sexta-feira, 11 de junho de 2021

ELIAS - Ele era Humano.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto (Tg.5.17,18).

Tiago cita Elias como exemplo de oração eficaz e destaca que ele era homem sujeito às mesmas paixões que nós. A expressão, "sujeito às mesmas paixões que nós", significa dizer que, Elias tinhas as mesmas tentações e inclinações ao pecado, mas ele resistia. Tiago não diz que Elias era um super profeta, nem um super crente ou um super homem de Deus, mas simplesmente um homem. O segredo de Elias era a vida de oração e comunhão com Deus que ele vivia. Elias andava na presença de Deus e era submisso a sua vontade. A grande diferença de muitos cristãos na atualidade para Elias, é que boa parte dos crentes não vivem na pratica da oração, nem desfrutam de uma comunhão constante com o Senhor. São crentes que vivem de muletas, escorados na oração dos outros e não confiam na sua própria oração diante de Deus. A oração é o grande segredo para vencermos, a oração nos faz submissos e dependentes de Deus. De fato, Deus ouviu e atendeu a oração de Elias, cerrando os céus por três anos e seis meses para que não chovesse. Elias fechou os céus através da oração e teve que orar outra vez, para que os céus se abrissem e viesse chuva. E isto aconteceu, lá no monte Carmelo. 

Diz o texto sagrado: Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: sobe agora e olha para banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Vá dizer a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (I Rs.18.41-46). Depois da perseverante oração, a chuva desceu em abundancia e o poder do SENHOR veio sobre Elias. Debaixo da unção e da força do SENHOR, Elias correu com uma força extraordinária, mais rápido do que os cavalos do carro de Acabe, por cerca de 17 Km. até chegar em Jezreel. Quando nós oramos, Deus nos leva a fazer proezas, por causa da unção que vem sobre nós. Tudo só acontece pela fé e através da oração. Se estamos fracos é porque não oramos. Muitas coisas extraordinárias poderiam acontecer no meio do povo de Deus e ser manifesto ao mundo, mas se não acontecem, é porque nos falta oração, devoção sincera e total dependência de Deus. Elias era HOMEM sujeito às mesmas paixões que nós, mas fez proezas, porque era um homem de oração. Amém!