sábado, 4 de março de 2023

FILIPE - Um Pregador Cristocêntrico.

 

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.

Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (Atos, 8.5,12).

Filipe foi um dos sete dos que foram escolhidos para servir como diácono da igreja (At.6.5). Quando Saulo de Tarso fez uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém, todos os crentes foram dispersos, exceto os apóstolos, eles foram por todas a partes e Filipe desceu à cidade de Samaria. Após este episódio, Filipe tornou-se um evangelista itinerante e o seu tema era Cristo. Filipe é o único homem na Bíblia chamado de evangelista. No relato do escritor Lucas, ele diz: No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (At.21.8). 

Filipe é um exemplo de pregador Cristocêntrico que deve ser seguido pelos pregadores na atualidade. Toda pregação deve ter Cristo em seu conteúdo, Cristo deve está presente em toda a pregação. Todo pregador que se preza deve ter Cristo em seus sermões. Um sermão onde Cristo não aparece, fica incompleto, sem vida e ineficaz. Todo sermão, seja ele: Temático, expositivo ou textual, deve apresentar Cristo como o cerne da sua mensagem. Os temas podem ser variados, mas o ápice da pregação deve ser Cristo. Pode existir mil maneiras de se pregar um sermão bíblico, mas o foco principal deve ser Cristo, e sempre terminar em Cristo.

Infelizmente, na atualidade, muitos pregadores não tem como prioridade a pregação cristocêntrica em seus sermões. Há muitas pregações de autoajuda (ajuda do homem), falando para o povo o que eles querem ouvir, e não o que o povo precisa ouvir. Muitos estão pregando por vaidade, na intenção de atrair a atenção pra si, com pregações sensacionalistas para mexer com as emoções do povo. Muitos pregadores visam mídia, sucesso, aplausos, curtidas, não aceitam serem corrigidos, e com suas pregações distorcidas estão preocupados em amaciar o ego humano, não falam em pecado, em arrependimento, em santidade, mas falam em prosperidade como algo maior que a cruz de Cristo. Mas, Deus tem levantado uma geração de pregadores fiéis, que tem compromisso com a sua palavra, que pregam sua mensagens tendo Cristo como foco principal.

Finalmente, uma pregação sem Cristo é como um barco sem remos; um navio sem leme; um trem sem os trilhos; um livro sem as letras; uma noite sem estrelas; um viajante sem bússola e um mundo sem esperança. 

Não pregue Filosofia humana.

Não pregue Achismos Teológicos.

Não pregue Talmude do judaismo. 

Pregue a Cristo Ressuscitado. Amém! 

sexta-feira, 3 de março de 2023

A MÃO DO SENHOR SOBRE ELIAS.


E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (I Rs.18.46). ARC

O poder do SENHOR veio sobre Elias, e ele, prendeu a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel (I Rs.18.46). NVI

Depois que Elias dasafiou e venceu os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Azera; Elias os levou ao ribeiro de Quisom e os matou. Elias estava cheio do poder de Deus, porque a potente Mão de Deus estava sobre ele. Quando a Mão potente de Deus está sobre nós, o sobrenatural acontece, e o impossível se torna possível. Passado três anos e seis meses sem chuva, Sob o poder de Deus, Elias diz a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva (18.41). Acabe subiu a comer e beber; Elias subiu ao cume do monte Carmelo para orar, pedindo para Deus mandar chuva. Deus atende a oração de Elias e manda uma grande chuva; segunda ordem de Elias para Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe (18.44). Acabe sobe no seu carro puxado por cavalos e desce para Jezreel. Jezreel é uma grande planície, um extenso vale localizado ao norte de Israel. Jezreel significa "Deus semeia" ou "Semente de Deus".

UMA MARATONA SOBRENATURAL.

Elias tinha cerca de quarenta anos, ele era profeta, não atleta, mas correu mais rápido do que dois potentes cavalos que levava Acabe na sua carruagem. Do Monte Carmelo para Jezreel, é uma distância de cerca de 39 km. Acabe e Elias percorreram a mesma distância em diferentes condições, enquanto Acabe estava no seu carro sendo conduzido pelos cavalos, Elias corria a pé. Um cavalo pode correr em média de 50 a 80 km por hora, enquanto o ser humano pode correr curtas distâncias abaixo de 50 Km por hora. Mas, a mão do SENHOR estava sobre Elias, e ele correu na frente de Acabe, até chegar a Jezreel.
Aqui nós chegamos a conclusão de que, quando a mão de Deus estar sobre nós, coisas espantosas e sobrenaturais acontecem.

