sexta-feira, 28 de junho de 2019

O NAUFRÁGIO DA FÉ.

Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. Entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar (I Timóteo, 1.18-20).

Paulo incentiva o jovem pastor Timóteo a permanecer firme na luta do bom combate da fé. Paulo entende que, a preservação da fé e a boa consciência são elementos fundamentais para o cristão manter-se firme no combate da fé. Caso contrario, o naufrágio na fé será inevitável.
A vida cristã pode ser comparada a uma grande viagem no mar desta vida. O mundo é como um mar cheio de adversidades, com seus altos e baixos. Enfrentamos tempos de bonança e também tempos de tempestades. Precisamos estar atentos para enfrentarmos cada situação, para não perdermos a rota traçada por Deus a fim de chegarmos ao nosso Porto Seguro.

O BARCO SENDO MINADO.

Paulo diz: Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual, alguns fizeram naufrágio na fé (I Tm.1.19). Paulo usa uma metáfora quando fala do "naufrágio da fé". No tempo de Paulo, um naufrágio era descoberto muito tempo depois, pelo fato do navio nunca chegar ao seu destino. Os naufrágios raramente são de súbito, geralmente a água vai minando através de infiltrações, por descuido dos que estão na embarcação. O porão vai enchendo de água e, de repente, o navio vai a pique. O mesmo acontece quando um cristão chega a naufragar na fé, não acontece de um dia para o outro, mas a sua fé vai sendo minada até chegar ao ponto de uma situação irreversível. Mas é possível evitar que o nosso barco (vida com Deus), sofra infiltrações e rupturas. Devemos ficar vigilantes para que as águas do pecado não venham inundar o nosso barco espiritual. Para que o barco da nossa fé não venha a naufragar, Paulo nos orienta a preservarmos a fé através da boa consciência.

O QUE É UMA BOA CONSCIÊNCIA?

Consciência é definida como o sentido ou a percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado. A Bíblia afirma que todos nós temos consciência (Romanos, 2.12-16). O termo usado por Paulo é uma boa consciência. Esta consciência deve estar ativa e bem alimentada por bons valores éticos e morais. Como cristãos podemos afirmar que os bons valores, são valores relacionados a Deus e a sua palavra, que é o único referencial verdadeiramente bom.
Neste sentido quando alguém rejeita seguir uma boa consciência, rejeita submeter-se a vontade de Deus. Uma boa consciência tem compromisso com bons hábitos e age de forma agradável a Deus e ao próximo. Porém, uma pessoa que tem a sua consciência contaminada por maus hábitos e praticas censuráveis, tende a naufragar a sua vida em um mundo de trevas. Portanto, preserve a sua fé na boa consciência que vai lhe levar ao Porto Seguro (Jesus Cristo), que é a âncora da nossa alma.

EXEMPLOS DOS QUE NAUFRAGARAM NA FÉ:

Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. Entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei à Satanás, para que aprendam a não blasfemar (I Timóteo, 1.19,20).

HIMENEU.

Himeneu, foi um cristão que apostatou da fé e decidiu criar uma teologia própria, e pregava que a ressurreição já havia ocorrido. Sobre isto Paulo diz: Evita, pois, as conversas inúteis e profanas, porquanto os que agem assim promovem ainda mais a impiedade, e tais palavras se alastrarão como câncer, entre estes se encontram Himeneu e Fileto. Eles se desviaram da verdade, proclamando que a ressurreição já aconteceu, e com isso corromperam a fé de alguns (II Timóteo, 2.16-18).

ALEXANDRE.

Alexandre é outro mal exemplo de um crente que apostatou da fé. Alexandre era um empresário crente que trabalhava com bronze, ele era rebelde e havia criado muitos problemas, não aceitava conselhos nem admoestações do apóstolo Paulo: Alexandre, que trabalha com bronze, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tenha muita cautela com ele, pois se opôs fortemente ás nossas palavras (II Timóteo, 4.14,15).

Em relação a Himeneu e Alexandre, Paulo foi obrigado a exercer a mais severa "disciplina eclesiástica" (Mateus, 18.17), isto é, a exclusão desses homens do âmbito da proteção da igreja, considerada como coluna e firmeza da verdade, contra o poder de Satanás e seus demônios.

CONCLUSÃO:
O pecado nos assedia todos os dias, bate a nossa porta; as tentações são inevitáveis; mas cabe a cada cristão fugir do pecado e procurar viver em comunhão com Deus. O naufrágio na fé, geralmente acontece de forma lenta, a sedução do pecado vai ganhando espaço e desconstruindo todo alicerce espiritual da vida do cristão. É preciso nos policiarmos para não sermos levado pelas ondas do pecado e consequentemente, naufragarmos na fé.
Portanto, conserve a sua fé e uma boa consciência diante de Deus e siga com firmeza na direção do Porto Seguro. Deus vai te ajudar. Amém!