Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl.1.18).
... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra (Ap.1.5).
A expressão "Primogênito dentre os mortos" que se refere a Jesus, não significa dizer que Ele foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos. Tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo, houve vários casos de ressurreição. A grande diferença entre a ressurreição de Jesus e as demais é que, Jesus Cristo foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos com um corpo espiritual e imortal. Enquanto os que morreram e ressuscitaram, tornaram a morrer novamente, Cristo ressuscitou para nunca mais morrer. No dia de sua ressurreição, Jesus se tornou a cabeça da igreja e o primogênito dentre os mortos. O fato de Cristo ser o primogênito dentre os mortos, implica na ressurreição de todos os crentes fiéis que morreram na esperança da promessa do arrebatamento da igreja na sua vinda. Paulo afirma: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (I Ts.4.16). No capítulo da ressurreição, Paulo reafirma mais uma vez sobre a ressurreição de Cristo, dizendo: Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (I Co.15.20).
No original grego, a palavra "primogênito" é "prototokos," que significa "o mais importante" ou "o primeiro em preeminência." Jesus não foi o primeiro a ressuscitar fisicamente, mas Sua ressurreição é a mais significativa. Ele é o primogênito dos mortos porque, através de Sua vitória sobre a morte, Ele abriu o caminho para a nossa própria ressurreição.
A ressurreição de Cristo não é apenas um evento histórico; é a base da nossa esperança eterna. Porque Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Essa verdade é central para nossa fé e nos dá a certeza da vida eterna. Amém!
🙌Graça e paz sejam multiplicadas em sua vida, família e ministério, Pr. Geraldo Barbosa!
ResponderExcluir🎉Parabéns pelo excelente artigo publicado no blog "Por Que Jesus é o Primogênito Dentre os Mortos?🌟", que é uma verdadeira fonte inspiradora e edificante 📖✨. O conteúdo é precioso para todos aqueles que têm interesse genuíno no aprendizado da santa Palavra de Deus. Fui profundamente edificado e inspirado🙏 ,e destaco quatro verdades impactantes compartilhadas pelo meu estimado conservo:
🌟Jesus é o Primogênito dentre os mortos porque:
1.🔄 Ressurreição Gloriosa:
Foi o primeiro a ressuscitar com um corpo imortal (✨ corpo glorificado), transcendendo a morte para sempre (Cl 1:18).
2.🌾Garantia da Vitória:
Como "primícias" (1Co 15:20), Sua ressurreição assegura que todos os que creem herdarão a vida eterna, como uma colheita após as primeiras ofertas (🌱nova criação).
3.👑Autoridade Suprema:
Declarado "Soberano dos reis" (Ap 1:5), Ele detém o domínio sobre a morte e o universo, sendo cabeça da Igreja (Cl 1:18).
4.⚡️Inauguração da Nova Era:
Sua ressurreição marcou o início ( arché ) de uma humanidade redimida, livre da maldição do pecado(🌍 recriação cósmica).
💡Jesus, como Primogênito, é ponte entre a morte e a vida, chave da esperança cristã e alfa da eternidade!💫🏆⚰️➡️🌅
🤝Seguimos unidos nos laços do Calvário que nos unem❤️✝️.
Com carinho e respeito,
✝️Pr. João Nunes Machado
Graça e paz ao pastor João Nunes e a todos os leitores deste Blog.
ExcluirO seu comentário corrobora com o assunto aqui abordado. Além de ser bastante esclarecedor e edificante.
Obrigado por sua participação através deste belo comentário.
Um abraço companheiro.