CINCO AÇÕES DA MÃO DE DEUS.

1- A Mão do Senhor Salva (Is.59.1; At.11.21).

2- A Mão do Senhor Cura (At.4.30).

3- A Mão do Senhor Purifica (Mt.8.3).

4- A Mão do Senhor Abençoa (Lc.24.50).

5- A Mão do Senhor Exalta (I Pe.5.6).

Que a potente Mão de Deus esteja sempre sobre a sua igreja, manifestando o seu poder para salvar, curar, libertar e operar milagres e maravilhas no meio do seu povo. Amém! 

quinta-feira, 2 de março de 2023

CUMPRINDO COM ALEGRIA O MINISTÉRIO.


Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At.20.24).

Paulo declara para os presbíteros da igreja em Éfeso, que a sua vida não tem valor algum, se ele não a entregar ao serviço do Senhor. Para Paulo, a vida e o serviço para Cristo são representados como uma carreira ou corrida que se deve correr com absoluta fidelidade ao seu Senhor (II Tm.4.7). Paulo não se importava com as adversidades e tribulações que viriam sobre ele, mas estava pronto a obedecer ao Espírito Santo. O mais importante para Paulo não era o seu conforto pessoal. Seu objetivo maior era completar a tarefa da qual Deus o havia incumbido e testemunhar o evangelho da graça de Deus. Cumprir o ministério com alegria, não isentou Paulo de muitas tribulações, sofrimentos e lágrimas. Paulo, em muitas ocasiões, menciona que serviu ao Senhor com "lágrimas" (At.20.19,31; II Co.2.4; Fp.3.18). As lágrimas não são resultados de fraquezas, pelo contrário, elas revelam o amor e abenegação de Paulo pela obra do Senhor. O discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso, não foi um desabafo, nem um discurso de um homem fracassado, mas foi um relato resumido do seu ministério, o qual ele estava cumprindo com alegria. Cumprir o ministério com alegria, enfrentando muitas tribulações e derramando lágrimas talvez não seja o modelo ideal para muitos obreiros na atualidade. 

Hoje muitos "obreiros" querem status, posição, títulos, uma boa conta bancária e muito conforto pessoal. Mas para Paulo, nada disso importava, o seu ministério tinha muito mais valor, o que ele queria era cumprir com alegria a sua carreira e o ministério que recebeu do Senhor Jesus. Exortando o obreiro Timóteo, Paulo diz: Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.5). No final do seu ministério, já próximo da sua morte, ele diz: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.8). Muitos pensam que ministério é ser visto, quando na verdade é serviço. Infelizmente, muitos começam o seu ministério e não terminam, muitos fracassam, desistem e não conseguem cumprir a sua carreira ministerial. Todavia, a voz do Espírito de Deus continua a ecoar: "Cumpri Com Alegria Teu Ministério! Amém! 

domingo, 26 de fevereiro de 2023

"INFERNO" E o Inferno Existe?


E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormento... (Lucas, 16.23). 

O Inferno existe e é real, uma das grandes estratégias de Satanás é convencer as pessoas de que o inferno não existe. Todavia, a Bíblia que é a palavra de Deus, aborda este tema sobre os seus mais variados aspectos. Não é a mitologia grega que tem a última palavra sobre este tema; mas todo o fundamento e verdade sobre o inferno tem origem na palavra de Deus. A Bíblia nos dar a entender, que o inferno é um Submundo espiritual, não geográfico. No livro de Provérbios está escrito: Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo (Pv.15.24). Aqui o sábio Salomão deixa claro que o inferno existe, e que para escapar dele precisamos andar no caminho que conduz a vida. O inferno existe para mostrar a justiça de Deus sobre os pecadores que não deram crédito à sua palavra. Este é um dos temas mais abordado por Jesus Cristo durante o seu ministério.

SETE EXPRESSÕES BÍBLICAS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO INFERNO:

1- Lugar de tormento (Lc.16.23,24).

2- Fogo eterno (Mt.25.41).

3- Fornalha de fogo (Mt.13.42,50).

4- Lugar de tribulação e angústia (Romanos, 2.9).

5- Eterna perdição (IITs.1.9).

6- Cadeias da escuridão ou tártaro (II Pedro, 2.4).

7- Ardente lago de fogo e enxofre (Ap.19.20).

