quarta-feira, 10 de março de 2021

400 Homens Miseráveis Tornaram-se Guerreiros Valorosos.

Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. E foi-se Davi dali a Mispa dos moabitas e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte. Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi foi e veio para o bosque de Herete (I Sm.22.1-5).

Ainda atordoado com todas as perseguições e recentes acontecimentos traumáticos de sua vida, Davi fugindo de Saul e passando pelo território de Gate, o rei de Gate sabendo dos seus atos de bravura e da sua vitória sobre Golias, o teve como opositor. Davi foge diante de Aquis rei de Gate, para a caverna de Adulão, longe dos territórios dominados por Saul.  

Na caverna de Adulão, Davi finalmente pode parar e descansar. Como alento, o SENHOR lhe envia a visita de seus pais e irmãos. A disposição vingativa de Saul tornou provável o sofrimento de todos que pertenciam à família de Davi, de modo que fugiram para se ajuntar a ele (22.1). Davi percebeu que a vida de fuga seria muito difícil para seus pais já idosos, e assim procurou um lugar onde eles pudessem viver em segurança (22.3,4). Em Mispa na terra dos moabitas foi o lugar ideal, para onde Davi levou seus pais. Uma das razões para levá-los a Moabe se devia ao fato da sua parentela ser de lá (Rt.1.4; 4.13,21,22).

Davi precisava de mais treinamento antes de liderar Israel, e isso viria por meio do sofrimento. Ele precisava aprender a liderar não apenas os ricos e bem sucedidos, mas também os pobres, os aflitos, os endividados e miseráveis. E a ele, se juntaram cerca de 400 homens em dificuldades, endividados e descontentes com a vida. O próprio Davi andava angustiado pela perda da sua posição e de sua esposa. Nesta fase da sua vida, Davi não tinha nada, materialmente falando, mas tinha a unção e presença de Deus em sua vida. Isto foi o suficiente para ele vencer.

Os homens que se juntaram a Davi não eram guerreiros, mas pessoas amarguradas de espírito. Davi tornou-se capitão desses homens e passou a dormir e comer com eles. Começava agora um novo momento na vida de Davi e desses quatrocentos homens. Eles mal sabiam, mas fariam coisas incríveis juntos. Davi os instrui até se tornarem homens valentes, capazes de lutar ao lado de um rei. Estes homens se tornaram a escolta pessoal de Davi quando ele se tornou rei de Judá e Israel, e foram chamados de os valente de Davi, por causa dos seus feitos extraordinários. 

Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu Davi também a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem (I Sm.25.13). 

Como um homem em crise, teve condições de transformar quatrocentos fracassados em valentes? A unção que estava sobre Davi, foi o que o capacitou a realizar esta proeza. 

Isso é o que significa discipulado. Davi ensinou e treinou estes homens para serem útil no seu reinado. Treinar pessoas desqualificadas até que se tornem capazes de servir ao Reino de Deus, é o grande desafio para os lideres da atualidade. Precisamos ensiná-los a viver corretamente e treiná-los nas armas da milícia espiritual. Isso não acontece em apenas um ano de Escola Dominical, nem em quatro ou cinco anos de formação teológica, nem em graduação em pedagogia ou doutorado; tudo isso soma e ajuda, mas, a verdadeira pratica e experiência diária na direção do Espírito, faz toda a diferença. Aqueles que treinamos não se tornarão apenas pastores e evangelistas, mas também pessoas capazes, dotadas de dons e aptidões para servirem a Deus. 

Acontece assim com muitos de nós, temos a promessa, o chamado, mas tudo o que nos cerca são problemas, aflições e tribulações. Dia após dia, parece que tudo vem em direção contraria, e o que fazemos é sobreviver. Mas não se apavore. Deus está lhe forjando para que quando o momento certo chegar, você possa estar pronto e preparado para cumprir o propósito que Ele tem na sua vida.

Deus chama as coisas que não são para confundir as são. Aqueles que são vistos como desprezíveis e imprestáveis, são transformados em joias raras, em verdadeiros heróis da fé. 

Deus é especialista em trabalhar com pedra bruta, Ele lapida, molda, talha, poda, aperfeiçoa e transforma em algo especial. Alguém achava que era imprestável, que não tinha valor algum, mas Deus transformou em uma joia rara, em um vaso de honra para ser usado para glória do nome de Jesus. Amém!