sábado, 30 de julho de 2011

JESUS, A NOSSA CIDADE DE REFÚGIO.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1).
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã, fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguém por erro. E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que esteja perante a congregação no juízo. E, das cidades que derdes, haverá seis cidades de refúgio para vós. Três destas cidades dareis daquém do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão (Nm.35.9-14).

Deus falou a Moisés, que falasse aos filhos de Israel, que quando houvesse passado o Jordão, estabelecesse seis cidades de refúgio, para que se alguém cometesse algum homicídio por engano ou por acidente,(homicídio culposo), fosse acolhido em uma dessas cidades e lá ficasse até o dia do seu julgamento. As cidades de refúgio foram ordenadas por Deus, por intermédio de Moisés, para que o homicida ficasse protegido, morando na cidade até o julgamento ou a morte do sumo sacerdote. Para que o vingador não o matasse, ele não poderia sair da cidade de refúgio. Se ele saísse e o vingador o matasse, o seu sangue seria sobre a sua própria cabeça. Este princípio de lei é uma tipologia que aponta para Cristo. Que é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Enquanto estivermos com Cristo e em Cristo, estamos guardados e protegidos. Sem Cristo, estamos vulneráveis a sermos atingidos e destruídos pelo maligno. Mas, graças a Deus, que Cristo é a nossa cidade de refúgio. Aleluia!

AS SEIS CIDADES DE REFÚGIO E OS SEUS SIGNIFICADOS.

1- HEBROM. 

Significa, companheiro.
Em Hebrom Cristo é nosso companheiro, nosso amigo, nosso irmão e nosso Advogado. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer (Jo.15.15). Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv.17.17). Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).


2- SIQUÉM.

Significa, ombro.
Em Siquém Cristo é nosso ombro amigo, nosso consolo, nosso conforto, nossa esperança; em quem podemos depositar toda a nossa confiança. Está escrito na sua palavra: Eu, eu mesmo, sou aquele que te consola ... (Is.51.12). Jesus nos prometeu que rogaria ao Pai e Ele enviaria outro consolador, e Ele já nos enviou (Jo.14.16). Aleluia! 


3- QUEDES.

Significa, santuário.
Em Quedes Cristo é o  nosso santificador. Em Cristo somos santos, e estamos separados para o serviço do mestre. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo.17.17). Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou Santo (I Pe.1.15,16).
                                 
4- RAMOTE. 

Significa, altura.
Em Ramote estamos nas alturas com Cristo. Somos exaltados por Cristo e pela fé, estamos assentados em regiões celeste. Estamos amparados na torre do Altíssimo. Torre forte é o nome do SENHOR; para ele correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).
Estamos assentados em lugares altos. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo (Ef.1.3).

5- BEZER.

Significa, fortaleza.
Em Bezer Cristo é nosso refúgio e fortaleza. Nosso lugar seguro, nossa proteção, nosso esconderijo. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1). 
O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Na.1.7)
Ele a nossa Torre de proteção: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

6- GOLÃ. 

Significa, cativeiro.
Em Golã somos cativos a Cristo e libertos do pecado. Em Golã nós fomos libertos das garras de Satanás para servirmos a Cristo. Pelo que diz: Ele subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Ef.4.8). Assim como Deus virou o cativeiro de Jó, (Jó.42.10). Também, Cristo, nos libertou, virou o nosso cativeiro e mudou a nossa história. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36).
 
CONCLUSÃO:
Cristo é o nosso refúgio. Cristo é o nosso amigo. Cristo é o consolo. Cristo é o nosso santificador, Cristo é o nosso libertador, e Ele será o nosso guia para sempre. Amém!

terça-feira, 26 de julho de 2011

SER CRENTE NÃO BASTA, É PRECISO NASCER DE NOVO.

E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar  no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar na reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que nascido do Espírito. Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? ( João, 3.1-10).

Nicodemos era mestre em Israel, um profundo conhecedor da torá e membro do sinédrio. Certamente por muito ouvir falar de Jesus, Nicodemos despertou interesse de conhecê-lo. Diz a bíblia que ele foi de noite conversar com Jesus, talvez por receio de ser visto pelo povo, ou pelo fato de a noite ser mais fácil encontrar Jesus a sóis. Jesus neste diálogo que teve com Nicodemos, falou sobre uma das principais doutrina do cristianismo, a regeneração. A regeneração ou novo nascimento é a espinha dorsal do cristianismo. Nicodemos era crente, um teólogo respeitado pelo povo, um profundo conhecedor da Lei, e recebeu a revelação de que Jesus era Mestre vindo de Deus; mas tudo isto não bastava, Jesus disse que ele precisava nascer de novo.

