terça-feira, 25 de agosto de 2020

POR QUE "LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ"?

E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos (Ap.5.5).

Esta expressão "Leão da tribo de Judá" aparece uma única vez no texto sagrado (Ap.5.5), faz referência a profecia de Jacó quando pronunciava as bênçãos sobre seus doze filhos, que seriam os cabeças das doze tribos de nação de Israel. Judá foi o quarto filho de Jacó com Léia (Gn.29.32-35). O patriarca percebendo que seus dias estavam se findando, chamou seus doze filhos e pronunciou sobre eles as bênçãos e acontecimentos futuros que lhes aconteceriam (Gn.49.1,2). Sobre Judá, ele disse: "Judá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de você. Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha Siló (aquele a quem pertence o tributo), e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sangue das uvas, as suas vestimentas. Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite (Gn.49.8-12). Outra versão: Seus olhos ficarão vermelhos por causa do vinho, seus dentes branqueados pelo leite (49.12). Esta profecia teve o seu real cumprimento em Jesus Cristo.

Jesus Cristo, na sua humanidade é descendente da tribo de Judá, também filho de Davi por descendência, sendo ao mesmo tempo Senhor de Davi, como o próprio Davi falou a seu respeito no livro dos Salmos 110: O SENHOR disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". Jesus Cristo, veio como Cordeiro, manso e humilde; mas retornará como Leão, cheio de força e autoridade para dominar e reinar sobre as nações. Amém!

* Em Gênesis Ele é o Leão profetizado que há de vir (49.9,10). Mas em Apocalipse Ele aparece como Leão vencedor para quebrar os sete selos (5.5).