PREGANDO A VERDADE: Vencendo Satanás No Deserto.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Vencendo Satanás No Deserto.


 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto (Lc.4.1).

Após ter sido batizado por João, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-se das margens do rio Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto. Durante quarenta dias, esteve no deserto. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo vendo que Jesus estava com fome, disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão. Jesus respondeu-lhe: Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra de Deus. O Diabo não desistindo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e Lhe fez uma proposta dizendo-Lhe: Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se tu me adorares e te prostrares diante de mim, tudo será teu. Jesus respondeu-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele prestarás culto. Então o Diabo ainda insistindo, levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: Se tu és o Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão pelas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Jesus respondeu-lhe: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, por algum tempo. Na narrativa de Mateus, a tentação de Jesus termina com a seguinte expressão: Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram (MT.4.11). Deus tem provisão já pronta para aqueles que não aceita as propostas do Diabo.

CINCO LIÇÕES APRENDEMOS COM JESUS NO DESERTO:

1) Satanás não terá poder de impedir os planos de Deus em nossa vida, quando estamos cheios do Espírito e por Ele somos conduzidos.

2) A nossa missão é fazer a vontade de Deus e nunca aceitar as propostas de Satanás.

3) Devemos está preparados porque o Diabo sempre buscará ocasião para nos tentar em tempos de fraquezas e necessidades.

4) Que o Espírito Santo nos leva ao campo de batalha (deserto), e nos dá munição (a Palavra de Deus), para com ela vencermos Satanás.

5) Que só podemos começar o ministério para Deus, após termos passado no deserto e vencido as tentações. 

Obs.: O ministério de Jesus só teve início após Ele ter passado quarenta dias de jejum no deserto e vencer as tentações do Diabo.

CINCO VITÓRIAS DE JESUS SOBRE SATANÁS:

1) Jesus venceu Satanás no Deserto.

2) Jesus venceu Satanás no seu Ministério.

3) Jesus venceu Satanás na Cruz.

4) Jesus venceu Satanás na Ressurreição.

5) Jesus vencerá Satanás definitivamente quando Ele voltar em Glória.

CONCLUSÃO:

As tentações de Jesus no deserto não foi um acontecimento isolado. Foi o começo de uma luta contra o "príncipe deste mundo", que se prolongou por toda a vida terrena de Jesus, atingindo o auge com Sua morte na cruz do Calvário; tendo Ele vencido a Satanás após a sua ressurreição.

Jesus ao vencer as tentações, tornou-se, para nós homens e mulheres, a fortaleza onde o ser humano pode ir se abrigar nos momentos mais terríveis e angustiantes. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário