sábado, 24 de abril de 2021

UMA LUTA INGLÓRIA.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (Atos, 9.5).  

Saulo pensava que estava perseguindo simplesmente os cristãos, mas foi engano. O escritor Lucas diz: E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco ... (At.9.1,2). Na intenção de perseguir, prender e até matar, Saulo recebe cartas autorizadas pelo sumo sacerdote e vai a Damasco. Em seu depoimento ao rei Agripa ele disse: Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus, o Nazareno, devia eu praticar muitos atos, o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. Sobre o que, indo, então, a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues (At.26.9-15). 

Perseguir Jesus seria uma luta inglória para Paulo. Jesus quis dizer que, ninguém que se atreve a se opor a Ele, será bem sucedido nessa empreitada. É como dar socos em ponta de faca. A expressão usada por Jesus em língua hebraica, "Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões". Ele estava dizendo: Resistir ao aguilhão só lhe trará dor! Aguilhão é uma peça de ferro com uma ponta aguada encaixada numa vara comprida. Este era usado pelos condutores de bois, para disciplinar os bois com espetadas quando eles empancavam e faziam resistência. O comportamento de Paulo antes da sua conversão, é comparado por Jesus a de um "boi teimoso". Recalcitrar, significa confrontar, resistir. Difícil seria para Paulo resistir os aguilhões. 

Paulo teve sua vida transformada quando a caminho de Damasco foi encontrado por Cristo. Ele não apenas passou a crer em Cristo como sendo o Messias, mas teve seus valores transformados. Ele deixou de ser um fariseu, para ser um cristão separado para levar o Evangelho de Deus aos gentios. Ele deixou de lado as tradições de seus antepassados para viver em novidade de vida, porque as coisas antigas passaram e tudo se fez novo (II Co.5.17). Jesus não se tornou apenas o Salvador de Paulo, mas o Senhor de sua vida. Ele mesmo se autodenomina servo (escravo) de Jesus Cristo (Rm.1.1). Paulo uniu-se a Cristo e tornou-se o grande apóstolo do gentios. 

Render-se a Cristo e aceitá-lo como único e suficiente Senhor e Salvador é a melhor escolha para o sucesso. Amém!