sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

QUEM É ESTE?


E, entrando Ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia! (Mt.21.10,11).

No terceiro ano do seu ministério, já próximo do momento da sua traição e crucificação, Jesus decide entrar na cidade de Jerusalém montado sobre um jumento para cumprir a profecia a seu respeito, cerca de 500 anos atrás. Jesus não entrou em Jerusalém montado em um cavalo branco, em esplendor, como Rei e grande conquistador; mas em humildade, como dizia a profecia de Zacarias: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, humilde e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta (Zc.9.9). Ao entrar dessa maneira na cidade santa, Jesus estava declarando ser Ele o Messias e o Salvador, pronto à enfrentar a cruz. Cumprindo-se o que estava escrito, ouve grande alegria e muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvore e os espalhavam pelo caminho (v.8). E, as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! (V.9). Diz o texto sagrado: "Toda a cidade se alvoroçou". Ao ponto que uma multidão perguntava: "Quem é este"? E a outra multidão respondia: "Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia".

Quem é Este?

Este é o Verbo Divino que tornou-se homem e habitou entre nós (Jo.1.1,14).

Quem é Este? 

Este é o Filho de Deus, o qual é o resplendor da glória do Pai, e expressa imagem da sua pessoa, e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hb.1.3).

Quem é Este?

Este é o Bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível... (I Tm.6.15,16).

Quem é Este?

Este é o Redentor que vive e que no final se levantará para julgar os habitantes da terra (Jó.19.25).

Quem é Este? 

Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo (Jo.1.29).

Quem é Este?

Este é o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos (Ap.5.5).

Quem é Este?

Este é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra (Ap.1.5a)

Quem é Este?

Este é Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados (Ap.1.5b).

Quem é Este?

Este é Aquele que morreu e ressuscitou e tem poder sobre a Morte e o Hades (Ap.1.18).

Quem é Este?

Este é Fiel e Verdadeiro, Aquele que vem montado em um cavalo branco, vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é Palavra de Deus (Ap.19.11-13).

Finalmente, este é JESUS o nosso Profeta, o nosso Sacerdote, o nosso Rei, o nosso Senhor e Salvador que voltará em breve para arrebatar a sua igreja com poder e grande glória. Amém!