domingo, 18 de junho de 2023

IMPOSIÇÃO DE MÃOS.


Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir (Hb.6.1-3). ARC

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim feremos, se Deus o permitir (Hb.6.1-3). NVI

Os ensinos básicos da doutrina de Cristo já deveriam ser sabidos e estar em plena prática entre os cristãos hebreus. Os hebreus não eram recém-convertidos, já haviam aprendido muito bem as doutrinas básicas do Evangelho. No entanto, haviam permitido que a preguiça mental e o fervor espiritual, tomassem conta de suas vontades e desejos de buscarem com intensidade a Palavra de Deus. Os crentes hebreus deveriam caminhar com perseverança na vida cristã autêntica e, havendo passado pelos ensinos fundamentais da Palavra, ingressar com fé na plenitude do Espírito rumo à maturidade. O escritor aos hebreus cita algumas doutrinas ou ensinos rudimentares (básicos), e orienta os crentes a deixarem e avançarem para a maturidade espiritual. Entre esses ensinos elementares estão: Arrependimento, fé, batismos, imposição de mãos, ressurreição dos mortos, juízo eterno.

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

A imposição de mãos é vista e praticada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A imposição de mãos era praticada pelos patriarcas, por Moisés, pelos sacerdotes e profetas. A imposição de mãos tinha como objetivo: Abençoar, confirmar, transferir e curar.

BÊNÇÃOS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Jacó impôs as mãos sobre a cabeça de Efraim e Manasés e pronunciou bênçãos sobre eles (Gn.48.11-20).

Jesus abençoa as crianças imponde-lhes as mãos (Mc.10.13-16).

Jesus ergue suas mãos e abençoa seus discípulos (Lc.24.50,51).

TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE OU UNÇÃO PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Nun, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele. E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe mandamentos aos olhos deles, e põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel (Nm.27.18-20 ARC). Então o SENHOR disse a Moisés: Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça (Nm.27.18-20 NVI). E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos deIsrael lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenará a Moisés (Dt.34.9). 

CONFIRMAÇÃO MINISTERIAL PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Na ordenação dos sete diáconos os apóstolos lhes impuseram as mãos (At.6.6).

No envio de Paulo e Barnabé para obra missionária os líderes da igreja em Antioquia impuseram as mãos sobre eles (At.13.1-3).

A NINGUÉM IMPONHAS PRECIPITADAMENTE AS MÃOS.

A niguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro (I Tm.5.22). 

No tocante à ordenação de um presbítero (cargo pastoral), Paulo estabelece várias diretrizes: 

(1) Ninguém deve ser ordenado para essa posição "precipitadamente". Isto é, a devida cautela e as diretrizes bíblicas devem ser observadas (Tt.1.5). 

(2) Ordenar um homem a presbítero é um ato público diante da igreja, afirmando que a vida desse homem satisfaz o padrão divino da perseverança na piedade, segundo está escrito em 3.1-7. Noutras palavras, aqueles que serão ordenados para um cargo de direção espiritual devem ter um passado de fidelidade ao Senhor, desde a sua profissão de fé em Cristo. 

(3) Se uma igreja ordenar ou separar alguém, precipitadamente, isto é, sem as qualificações para o ministério, está contrariando as diretrizes divinas, e torna-se participante dos pecados desse homem (v.22) . A admoestação de Paulo: "Conserva-te a ti masmo puro" (v.22), significa recusar-se a envolver-se na escolha ou ordenação de qualquer pessoa indgna de ser ministro. 

(Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1872).

RECEBER O ESPÍRITO E DONS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Pedro e João oraram e impuseram as mãos sobre os novos crentes em Samaria e estes receberam o Espírito Santo (At.8.14-17). 

Paulo impõe as mãos sobre doze discípulos em Éfeso e eles recebem o Espírito Santo, falam em línguas e profetizam (At.19.1-7). 

Timóteo recebe dom pela imposição de mãos dos presbíteros e pela imposição de mãos do apóstolo Paulo: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério (I Tm.4.14). Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm.1.6).

CURAS E MILAGRES OPERADOS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Jesus realizou muitas curas e milagres impondo suas mãos sobre os enfermos.

A cura do leproso (Mt.8.3).

A cura de um cego (Mc.8.22-26).

A cura de uma mulher paralítica (Lc.13.10-13).

Muitos enfermos de várias doenças foram curados (Lc.4.40).

Curas, sinais e prodígios eram feitos pelas mãos dos apóstolos (At.5.12).

Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas (At.19.11,12).

Paulo impõe suas mãos sobre o pai de Públio que estava enfermo de febres e desenteria e o curou (At.28.7,8).

Jesus autoriza em seu nome aos que crerem: Imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc.16.17,18).

Existem dois tipos de imposição de mãos: A específica, quando só os ministros da Casa do Senhor devem exercer para apresentar e confirmar os obreiros através da oração e imposição de mãos.

A geral, quando todos os crentes estão autorizados em nome de Jesus a impor as mãos sobre os enfermos e os curar.

Concluimos que, a imposição de mãos é um fundamento da doutrina de Cristo, não é algo mágico, nem simbolico. Na imposição de mãos, nós transferimos um poder que nos foi delegado pelo Senhor Jesus, e este poder está dentro dos crentes que receberam o Espírito Santo. Amém!