sábado, 14 de novembro de 2020

INVEJA - UM SENTIMENTO MESQUINHO.

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos (Pv.14.30). 

Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade (Sl.37.1).

Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios (Sl.73.3).

A inveja se origina no coração daquele que não consegue ver a felicidade dos outros. Por incrível que pareça, o invejoso sente-se feliz com a infelicidade dos outros. A inveja é como um câncer que vai corroendo a alma até a morte. Entre os muitos conceitos e definições sobre "inveja", podemos afirma que: "Inveja é um sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem". A inveja é  irmã da cobiça, ambas são movidas por um sentimento mesquinho em querer ser ou ter o que não lhe pertence." Um exemplo clássico de uma pessoa "invejosa" na Bíblia foi o rei Acabe.

O capítulo 21 de I Reis registra um trágico acontecimento onde um homem chamado Nabote é morto apedrejado por recusar vender ao rei Acabe um plantio de uvas que ficava próximo ao seu palácio. Certo dia, Acabe olhando da janela do seu palácio e vendo a vinha que pertencia a Nabote, desejou-a para si. A sua cobiça pela vinha o levou a oferecer uma melhor a Nabote, e até a pagar além do seu preço, mas Nabote recusou suas ofertas e declarou: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!". Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!" Então Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: "Não te darei a herança dos meus pais" (I Reis, 21.3,4). Diante desta resposta, Acabe faz uma trama maligna junto com sua esposa Jezabel e manda matar o piedoso Nabote. Este é o tipo de invejoso que só se sente feliz e realizado quando ver a desgraça ou a morte daquele que é o seu alvo a ser atingido. 

A inveja é como um "câncer espiritual" que pode consumir a paz e a felicidade de um servo de Deus. A cura consiste em extirpar as primeiras manchas de ciúme e inveja que surgirem em nossas almas; depois, evitar todo tipo de sentimento de incapacidade e inferioridade, e jamais desejar o sucesso alheio a qualquer custo. 

DEZ PESSOAS QUE FORAM VÍTIMAS DE INVEJA NA BÍBLIA:

Abel.

(Gênesis, 4.1-15).

José.

E os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas Deus era com ele (At.7.9). 

Léia.

Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro (Gn.30.1).

Davi.

As mulheres dançavam e cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?" Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi (I Sm.18.7-9). NVI

Nabote.

(I Reis, 21.1-16).

Paulo e Silas.

E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas... Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os judeus... (At.17.4,5).

Pedro e João.

E, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-e de inveja, e lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública (At.5.17,18).

Jesus Cristo.

Porque sabia que por inveja o haviam entregado (Mt.27.18).

Porque ele bem sabia que, por inveja, os principais dos sacerdotes o tinham entregado (Mc.15.10).

Este sentimento de inveja, faz parte da natureza caída do homem. A inveja de Caim pelo seu irmão Abel, o levou a cometer o primeiro homicídio registrado na Bíblia. A partir de Caim, este mal vem se multiplicando e atingindo milhões de pessoas. Que o Senhor nos livre deste mal. A inveja mata, mas o amor constrói e dá vida. Portanto, não tenha inveja de ninguém, o que Deus preparou para você virá em suas mãos. Os outros são os outros, você é único e especial para Deus. Amém!