QUATRO TERMOS PARA INFERNO NO ORIGINAL HEBRAICO E GREGO:

SEHOL (hb.)

Seol ou Sheol é uma palavra hebraica utilizada mais de sessenta vezes em todo Antigo Testamento. O termo Sheol deriva de uma raiz que significa “concavidade”, no sentido de “profundeza”, transmitindo a ideia de “lugar profundo”.

Dependendo da versão bíblica utilizada, na maioria das vezes Sheol é traduzido como inferno (Dt.32:22; II Sm.22:6; Jó.11:8; Is.5.14).

O termo Sheol também é traduzido como sepultura e também tem significados variados, dependendo do contexto aplicado. Sua aplicação pode ser tanto no sentido literal como figurado.

Obviamente esse conceito nos levará a diferentes significados, como já dissemos, o contexto é que decidirá qual o significado correto. Assim, podemos dizer que nos livros do Antigo Testamento Seol pode significar:

1- Um lugar de castigo para o ímpio, onde a ira de Deus arde como fogo (Dt.32:22; Sl. 9:17; 55:15; Pv.15:11,24).

2- A própria sepultura onde todo homem, seja ímpio ou seja justo, um dia descerá com seu corpo ao morrer (Gn.44.29,31; IRs.2.6,9).

3- O estado intermediário dos mortos, ou seja, lugar das almas desencarnadas. É o período em que a alma dos ímpios ficam aguardando a ressurreição para a condenação eterna. Geralmente os teólogos se referem a esse período como “o estado intermediário dos mortos” com base em Lucas 16.19-31.

GEHENNA (gr.)

A palavra Gehenna é uma adaptação grega da palavra hebraica Ge’hinnom, que quer dizer “Vale de Hinom”, ou "Vale do filho de Hinon". O Vale de Hinom era uma terra no lado sul de Jerusalém que pertenceu a Hinom e depois aos seus descendentes.

Nesse local foi edificado um altar onde eram celebradas oferendas humanas ao deus pagão chamado Moloque. Os reis ímpios Acaz e Manassés, por exemplo, ofereceram seus filhos em sacrifício ali (2 Crônicas 28:3; 33:6). Outros também fizeram o mesmo (Jeremias 32:35).

O profeta Jeremias profetizou acerca do juízo divino que não deixaria impune o que ocorreu naquele lugar (Jeremias 7:31-34; 19:2; 32:35). Depois, o rei Josias derrubou o altar no Vale de Hinom e pôs um fim nas abominações que aconteciam ali (2 Reis 23:10). Tempos depois, o Vale de Hinon se tornou o local de incineração de tudo o que era descartado em Jerusalém, na época de Jesus era a lixeira da cidade. Assim, sempre havia fogo queimando alguma coisa que fora despejada naquele vale. Este vale tornou-se sinônimo de Inferno para os judeus.

Considerando todos estes acontecimentos, podemos claramente entender que aquele lugar se tornou o símbolo do tormento dos ímpios. Logo, o hebraico Ge’hinnom se tornou em grego Gehenna, o lugar de castigo sem fim, isto é, o Inferno.

HADES (gr.)

A palavra Hades traduzida como Inferno tem vários sentidos e significados no texto sagrado. Podendo significar sepultura, submundo dos mortos. Também pode ser entendido como um lugar de tormento ou de punição e castigo eterno.

A palavra Hades também aparece no livro do Apocalipse em várias passagens (1:18; 6:8; 20:13,14). Nestes casos Hades significa o estado de morte, representado no sentido figurado como se fosse um lugar ou personificado como se fosse uma pessoa.

TÁRTARO (gr.)

Em 2 Pedro 2:4, lemos a expressão “lançando-os no inferno“, que traduz o original grego “lançar no Tártaro“. Esta é a única passagem bíblica onde aparece o grego Tártaro. Nela, o apóstolo tomou emprestada a palavra para inferno da mitologia grega.

Para os gregos, o Tártaro era um lugar inferior no mundo dos mortos. Ele servia como habitação dos perversos. Então para os gregos, o Tártaro era o lugar onde os piores homens eram mantidos em eterno tormento. Como já dissemos, na mitologia grega o Tártaro era o oposto dos Campos Elísios. Neste último, segundo a cultura grega, as pessoas bondosas repousavam após a morte.

Entenda, Pedro ao utilizar a palavra "Tártaro" em sua epístola, não esta ensinando e nem mesmo aprovando os conceitos da mitologia grega. Ele apenas utiliza o termo Tártaro para se expressar na linguagem de seus leitores.

Depois de todas estas exposições Bíblicas, podemos afirmar com todas as letras que o INFERNO existe e é real. Mas Deus não preparou o inferno para o homem, o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. Porém, para alguém se livrar do inferno, basta aceitar a Jesus Cristo com seu único e suficiente Salvador e Senhor. Amém! 

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A BREVIDADE DA VIDA.


Faz-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti (Sl.39.4-7).

Davi percebe que os seus dias vão se findando, ele pede a Deus para que o ajude a perceber quão curta é a duração da sua vida aqui. Esta deve ser uma solene preocupação de todo ser humano. Deus reservou a cada um de nós um tempo aqui na terra, como um período probatório para que possamos averiguar nossas fragilidades e perceber a brevidade dos nossos dias. Na verdade, o Salmo 39 nos convida a refletir sobre a brevidade da vida. O problema é que as pessoas não querem e não gostam de pensar sobre questões tipo: Morte, eternidade. Todavia, esta é uma realidade da qual nenhum de nós escaparemos.

O Salmo 39 é uma advertência séria contra a loucura de viver sem pensar; de existir divertindo-se até a morte chegar.

Este Salmo de Davi é endereçado para o cantor-mor, para Jedutum.

Davi, como sempre, é um mestre. Ele escreve para Jedutum conduzir a congregação em louvor e adoração. Jedutum era um músico que Davi mesmo nomeou para dirigir os cultos em Israel. (1Cr 16.41,42). Este salmo, portanto, foi composto para ser cantado.

O salmo tem um tom, à princípio, deprimente. Destaca a fragilidade e a brevidade da vida. Duas vezes aparece a expressão Selá ou Interlúdio. Trata-se de uma pausa musical. Os instrumentos cessavam de tocar e o auditório refletia na última estrofe cantada. Observe que há duas pausas ou Selás: vv. 5 e 11. Ambas se seguem à mesma expressão: “O ser humano não passa de um sopro”. Esta ideia, conforme já dissemos, está bem forte no salmo, cuja tônica é: “Pare e pense na brevidade da vida”.

“Sopro” é hebel no hebraico, de onde vem o nome “Abel”, “breve”. É a palavra traduzida por “vaidade”, em Eclesiastes. O sentido é de algo passageiro como um sopro. Esta é a nossa vida: ligeira, fugaz. 

Davi termina o seu cântico em forma de oração, dizendo: "Poupa-me, para que eu volte a ter alegria, antes que eu me vá e deixe de existir" (v.13). 

Na confusão dos seus pensamentos, Davi almejava que Deus o socorresse, e pergunta: Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Ao que ele mesmo afirma: Minha esperança está em ti (v.7).

A Vida é Muito Breve.

Para que tanta arrogância, tanto orgulho, tanta discrinação, tanta exaltação, tanta ganância, tanto acúmulo de riquezas, se tudo é tão breve e termina aqui?

Seja grato a Deus pela vida e viva intensamente com amor a Deus e ao próximo.

Ponha no Senhor Jesus a sua esperança, só Ele nos garante a eternidade com Deus. Amém! 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

TRÊS COISAS ESPECIAIS ACONTECERAM NA VIDA DE SAUL.


Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade? (I Sm.10.1).

Saul recebeu o cargo de capitão do povo para reinar sobre a nação de Israel, e Samuel teve a tarefa de dedicá-lo a Deus através da unção para a tarefa especial à qual foi vocacionado. Três coisas especiais aconteceram na vida de Saul: (1) Foi ungido pelo SENHOR (10.1). (2) Foi mudado em outro homem (10.6). (3) Deus lhe mudou o coração em outro (10.9). A chamada de Deus na vida de Saul, escolhendo-o para governar o seu povo, é uma das mais linda na história da Bíblia. Saul começou muito bem, mas, como acontece a muitos líderes, tornou-se orgulhoso e arrogante após ter perdido o temor do SENHOR e não mais depender da graça e do poder de Deus.

1- FOI UNGIDO PELO SENHOR.

O propósito do SENHOR foi ungir Saul para reinar sobre o seu povo. Essa unção lhe conferiu a graça eficaz e dons, para a tarefa que Deus lhe atribuíra. A expressão "O ungido do SENHOR", veio a ser um termo comum para o rei de Israel (I Sm.12.3; 24.6; 26.9; Lm.4.20).

