quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

TRÊS "DE REPENTE" DE DEUS NO LIVRO DE ATOS.



Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
e, DE REPENTE, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. (At.2.1,2).
A expressão "DE REPENTE" é poucas vezes encontrada na bíblia, porém vemos Deus agir de forma surpreendente em toda a bíblia. De repente é uma expressão temporal da língua portuguesa, que significa: Subitamente, repentinamente, de súbito, de imediato. Isto é caracterizado quando acontece algo inesperadamente ou de forma brusca e veloz. Quando ocorre um fato de repente é porque ele não era esperado, é tido como uma surpresa. Nesta vida muitas vezes somos surpreendidos, as vezes com coisas agradáveis e outras vezes com coisas desagradáveis; mas são fatos que não temos como evitar ou fugir deles. Porém de uma coisa devemos ter certeza, de que Deus está no controle de tudo, e que todas as coisas vão contribuir para o nosso bem. O que pode parecer o fim, no momento crucial em que tudo parece perdido, Deus vai entrar em ação, e o milagre do de repente de Deus vai acontecer. Ele é especialista em transformar o caos em bênçãos.
O QUE É O DE REPENTE DE DEUS?
O de repente de Deus, é a forma de ele agir de maneira inesperada; quando muitas vezes pensamos que tudo estar perdido, Deus entra em ação e nos surpreende. É preciso entender que, o tempo de Deus não é o nosso tempo, Ele nos surpreende sempre, porque ele gosta de agir de repente. As respostas das nossas orações, geralmente não são atendidas quando e como queremos, e sim quando Deus quer. A palavra de Deus nos diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Is.55.8,9). Deus é mistério, ele vai te surpreender. Amém!
TRÊS “DE REPENTE” DE DEUS NO LIVRO DE ATOS.
1- UMA PROMESSA CUMPRIDA DE REPENTE.
Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, DE REPENTE, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados (At.2.1,2). 
Jesus antes de subir ao céu, fez a promessa aos seus discípulos dizendo: E eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (At.24.49). Após Jesus ter feito a promessa e subido ao céu, os discípulos voltaram para Jerusalém e entraram num cenáculo, e todos perseveravam em oração e súplicas, era o número deles, mais de quinhentos (1Co.15.6). Pentecostes era uma das festas sagradas de Israel, após a festa da páscoa se contava sete semanas e no dia seguinte era comemorada a festa de pentecostes. Esta festa atraia pessoas de todas as partes de Israel e de outras nações, era a festa das colheitas onde eram apresentados os frutos da terra. Era um dia especial, um dia de festa onde havia uma grande multidão de pessoas vindas de várias nações, mas os discípulos estavam aguardando o cumprimento da promessa. Jesus decidiu surpreender, e foi exatamente no dia de pentecostes que o Espírito Santo desceu de repente sobre quase 120 pessoas, dando a entender que mais de 380 saíram do lugar da promessa. Quem fica no lugar da promessa é surpreendido por Deus e recebe a vitória. Não saia do lugar, Deus vai agir de repente na sua vida.
2- UMA PROVIDÊNCIA DE REPENTE.
Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, DE REPENTE, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (At.16.25,26).
Após Paulo e Silas terem pregado o evangelho na cidade de Filipos, tendo confirmado a fé de Lídia e a batizado, saiu-lhes ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, e seguindo a Paulo e Silas, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. Ela repetiu isto por muitos dias, e Paulo ficou perturbado, e percebendo que era um espírito maligno que estava nela, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora, saiu. Como ele dava muito lucro aos seus senhores, eles acusaram Paulo e Silas de perturbarem a ordem da cidade e de estarem querendo mudar os costumes e impor práticas diferentes; e uma grande multidão também se levantou contra Paulo e Silas, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas e os lançaram na prisão, amarrando os seus pés no tronco. Porém quem faz a obra de Deus não envergonhado, Deus age de forma inesperada para dá livramento aos seus servos. Paulo e Silas não reclamou, nem se lamentou da situação; mas oravam e cantavam louvores a Deus, e de repente a providência chegou, Deus agiu de forma surpreendente e libertou Paulo e Silas da prisão. Não adianta murmurar, nem reclamar da situação, faça como Paulo e Silas, cante e ore, e Deus fará um de repente na sua vida.
3- UM PECADOR SALVO DE REPENTE.
Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho e chegando perto de Damasco, quase ao meio dia, DE REPENTE me rodeou uma grande luz do céu. E cai por terra e ouvir uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer (At.22.6-8,10). 
Paulo em seu discurso relata sobre a sua conversão, ele conta como foi surpreendido quando ia a caminho de Damasco para perseguir e matar os cristãos. Ele diz que, estando perto da cidade de Damasco, quase ao meio dia, de repente surgiu uma grande luz do céu e ele caindo por terra ouviu a voz de Jesus, que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Foi a parti deste momento que a vida de Paulo foi mudada, ele deixou de ser perseguidor e passou a ser perseguido, por amor a Jesus. Mais uma vez Deus agi de maneira inesperada (de repente), e salva um fariseu, um zeloso da Lei, porém pecador e perseguidor da igreja de Jesus. Creia! Deus pode lhe surpreender e salva muitos dos seus familiares, parentes e amigos. Deus agi de repente. Amém! 
CONCLUSÃO:
Deus é Mistério, Deus é Surpresa, Deus é Extraordinário. E de repente, o inesperado acontece e Deus começa a agir de forma sobrenatural na sua vida. Tudo muda, quando o DE REPENTE de Deus acontece.  
Eu creio no DE REPENTE de Deus.
De repente, Deus vai entrar com providência em sua vida.
De repente, Deus vai abrir as portas que estão fechadas.
De repente, Deus vai mudar a sua história.
De repente, Deus vai cumprir as promessas na sua vida.
De repente, Deus vai te surpreender com uma grande vitória. Amém!