quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

DEUS OU MAMOM.

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mateus, 6.24).

Mamom não é um deus propriamente dito, Mamom é um termo hebraico que significa riquezas, bens materiais. Portanto, o termo do hebraico, "Mamom" significa até hoje apenas dinheiro ou riquezas. Mamom não é nenhum ídolo antigo, ao menos segundo diversas fontes históricas judaicas consultadas, mas sim apenas uma representação das riquezas.
Porém, o que Jesus deixou claro é que, quando nós amamos o dinheiro e passamos a ser dominados por ele, logo ele passa a ser nosso deus. Passamos a ser escravos ou servos daquilo que nos domina. Logo se formos escravos das riquezas, "Mamom" passa a ser o nosso deus.
Tem pessoas que dizem: "O meu deus é o meu dinheiro". Essas pessoas que pensam assim, estão descartando Deus como seu Senhor e adotando o dinheiro como seu senhor. Se você ama o dinheiro e prioriza ele acima de tudo em sua vida, consequentemente ele passa a ser o seu deus. O problema é que tem pessoas que querem servir a Deus e a Mamom (riquezas) ao mesmo tempo. Jesus falou que isto não é possível.
Atualmente, no mundo materialista em que vivemos, é possível que tenha mais pessoas servindo a Mamom do que a Deus. É lamentável que seja assim, mas é fato. Dinheiro é bom, não há nada de errado em possui-lo, o problema e ama-lo e deixa-se dominar por ele.
O amor ao dinheiro. 
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores (I Tm.6.10).
Paulo não diz ser o dinheiro a raiz de todos os males, mas sim o amor a ele.
Infelizmente, há muitos cristãos sendo dominados pelo dinheiro, priorizam o dinheiro e as coisas materiais ao invés de buscarem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mateus, 6.33).
Afinal de contas, a quem você está servindo, a Deus ou a Mamom?