sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

UVAS, FIGOS E ROMÃS. QUAL O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DESTAS FRUTAS?

Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois homens carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos. Aquele lugar foi chamado vale de Escol por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos (Nm.13.23,24,33).

Nada está registrado no texto sagrado por acaso, tudo tem um porque e um propósito. Quando Moisés enviou os doze espias para fazerem uma expedição sobre a terra prometida, foi com um propósito: Para eles observarem se a terra era boa ou ruim, se a sua agricultura era fértil, se realmente ela manava leite e mel. Eles espiaram a terra durante 40 dias e colheram o melhor da terra; colheram uvas, romãs e figos. Eles também observaram que os homens que habitavam na terra eram de alta estatura. Em seguida voltaram e relataram aos ouvidos do povo e de Moisés, tudo o que viram. Este relatório foi apresentado de duas formas: Negativo e positivo.

Negativo.

Relatório dos dez espias que eram maiorais das tribos disseram: "A terra é boa, colhemos lá bons frutos, realmente ela mana leite e mel; mas, o povo que vive naquela terra é forte, e as cidades são fortificadas e muito grandes; e também vimos ali os filhos dos gigantes. Vimos lá gigantes e nós erámos como gafanhotos diante deles. Por isso, não poderemos subir contra esse povo, pois é mais forte do que nós (Nm.13.27,28,31,33).
Diante deste relatório negativo, o povo ficou desanimado e assombrado, pensaram em eleger um capitão e voltarem para o Egito. Falaram contra Moisés e contra o SENHOR, e ainda ameaçaram apedrejarem Josué e Calebe.

Positivo.

Relatório de dois homens de fé, Josué e Calebe: Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela (Nm.13.30). E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e nos dará, terra que mana leite e mel. Tão somente, não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais (Nm.14.6-9).

TRÊS FRUTAS CHAMARAM ATENÇÃO DOS ESPIAS:

- UVA. Nos fala de Alegria e Aliança.

Os espias cortaram da videira um galho com um cacho de uvas, o cacho de uvas era grande e pesado, de maneira que foram necessário dois homens para carregar.
As uvas além de serem frutas saborosa e apreciada por todos, após passar por alguns processos são transformadas em passas e vinhos.
O vinho na Bíblia simboliza alegria.
O vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor (Sl.104.15).
Nunca deixe o vinho de Deus acabar em sua vida. O coração do crente deve ser um banquete contínuo de alegria na presença de Deus.
O suco da uva ou o vinho é símbolo da nossa Aliança com Deus. Jesus disse: "... Isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança ... (Mt.26.28).

- ROMÃ. Nos fala de Separação e Santidade.

A romã na Bíblia aparece como ornamento do manto do sacerdote (Ex,28.33,34; 39.24,26).
No templo também havia ornamentos com romãs (I Rs.7.18,20; II Rs.25.17; II Cr.3.16; 4.13).
As romãs, tanto nas vestes dos sacerdotes, quanto no templo eram ornamentos de destaque. Isto nos fala da santidade de Deus em nossa vida, que nos faz diferentes e nos destaca no meio desta sociedade corrompida e perversa. Paulo diz: Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo (Fp.2.15). Amém!

- FIGO. Nos fala da doçura da Palavra de Deus e do Conhecimento.

O figo é uma fruta doce que é produzida pela figueira, está árvore era facilmente encontrada nos termos de Israel no tempo de Jesus.
Quem ama a Palavra de Deus e a come pela fé, não vive em amargura porque a Palavra é doce como mel. Os que a comeram testemunharam: (1) Jeremias - Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr.15.16). (2) Ezequiel - Então, abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. Então, o comi, e era na minha boca doce como mel (Ez.3.2,3b). (3) João - E tomei o livrinho da mão do anjo e comi-o; e na minha boca era doce como mel ... (Ap.10.10). (4) Davi - Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais do doces do que o mel e o licor dos favos (Sl.19.10).

A figueira aparece na Bíblia pela primeira vez em Genesis 3 quando Eva e Adão utilizam folhas de figueira para cobrirem-se depois que desobedeceram a Deus. Não esta escrito explicitamente, mas daí os rabinos deduziram que a “arvore do conhecimento” era uma figueira e assim é interpretada em muitos textos da tradição judaica (e.g., Genesis Raba 19,6c). A imagem da figueira aparece também no Evangelho de João quando Jesus diz a Natanael: “Eu te vi quando estavas embaixo da figueira” (1,48). E aqui também pode ser interpretado simbolicamente para significar que Natanael era um verdadeiro Israelita porque se sentava sob a “arvore do conhecimento” que é a Torá. Ou seja, estudando e aprofundando o significado da Palavra.