a Deus para ver a sua glória em total presença (Ex.34.18-23). Isaías viu a glória de Deus no Templo (Is.6.1-6). Ezequiel viu a glória de Deus junto ao rio Quebar (Ez.1.1,28). Mas precisamente, a Bíblia afirma que a glória ou a presença de Deus habitava entre os Querubins no Lugar Santíssimo do Tabernáculo (Ex.25.17,18,22; Nm.7.89; I Sm.4.4; II Sm.6.2; Sl.80.1; 99.1). Esta glória é vista na criação de Deus, no céu e sobre toda a terra (Sl.19.1; Is.6.3). 

A GLÓRIA DE DEUS REVELADA EM JESUS CRISTO.

Isaías falou da glória de Deus revelada em Jesus Cristo, quando profetizou dizendo: E a glória do SENHOR se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do SENHOR que disse isso (Is.40.5). Esta glória foi vista de forma concreta e palpável quando manifestou-se na pessoa Augusta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O apóstolo Joaõ diz: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.14). A glória de Cristo era a mesma glória que Ele tinha com o Pai antes que houvesse mundo (Jo.17.5). Paulo chama Jesus "o Senhor da glória" (I Co.2.8), e Tiago o chama "nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória" (Tg.2.1). No livro dos salmos Jesus é aclamado como o Rei da glória (Sl.24.7-10). O escritor aos hebreus afirma que Ele é o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa (Hb.1.3). O apóstolo Pedro testifica dizendo: Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido (II Pe.1.16,17). Amém! 

AS TRÊS MANIFESTAÇÃOES DA GLÓRIA DE DEUS:

1- NA INAUGURAÇÃO DO TABERNÁCULO.

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o Tabernáculo (Ex.40.34,35).

2- NA INAUGURAÇÃO DO TEMPLO.

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a Casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR (II Cr.7.1,2). 

3- NA INAUGURAÇÃO DA IGREJA.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo concedia que falassem (At.2.1-4). A glória (o poder do Espírito Santo) que encheu a igreja primitiva, continua enchendo a igreja do Senhor até hoje, nos dias atuais. 

Finalmente, a glória de Deus também é revelada através da igreja do Senhor. Jesus compartilhou com os crentes a glória do Pai quando disse: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um (Jo.17.22). O crente participa da glória e da presença de Deus em sua vida de comunhão com Deus, mediante o poder do Espírito Santo, pelo qual somos transformados de glória em glória (II Co.3.18; Ef.3.16-19; I Pe.4.14). Todo nosso sofrimento, perseguição e renúncia por amor  Cristo, resultará em honra e glória para Deus. Amém!