sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A SANTIDADE DE DEUS.

E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir (Apocalipse, 4.8).

A santidade de Deus, é um dos seus atributos que mais lhe identifica, ela é inerente a sua pessoa. A dimensão da santidade de Deus, pode ser vista em três diferentes aspectos: 1. Deus é santo porque ele é único e está separado de toda a sua criação. 2. Deus é santo porque ele é puro e não pode ser atingido pelo mal. 3. Deus é santo, porque ele é, em sua essência e caráter, impecável. Isto significa dizer que, Deus não tornou-se santo, Ele sempre foi santo e nunca deixará de ser. Deus é santo, e tudo o que está relacionado a Ele é santo. Se não for deve ser, e se não é não serve para Deus. Na santidade de Deus Ele não aceita mistura; Ele disse: E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus (Lv.20.26). Ser santo é está separado do pecado e viver para uso e serviço exclusivo de Deus. Está escrito: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver (1Pe.1.15). A santidade de Deus é manifesta e revelada em toda a bíblia, é impossível alguém tentar desvincular Deus da sua santidade. A santidade de Deus nos causa temor, reverência e adoração.

TRÊS MANIFESTAÇÕES DA SANTIDADE DE DEUS:

Deus é Santo e a sua santidade não pode ser maculada, a sua santidade está acima de todos os conceitos de santidade humana, ela é inatingível e não pode ser superada por ninguém.

1. A SANTIDADE DE DEUS NA SARÇA.

E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. E, vendo o SENHOR que se virara para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus (Êxodo 3.1-6).
Passado quarenta anos, desde que Moisés havia fugido do Egito; estando ele no deserto de Midiã, apascentando as ovelhas de seu sogro Jetro, o Senhor Deus, decidiu revela-se para Moisés através de uma sarça pegando fogo. A santidade de Deus foi revelada mais uma vez. Ele, o Deus kadosh, que chama Moisés pelo seu nome e lhe santifica para ser o libertador do seu povo no Egito, disse a Moisés: Tira os sapatos dos teus pés, porque o lugar em estás é santo. Diz a bíblia que Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. O impacto da santidade de Deus, causou em Moisés: Temor, reverência e adoração.

2. A SANTIDADE DE DEUS NO MONTE.

Então, Moisés desceu do monte ao povo e santificou o povo; e lavaram as suas vestes. E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher. E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um som de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente. E o som da buzina ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta (Ex.19.14-19). E todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o som da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos (Ex.20.18,19).
Deus, o kadosh de Israel, disse a Moisés, que Santificasse o povo e os levasse ao pé do monte, mantendo uma certa distância, porque se alguém tocasse no monte seria morto (Ex.19.20-25). A santidade de Deus, deixou o povo assombrado, e o povo temeu ouvir a voz de Deus. A presença do Deus santo, era tão forte no monte, que o monte fumegava e havia trovões e relâmpagos, e o som de buzina. Foi ali que o Deus santo, escreveu os dez mandamentos em duas tábuas de pedra, deu leis e estatutos ao seu povo.

3. A SANTIDADE DE DEUS NO TEMPLO.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Is.6.1-5.
O profeta Isaías nos relata que quando orei Uzias morreu, ele viu ao SENHOR. O rei Uzias era seu tio, e Isaías tinha uma grande afinidade com ele; Isaías por fazer parte da família real, costumava viver uma vida de palácio, no palácio ele convivia com pessoas ímpias, que eram a elite da sociedade e tinha grande influência. Com a morte do seu tio, Isaías é tomado por um sentimento de tristeza, e ele vai ao templo em busca de consolo e conforto. No templo ele teve uma visão da glória e da santidade de Deus. Nesta visão ele é tomado por um sentimento de temor, reverência e adoração diante da santidade de Deus. Deus manifestou a sua santidade a Isaías, e a sua vida mudou a partir daquele dia. Dali por diante ele foi um crente e um profeta verdadeiramente consagrado ao SENHOR.

CONCLUSÃO:
Deus Santo, é único santificador. Ele nos chama, nos separa, e nos santifica para sermos exclusivos Dele. Para servir a Deus, não podemos ser santos e profanos ao mesmo tempo. Deus é santo e exigi santidade da parte daqueles que pertencem a Ele, e querem fazer a sua obra. Na sua palavra está escrito: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus.12.14). Amém!