terça-feira, 1 de outubro de 2019

AS CINCO FASES DA VIDA DE DAVI.

Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi; com ele, a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá (Salmos, 89.20,21).

Depois de Jesus Cristo, Davi é o nome que mais é citado na Bíblia. Davi tornou-se um homem de fama mundial em uma época em que não havia mídia, nem globalização, nem notícias de informação imediata. A vida de Davi foi marcada por várias fases, ouve muitos altos e baixos durante o seu tempo de vida. Das fases da vida deste grande personagem do qual descendeu o nosso Salvador Jesus Cristo, iremos destacar apenas cinco.

A FASE DO ANONIMATO (I Samuel, cap.16).

Davi era o filho mais novo entre os filhos de Jessé, que era em número de oito irmãos. Davi era um jovem do campo e desenvolvia uma atividade de pastor de ovelhas. Nesta fase da sua juventude, Davi era anônimo em Israel, mas já era conhecido de Deus na sua intimidade.
Na fase do anonimato Davi era o menor, o mais novo e o mais desprezado. É importante lembrar, que Deus também usa os anônimos. Na sua fase de anônimo, Davi tinha intimidade com Deus e era usado por Deus. Quando Davi se apresentou ao rei Saul para aceitar o desafio de lutar contra Golias, ele apresentou um relatório de vitórias, algo sua intimidade, do seu anonimato; ninguém sabia, só ele e Deus. Disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e a livrava da sua boca; e, levantando-se contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava. Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo (I Sm.16.34-36). É bom observar que Davi não buscava a fama, Deus foi quem decidiu lhe projetar e lhe apresentar a nação de Israel. Muitas vezes, é melhor ser um anônimo usado por Deus, do que ter fama, ser celebridade, mas vazio de Deus e de mal caráter.

A FASE DA FAMA (I Samuel, cap.17,18).

Davi não buscava a fama, mas Deus decidiu lhe elevar e fazê-lo conhecido em toda nação de Israel. Quando Davi derrotou Golias, algo que era inacreditável para muitos, a sua fama correu por todos arredores da nação de Israel e nações vizinhas. Foi a partir deste momento que Davi saiu do anonimato de um simples pastor de ovelhas, para ser conhecido como o grande guerreiro, o campeão de Israel. Só que, toda fama há um preço a pagar. Davi pagou o preço de ter que suportar a inveja e as perseguições do rei Saul e de seus irmãos. Diz o texto sagrado, que as mulheres cantavam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a  mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita (I Sm.18.7-9). Mas, de nada vai adiantar alguém perseguir aquele que Deus decidiu exaltar e abençoar. O segredo de Davi é que Deus estava com ele. Isto deixava os seus inimigos perturbados e aterrorizados, diz o texto: E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele ... (I Sm.18.12). A fama de Davi não era por causa dos seus méritos, mas era por causa do nome do SENHOR. Ele disse ao gigante Golias: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (I Sm.17.45). Nós estamos abrigados debaixo da fama do Senhor Jesus, Ele nos faz famosos para honra e glória do seu Nome. Nunca pense que você é grande coisa, o famoso e formoso é JESUS, nós apenas estamos debaixo da sua sombra. A alegria pode ser nossa, mas a honra e a glória é para JESUS. Enquanto Davi consultava ao SENHOR e confiava sempre Nele, Deus operava grandemente e Davi era vitorioso. Mas, quando ele deixou de consultar ao SENHOR, e passou a tomar decisões por conta própria, a sua vida tornou-se um fracasso. Conosco não será diferente. Pense nisso.

A FASE DAS PERSEGUIÇÕES E INJUSTIÇAS (I Samuel, cap.19-31).

Esta foi uma fase muito difícil na vida de Davi. Davi foi ungido rei em Belém, na casa do seu pai Jessé com 16 anos de idade, mas só veio a assumir o trono e reinar sobre Israel quando estava com 30 anos de idade. Esse espaço de tempo, entre os 16 anos até os 30, passaram 14 longos anos de perseguições por parte do rei Saul, por causa da grande inveja que ele nutria por Davi. Além das injustiças e perdas que Davi teve que sofrer durante essa fase da sua vida, ele teve também que suportar tudo sem reclamar e aguardar o tempo em que Deus iria cumprir com a sua promessa em sua vida, lhe exaltando como rei sobre toda a nação de Israel. Por isso que anos depois, ele escreveu o salmo que diz: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Sl.40.1). Muitas vezes também se faz necessário em nossa vida, que passemos por um período de tribulações e aflições, para depois recebermos a vitória. Esta fase serviu de aprendizado e amadurecimento para Davi. Deus primeiro nos disciplina, para depois nos exaltar e abençoar.

A FASE DAS GRANDES CONQUISTAS (II Samuel, cap.2-10).

Davi conquistou o coração de Deus, Davi conquistou o coração do povo, Davi conquistou terras para o território de Israel. Davi foi um grande conquistador, Davi foi o amado de Israel, um rei cantor e poeta, um devoto do SENHOR, um adorador por excelência. Davi venceu grandes batalhas e conquistou muitas terras, inclusive, a conquista plena das terras pertencentes a Israel desde o tempo de Josué, só foram totalmente conquistadas por Davi (II Sm.5.6-12). Davi começou a reinar com a idade de trinta anos e reinou 40 anos (II Sm.5.4,5). Diz o texto sagrado, que Davi cada vez mais ia aumentando e crescendo, porque o SENHOR era com ele (II Sm.5.10). Enfim, Deus deu um nome a Davi e Davi foi contado entre os grandes, a sua fama percorreu nações e Davi passou a ser conhecido por todos. Em uma época que não havia mídia, nem globalização, nem notícias veloz e imediata, mesmo assim Davi tornou-se famoso por causa das suas grandes conquistas e vitórias. Para Deus abençoar e dar vitória, Ele não depende de tecnologia nem de mídia, porque Ele é Deus, faz como quer e opera milagres em todo o tempo. Amém!

A FASE DA DECADÊNCIA (II Samuel, cap.11-24).

Na fase da decadência Davi deixou de consultar ao Senhor e tomou decisões precipitadas que o levou ao fracasso. Davi começa a decair quando ele deixa de ir as guerras e ficar ocioso procurando distração imprópria para um servo de Deus. Davi foi um homem de grande comunhão com o SENHOR, Davi venceu várias nações e tornou-se grande em Israel. Mas a partir do momento em que ele deixou-se levar por sua vaidade, a sua soberba o levou ao fracasso. A história de Davi se torna triste e deprimente quando ele peca, cometendo um adultério e um homicídio ao mesmo tempo. Isto está registrado no segundo livro de Samuel, capítulo 11. Depois deste episódio, a vida de Davi desmorona, isto atingi a sua vida familiar, social e espiritual. Davi alcança o perdão de Deus, mas as consequências do seu erro é terrível. Muitos males aconteceram na sua família e no seu reinado, Davi perdeu o controle da situação e a sua velhice não foi de descanso, como deveria ser. Infelizmente, Davi começou bem, mas não terminou bem. Mais importante do que começar bem, é terminar. A exemplo de Davi, isto aconteceu com muitos no passado e ainda hoje acontece. Muitos começam bem, mas depois são levados pela vaidade e dominados pelo orgulho, e a soberba os leva a queda. Que possamos ser vigilantes para não cairmos, que possamos deixar um legado de fé e dignidade, de um caráter ilibado debaixo da graça de Deus. Que possamos ir até o fim debaixo da direção do SENHOR. Amém!