domingo, 17 de dezembro de 2023

DEIXANDO TODO EMBARAÇO.


Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta,  e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (Hb.12.1-3).

CINCO PALAVRAS QUE SE DESTACAM NO TEXTO.

1- TESTEMUNHAS. 

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas. Esta nuvem de testemunhas, não são as pessoas que estão nos observando em nosso dia-a-dia. Aqui o escritor aos hebreus faz referência aos heróis da fé citados no capítulo 11. Eles não são nossos espectadores, mas são exemplos colocados diante de nós. Eles são exemplos a serem seguidos, e estamos olhando para eles enquanto eles nos animam! Esta nuvem de testemunhas aumenta, a medida que estamos cercados por exemplos do Antigo e Novo Testamento e exemplos contemporâneos da fé.  

2- DEIXAR. 

Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia. Embaraço significa dificuldade, empecilho, obstáculo, tudo aquilo que nos atrapalha para não atingirmos o alvo. Embaraço aqui também significa "excesso de peso". Nenhum corredor usa vestimentas que atrapalhem os seus movimentos, apenas o mínimo necessário. Aqui nós aprendemos que na nossa maratona espiritual, devemos deixar todo embaraço (excesso de peso), coisas furteis e desnecessárias, que venham dificultar a nossa corrida e nos impedir de atingirmos o nosso Alvo que é Cristo. 

Falando sobre embaraço, Paulo está em concordância com o escritor aos hebreus, quando escreve a Timóteo dizendo: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5).

Enquanto o escritor aos Hebreus utiliza a figura de um atleta para comparar a corrida espiritual da fé dos cristãos, Paulo faz uso da linguagem militar comparando o cristão a um soldado que milita em plena guerra.

Você pode não está no pecado, mas os embaraços também te afastam de Deus.

Devemos entender que, nem todo embaraço é pecado, mas todo pecado é embaraço.

3- CORRER. 

Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta. Correr com paciência, significa dizer, correr com perseverança; todos correm, mas nem todos chegam até o final. Não é o muito correr, ou correr rápido demais que vai garantir a vitória para o atleta, mas o correr sempre e com persistência até atingir a linha de chegada. O atleta que não persiste em correr até o fim da maratona, tende a desistir e deixar a competição. 

Paulo também compara uma competição de atletas com a corrida da vida cristã, quando diz: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (I Co.9.24-27). 

CORRER PARA ALCANÇAR. Paulo ilustra o princípio de que se alguém deixa de exercer seu autodomínio, disciplina e abnegação, ele mesmo será rejeitado por Deus, mesmo sendo um pregador do evangelho.

FICAR REPROVADO. "Fica reprovado" (gr. adokimos) encerra a ideia de "ser reprovado em prova". Paulo emprega esse mesmo termo em II Co.13.5, onde declara que Cristo não habita naqueles que são reprovados. Paulo não se refere meramente à perda de um galardão ministerial. O que ele reconhece é a possibilidade de deixar de obter o prêmio, ou seja, a herança da salvação final.

O PRÊMIO. O "prêmio", a coroa "incorruptível" refere-se à vitória de obtermos a salvação eterna, o alvo precioso da vida cristã. Esse alvo somente podemos atingir, abrindo mão de alguns dos nossos direitos e renunciando as coisas que nos eliminariam da corrida espiritual.  

Nós os cristãos, como atletas da fé, devemos perseverar até o fim e no final dizer como disse o apóstolo Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.7).

4- OLHAR. 

Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé. Ele é o Alvo da nossa adoração e o nosso maior exemplo a ser seguido. Olhando sempre para Ele, seremos vitoriosos na corrida espiritual da nossa fé. Devemos fixar o nosso olhar em Jesus, desviando o nosso olhar de tudo aquilo que venha a nos afastar dEle. A ordem do SENHOR é: Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22). Olhando para Cristo, estamos trilhando o caminho certo da salvação.

5- CONSIDERAR. 

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (v.3). Considerar Jesus significa tê-lo como exemplo de sofrimento e inspiração para não desfalecermos, mas seguirmos fielmente até o fim. Amém!