Na doutrina da salvação, a regeneração é um dos aspectos da salvação. Sendo justificados pela graça, fomos regenerados e santificados pela palavra, para servirmos a Deus. Regeneração significa, retornar ao estado original; ou seja, nascer de novo, ser uma nova criatura. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios diz: Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo (II Coríntios, 5.17).

Ser crente não basta, é preciso nascer de novo. Conheço pessoas que tem uma grande cultura biblica, mas não tem nada de Deus, são teólogos cheios de conhecimentos, mas na pratica são frios e nunca experimentaram o novo nascimento. As igrejas evangélicas crescem assustadoramente no Brasil. A revista veja, publicou em 2002, uma matéria sobre os evangélicos, com o tema: A força do Senhor. E, parte dessa matéria eles diziam: Considerando o crescimento acelerado dos evangélicos, é provável, que no ano de 2022 cerca da metade da população do Brasil será de evangélicos. Porém a pergunta é: Quantos desses realmente nasceram de novo? A grande problemática é que muitos estão entrando no evangelho e o evangelho não está entrando neles. As igrejas estão cheias de pessoas vazias que estão vivendo um evangelho de facilidades, sem renúncias e sem compromisso com Deus; mas Jesus continua dizendo: Aquele que não nascer de novo, não pode entrar no reino dos céus.
Ser crente é fácil, até o demônio é crente, a bíblia diz que ele crê tanto que estremece (Tiago, 2.19), todavia, não obedece. Que possamos ser verdadeiros crentes regenerados, obedecendo a palavra do Senhor e vivendo para glória de Deus.

domingo, 10 de julho de 2011

RESISTINDO A TENTAÇÃO.

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Tiago, 1.12).  
Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus  é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar (I Co.10.13).

A tentação vem para todos, nenhum de nós estamos isentos de sermos tentados, o próprio Jesus foi tentado, a bíblia diz que em tudo ele foi tentado, porém não pecou. Ser tentado não é pecado, pecado é ceder a tentação. A melhor maneira de se livrar da tentação não é rendesse a ela, e sim procurar fugir dela. Segundo o dicionário de Aurélio, tentação é o ato ou efeito de tentar; é a disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis. Biblicamente podemos dizer, que é um convite ao pecado. No sentido das provações, também significa as lutas e provações pelas quais temos que passar. A verdade é que, é impossível o crente viver sem provações, e as tentações fazem parte das provações na vida cotidiana do crente.

A ORIGEM DA TENTAÇÃO:

A carne.    
Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.17).

O mundo. 
Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provem do pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João, 2.15-17).

O Diabo.  
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).

AS TRÊS ÁREAS DA TENTAÇÃO (I João, 2,15-17).

As paixões da carne.
A cobiça dos olhos.
A soberba da vida.

O PROCESSO DA TENTAÇÃO (Tiago, 1.12-15).

Atração.
Sedução. 
Desejo.                  
Ação.
Consumação. 
Morte espiritual.

A TENTAÇÃO PARTINDO DO OLHAR:  

O olhar de Eva.        * Gênesis, 3.6.
O olhar de Acã.        * Josué, 7.19-22.
O olhar de Sansão.  * Juízes 14.1,2.
O olhar de Davi.       * II Samuel, 11.1,2.
 
A TENTAÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS.  

A tentação de Eva.                * Gênesis, 2.16,17; 3.1-5.  
A tentação do profeta novo.  * I Reis, 13.1-24; Gálatas, 1.8,9.
A tentação de Jesus.             * Mateus, 4.1-11.  

OITO PASSOS PARA VENCER A TENTAÇÃO: 

1- Andando no Espírito.          
Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne. Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.16,17).

2- Fugindo do pecado.
Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo (I Co.6.18).               

3- Sendo vigilante.
Sede sensatos e vigilante. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).  

4- Sujeitando-se a Deus.
Portanto, sujeita-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós (Tiago, 4.7).

5- Através da fé.                       
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nosso fé! (I João, 5.4). 

6- Através da oração.               
Chegando ao lugar, Jesus lhes instruiu: Orai, para que não venhais a cair em tentação (Lucas, 22.40).

7- Através da palavra de Deus.
O tentador aproximou-se então dele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Jesus, porém, afirmou-lhe: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra  que sai da boca de Deus (Mateus, 4.3,4).

8- Através da santificação.        
A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual. Cada um de vós saiba viver com seu próprio cônjuge em santidade e honra (I Ts.4.3,4). 

CONCLUSÃO:
O pecado é atrativo, a carne é fraca e o Diabo não brinca de ser Diabo. Quem subestima o pecado e brinca com ele poderá ter um fim trágico como teve Sansão.