sábado, 11 de fevereiro de 2017

SÍMBOLOS DA PALAVRA DE DEUS.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

A palavra de Deus é uma fonte de vida. Ela é viva, porque produz vida; ela é eficaz, porque  produz efeitos positivos; ele é penetrante, porque penetra no extremo do nosso ser, até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas; ela é poderosa, porque tem o poder de discernir os pensamentos e intenções do coração.
A palavra de Deus é o alimento que nutre a nossa alma, fortalece o nosso espírito e promove o nosso crescimento espiritual.
A palavra de Deus é como um farol que nos guia no meio da escuridão das trevas do pecado.
A palavra de Deus é como uma âncora que serve de sustentação para nossa vida, em meio aos assédios deste mundo de pecados, cheio de tantas heresias e ensinamentos contrários a nossa fé.
Ancore a sua vida na palavra de Deus, porque só ela tem o poder de garantir a sua firmeza e estabilidade em Deus.

SETE SÍMBOLOS DA PALAVRA DE DEUS:

1. FOGO.
Não é a minha palavra com fogo, diz o SENHOR... (Jr.23.29).

2. MARTELO.
... E como um martelo que esmiúça a penha? (Jr.23.29)

3. ESCUDO.
Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele (Pv.30.5).

4. ESPADA.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17).

5. LÂMPADA.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl.119.105).
 
6. ESPELHO.
Porque se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era (Tg.1.23,24).

7. ALIMENTO.
Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr.15.16).

Como alimento ela é: 

*MEL.
Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca (Sl.119.103).

*LEITE.
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo (I Pedro, 2.2).

*PÃO.
Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt.4.4).
Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede (Jo.6.35).

*ÁGUA.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva (Dt.32.2).