sábado, 13 de janeiro de 2024

JESUS CHAMA OS PESCADORES.


E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no (Mt.4.18-22).

Jesus não foi em busca dos intelectuais de Roma, Jesus não procurou os doutores da Lei, nem ainda convocou os escribas e fariseus para serem seus discípulos; mas Ele foi em busca de homens humildes, homens indoutos, simples pescadores, e os chamou para serem seus discípulos. Jesus não escolhe os preparados, mas Ele prepara os escolhidos. Jesus não quer pessoas que pensam que são, que tem e que podem, Ele prefere os que não são, não tem e nem pode. Jesus não quer a pedra já lapidada e polida, Ele prefere a pedra bruta para trabalha nela e fazer do seu jeito. Jesus quer formar pessoas e não pessoas já formadas. Quando vamos a Jesus, todas as nossas ideias, planos e conceitos devem ser anulados para que possamos receber nova direção e ensinos de Jesus. Jesus é Mestre por excelência e quer que os seus discípulos sejam excelentes em tudo que fazem para o Reino de Deus.

Os pescadores estavam: Lançando a rede. Consertando a rede. Lavando a rede.

TRÊS MENSAGENS DA REDE.

CONSERTANDO A REDE. 

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os (Mt.4.21).

Isto nos fala de preparo, uma preparação para um futuro breve, para um novo recomeço.

LAVANDO A REDE.

E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes (Lc.5.2).

Isto nos diz respeito a renovo, uma renovação para coisas novas que virão.

LANÇANDO A REDE.

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores (Mt.4.18).

Isto nos fala de esperança, uma visão futura, acreditando naquilo que há de vir.

Todos que são chamados por Jesus, devem ter preparação, renovação e esperança. Um ministério sem preparo, que não busca renovação e não tem esperança, está fadado ao fracasso.