quarta-feira, 14 de outubro de 2020

JÓ E A REALIDADE DE SATANÁS.

E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles (Jó.1.1).

Satanás aparece no livro de Jó como um ser inteligente e com poderes limitado, que age sob a soberania e permissão de Deus. Ou seja, ele não faz o que quer (1.12;2.6). Satanás é um ser espiritual, foi criado por Deus como Querubim ungido, mas por decisão própria se rebelou e declarou-se inimigo de Deus e das suas criaturas (Is.14; Ez.28). Satanás é a tradução do termo hebraico "satan", com o sentido de adversário e oponente. A concepção que se tem de Satanás e da existência do mal a partir da cultura bíblica, difere muito da cultura secular. De acordo com a bíblia, Satanás existe e é real. Todavia, a compreensão que o Antigo Testamento possui sobre Satanás e os demônios é bastante limitada e menos completa do que a que é revelada no Novo Testamento. Não há dúvida de que o Diabo descrito no livro de Jó, como aquele que rodeava a terra e passeava por ela (1.7), é o mesmo Diabo descrito pelo apóstolo Pedro, que "anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (I Pe.5.8). Portanto, Satanás é um ser maligno, real e pessoal.

A NATUREZA DE SATANÁS.

Um ser espiritual.

O livro de Jó não procura provar a origem do Diabo, mas o releva como um ser real. Destaca algumas características da natureza de Satanás que nos permitem conhecê-lo melhor. Em primeiro lugar, conforme o livro apresenta, o Diabo é um ser espiritual e encontra-se na mesma categoria dos anjos, representada no texto pela expressão “os filhos de Deus” (Jó 1:6). Os anjos são seres espirituais que não pertencem à dimensão natural, mas à sobrenatural. Isso explica, por exemplo, a capacidade da rápida locomoção do Diabo quando rodeava a Terra e passeava por ela (Jó 1:7).

Um ser dotado de personalidade.

Além do fato de ser um ente espiritual, o diabo é dotado também de personalidade. Ele é uma pessoa e se apresenta como tal. No livro de Jó o vemos assumindo atributos de um ser pessoal. Ele fala e possui capacidade argumentativa (Jó 1:9-11). Essa mesma característica aparece de forma mais explícita na tentação de Cristo (Mt 4:1-11; Lc 4:1-13). No livro, além de se apresentar verbalmente, Satanás também demonstra possuir conhecimento. Ele sabe o que se passa na Terra e como se comportam os homens. Ele conhecia a vida de Jó. Isso faz dele um ser perspicaz. O apóstolo Paulo sabia que o Diabo é um ser que possui perspicácia quando disse não ignorar os “ardis” e que ele se valia de métodos sofisticados para atingir as pessoas (2 Co 2:11; Ef 6:11). Assim, Satanás usou seu conhecimento e perspicácia para atacar Jó.

Um ser criado.

Satanás não é auto existente, ele é um ser criado por Deus sendo um anjo, dotado de natureza espiritual e personalidade, capaz de decisão e escolha. Ele é descrito no livro de Ezequiel 28.14 com a expressão: "Tu eras querubim ungido para proteger ... ". Ao contrário de Deus, que criou todas as coisas, o anjo que se tornou Satanás teve uma origem. Nem sempre o Diabo foi Diabo. Ele fora um anjo bom como os demais. O livro de Jó revela que Satanás tem suas ações limitadas por Deus. Ele tem poderes limitado e age debaixo da soberania e permissão do Todo-Poderoso ( 1.12; 2.7). 

AS OBRAS DE SATANÁS.

Destruidor.

Destruir é uma das obras de Satanás, com a permissão de Deus ele destruiu os bens de Jó, a sua família e sua saúde. Como destruidor Satanás tem um emissário chamado anjo do abismo, que em hebraico seu nome é Abadom, e em grego, Apoliom (Ap.9.11). Satanás é comparado com o ladrão que vem para roubar, matar e destruir (Jo.10.10). Satanás nunca constrói, ele só destrói. Ele destruiu tudo que Jó tinha, mas Deus lhe restituiu tudo em dobro. Satanás só destrói o que Deus permite.

Acusador.

Acusar, difama e caluniar são obras de Satanás. Ele se apresenta no livro de Jó como acusador. Ele acusa Jó de ser um crente que só serve a Deus por causa das riquezas que possui (1.10,11). Satanás acusou a Jó diante de Deus, de praticar uma fé motivada por interesse. A fama de Satanás de acusador está registrada em toda a Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. Ele acusou o sumo-sacerdote Josué, quando este estava diante do anjo do SENHOR, mas foi repreendido (Zc.3.1,2). Satanás tem a sua base de operação nas regiões celestes (Ef.6.12), ele é chamado de "o príncipe das potestades do ar" (Ef.2.2). Em Apocalipse 12.10, Satanás é chamado de acusador de nossos irmãos, e ele será derribado com todo o seu exército de demônios. 

Tentador.

Satanás é chamado de antiga serpente no livro de Apocalipse (Ap.12.9). Ele foi o agente da tentação que se utilizou da serpente para enganar Eva (Gn.3.1-6). No livro de Jó o seu papel de tentador foi tentar a Jó por todos os meios afim de que Jó blasfemasse contra Deus. Ele usou a mulher de Jó, quando ela disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre (2.9). Mas, Jó não blasfemou e venceu o tentador.

A DERROTA DE SATANÁS NO LIVRO DE JÓ.

O livro tem um início dramático, mas um final apoteótico. Jó foi submetido a uma prova de fogo, e mesmo sendo chamuscado pelas chamas do sofrimento, saiu vivo e vitorioso. Deus nunca o abandonou. A graça estava atuando oculta. Deus provou a Satanás que Jó era mesmo o homem que Ele disse que era: justo, reto e temente a Ele. Em nenhum momento no livro de Jó, Satanás é supervalorizado nem colocado em maior evidência que Deus. Mas vemos que o livro de Jó retrata de forma nítida a derrota de Satanás. A vitória de Jó foi uma derrota para ele. Satanás não aparece mais a partir do capítulo três e não é mais mencionado no restante do livro. Não é, pois, propósito do livro pô-lo em evidência, nem tampouco superestimar o mal. O livro de Jó mostra que Satanás não teve êxito no seu intento, que era fazer com que Jó blasfemasse. 

* Uma curiosidade no livro de Jó: O nome "Satanás" aparece 14 vezes, das 19 que aparecem no Antigo Testamento. O nome Todo-Poderoso (El-Shaddai) aparece 31 vezes, das 50 que aparecem em todo Antigo Testamento. Provando que o protagonista do livro de Jó é Deus e não Satanás.