2- FOI MUDADO EM OUTRO HOMEM.

Deus transformou o interior de Saul, ungindo-o com o Espírito Santo. Essa mudança tanto tem haver com o seu caráter, como com a capacidade de realizar proezas em nome do SENHOR. Saul realizou coisas extraordinárias que um homem natural não é capaz de realizar.

3- DEUS LHE MUDOU O CORAÇÃO.

Saul tinha um corpo robusto, era um homem alto, a ponto de se destacar entre o povo (10.23). Mas ele precisava de um novo coração para realizar a vontade de Deus. O coração de Saul foi transformado, foi revestido do poder de Deus, e ele recebeu muitos talentos da parte de Deus, para realizar a tarefa que Deus lhe confiara sobre a nação de Israel. É impossível um homem realizar a obra de Deus, se o seu coração não for mudado por Deus.

A UNÇÃO QUE DEUS DÁ NINGUÉM TIRA.

Apesar dos seus erros, das suas falhas e até da sua reprovação por Deus para não mais reinar sobre Israel, Saul ainda era considerado "o ungido do SENHOR". Saul pode ter sido reprovado, mas a unção de rei ainda estava sobre ele. Davi entendeu isto e lhe respeitou como "ungido do SENHOR" até o dia da sua morte. Davi ficou com o coração dolorido por ter cortado a orla do manto de Saul, e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR (I Sm.24.5,6). Em outra ocasião, Davi teve a chance de matar Saul, mas ele o respeitou mais uma vez e disse ao seu soldado Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o SENHOR, que o SENHOR o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR... (I Sm.26.9-11). Quando Saul morre com seus filhos em uma batalha, um homem estrangeiro, amalequita, veio trazer a notícia da morte de Saul, e para querer agradar a Davi, até mentiu quando disse: "Eu matei o ungido do SENHOR". Davi estava triste e até em jejum pela morte de Saul, disse ao homem: Como não temeste tu estender a mão contra o ungido do SENHOR? Davi chamou um jovem e mandou que o matasse. Ele o feriu, e morreu (II Sm.1.1-16). Saul não era dono da nação de Israel, nem era imortal, Davi não teve pressa para reinar, mas soube respeitar Saul como ungido do SENHOR e aguardar o seu tempo chegar. Saul perseguiu a Davi, mas quando morreu, Davi não se alegrou. Quem é ungido por Deus não se alegra com a morte do outro para se promover. Davi tinha convicção, que a unção que estava sobre ele, ninguém tomaria. Quem tem convicção da sua chamada e da unção que recebeu do Senhor, não perde tempo em guerrear contra ninguém. Amém! 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

O MUNDO JAZ NO MALIGNO.


Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (I Jo.5.19). ARC

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno (I Jo.5.19). NVI

Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno (I Jo.5.19). BKJ

Esta expressão "JAZ" significa dizer aquilo que está deitado, ou ainda estar morto ou sepultado. Dizem alguns teólogos que essa figura de linguagem faz alusão a um "bebê sendo embalado" por alguém, sendo acalentado, sendo dominado. Assim está o mundo nas mãos do Diabo. 

Nunca compreenderemos esta expressão: "Todo o mundo está no Maligno", a não ser que reconheçamos o fato subjacente de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o deus deste século, e o seu poder controla o presente século mau (II Co.4.4).

A Bíblia indica que atualmente o mundo não está sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra o seu governo e sob o domínio de Satanás. Paulo denomina Satanás como o deus deste século, quando diz: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incredúlos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Co.4.3,4). Nunca devemos afirmar que "Deus está no controle de tudo", a fim de nos esquivar-nos da responsabilidade de lutar seriamente contra o pecado, a inquidade ou a mornidão espiritual. 

Há, no entanto, um sentido em que Deus está no controle do mundo ímpio. Deus é soberano e, portanto, todas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle ou, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo. Esta autolimitação é apenas temporária, porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniquidade e o próprio Satanás (Ap.19.20). Somente então é que "os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre" (Ap.11.15). 

Sabemos que no final, Satanás perderá mais uma vez. Jesus Cristo feriu a cabeça da serpente (Satanás) na cruz do Calvário, e a igreja em breve esmagará a sua cauda. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés (Rm.16.20). 

Infelizmente, o mundo já está nas mãos do maligno, mas o controle ainda está nas mãos de YHWH. Amém.

* Comentário adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1965.