Não são poucos os pregadores e pregadoras que citam em suas pregações a expressão: "A Bíblia vai dizer." Esta frase tornou-se um modismo entre os pregadores, e soa aos ouvidos de muitos como uma linguagem refinada e até intelectual. No entanto, para outros soa aos ouvidos como uma frase agressiva, fora do contexto teológico e sem fundamento gramatical.
Em uma breve pesquisa sobre qual é de fato a expressão correta, temos a seguinte explicação: A forma correta de se referir ao que está escrito na Bíblia é: "A Bíblia diz". A expressão "a Bíblia vai dizer" é gramaticalmente incorreta, pois sugere que o conteúdo ainda não está definido ou será revelado no futuro, o que não é o caso de um texto já escrito.
EXPLICAÇÃO:
"A Bíblia diz":
Esta expressão indica que a informação está presente no Livro Sagrado, já foi escrita e pode ser encontrada lá.
"A Bíblia vai dizer":
Esta expressão indica que a informação é futura. Esta expressão é mais apropriada quando se refere a uma profecia ou mensagem que ainda será revelada ou acontecerá no futuro, ou seja, quando o conteúdo ainda não está disponível para leitura.
Portanto, ao se referir ao que está escrito na Bíblia, o correto é utilizar "a Bíblia diz", pois a mensagem já foi escrita e está disponível para consulta.
Jesus na condição de Mestre, ao se referir as Escrituras usava a expressão: "Está escrito".
Paulo, considerado o mestre da igreja, abaixo de Jesus Cristo, também usa a expressão: "Está escrito".
Portanto, procure se informar sobre as frases de efeitos e jargões citados pelos "pseudos pregadores renomados", para não cair nos mesmos erros e contradições. Não seja como papagaio que repete tudo o que ouve de alguém, mas busque informações de fontes fidedignas.
Apenas uma reflexão, sem conflito. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário