quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A ESPERANÇA NO CAMINHO DE EMAÚS.

E eis que no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem (Lc.24.13-16).

Lucas é o único escritor que narra com riquezas de detalhes acerca de dois discípulos de Jesus, que saem de Jerusalém para irem a um vilarejo chamado Emaús. Esta história está no evangelho de Lucas, 24.13-35.
No caminho para Emaús, dois homens caminham decepcionados, tristes, convencidos a deixar pra traz todas as esperanças de uma situação que não acabou bem.
Antes eles eram cheios de entusiasmo, convencidos de que aqueles dias seriam decisivos para aquilo que aguardavam e para a esperança de todo o povo. Jesus, a quem tinham confiado, parecia ter chegado ao final, e não havia mais esperança.
Os dois peregrinos cultivavam uma esperança, que agora estava em pedaços. Aquela cruz erguida no Calvário era o sinal mais eloquente de um fracasso que não poderiam prever. Diante desta situação, eles deixam Jerusalém para ir para outro lugar, um vilarejo tranquilo, chamado Emaús.

INFORMAÇÕES SOBRE EMAÚS:

Emaús era uma aldeia ou vilarejo, que ficava a 11 quilômetros da cidade de Jerusalém. Atualmente, segundo a arqueologia é uma cidade de localização incerta. Alguns arqueólogos a identificam com Qubeibeh, a noroeste de Jerusalém.
Emaús, significa "riacho quente".

TRÊS SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS PARA EMAÚS:

Fora do centro da vontade de Deus.

falta de esperança.

lugar de recomeço.

TRÊS VERDADES PODEMOS EXTRAIR DESTE TEXTO:

1. QUANDO PERDEMOS A ESPERANÇA, DEUS TEM UM NOVO COMEÇO.

A crucificação de Jesus havia acabado com a fé deles. A esperança do Messias Salvador, tinha se esvaído, eles estavam desesperançados. Eles foram capazes de descrever para Jesus todos os últimos acontecimentos de Jerusalém, da conversa sobre a crucificação até a ressurreição, mas o coração deles estavam endurecidos. Para eles, tudo já não passava de uma fábula, um engano. Se Jesus fosse mesmo o Messias teria triunfado em vida, sobre a morte. E Jesus repreende os dois dizendo: “ Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Por ventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E Jesus lhes contou sobre as Escrituras” (Lc. 24.25-27).
Jesus explicou as Escrituras para renovar-lhes a esperança. Eles ainda estavam apegados aos últimos acontecimentos ocorridos em Jerusalém, mas Jesus se apresenta para lhes trazer uma boa notícia. Jesus sempre tem uma notícia alvissareira para nos dar, mas a ideia do Diabo é querer nos deixar apegados as velhas e ruins notícias do passado.
As notícias do jornal do sábado é passado, não serve mais; Jesus tem a nova e boa notícia do jornal do domingo. Está escrito na capa, na primeira página do jornal em letras garrafais: JESUS RESSUSCITOU, ELE ESTÁ VIVO!

2. JESUS SE APRESENTA NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DA NOSSA VIDA E NÃO PERCEBEMOS.
E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem (Lc.24.15,16).
É possível que muitos de nós, mesmo tendo um diálogo com Jesus, não o reconheça. 
Há momentos que caminhamos tristes, atribulados, pensativos e sem esperança. Não percebemos que Jesus está caminhando nosso lado, para nos ouvir, para nos socorrer e fortalecer a nossa fé. Tenha certeza, você não está sozinho (a), Deus com você em todos os momentos da sua vida.

3. O MELHOR QUE DEVEMOS FAZER, É DIZER AO SENHOR: FICA CONOSCO.

O convite: Fica conosco.
O coração dos dois começa a arder pela autoridade da Palavra de Jesus. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? Lucas, 24.32.
Está escrito: Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR ... (Jr.23.29). Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).
E os dois discípulos havendo chegado em Emaús, enfim acalmam os ânimos, descansam os corações, sentem paz e segurança e convidam Jesus: “Fica conosco” Lc 24:29. Logo Jesus aceita o convite. E quando estavam à mesa, Jesus abençoa o pão e divide com eles, então, os olhos dos dois são abertos. É interessante, que apesar de ter um novo corpo, Jesus ressuscitou conservando as marcas da crucificação. Ele as mostrou para Tomé em João 20:27. Para os discípulos reunidos em Jerusalém. João 20:20. Para os discípulos em Emaús no partir do pão e para tantas outras pessoas com quem esteve nos 40 dias que ficou ainda na terra como ressuscitado Atos 1:3.
Que Jesus esteja sempre presente e nunca seja esquecido, que possamos convida-lo a está conosco e ficar conosco; na nossa vida, na nossa família, na nossa mesa, na nossa companhia, enfim, em todas as áreas da nossa vida.

CONCLUSÃO:
Todos nós, na nossa vida, muitas vezes passamos por momentos difíceis, há momentos nos quais caminhamos tristes, pensativos e sem esperança. Não percebemos que Jesus está sempre ao nosso lado para nos ajudar e nos dar esperança.
O segredo da estrada de Emaús, é que não estamos sozinhos, Jesus está conosco e caminha ao nosso lado. Deus caminhará sempre conosco, para nos consolar e renovar a nossa fé.
Ele é a nossa esperança. Caminhemos sempre com esta esperança. Porque Ele está conosco e caminha conosco, sempre. Amém!