quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

AS MARCAS DE UM PREGADOR.


Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios, na fé e na verdade (I Tm.2.7).

... para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios (II Tm.1.11).

Paulo tinha um grande prazer e sentia-se privilegiado por ter sido constituído por Deus pregador. Paulo prioriza o título de pregador, quando destaca três ofícios para os quais ele foi constituído: (1) Pregador. (2) Apóstolo. (3) Doutor ou mestre dos gentios. Paulo considerava que ser pregador é ser um mensageiro de Deus, um homem que recebe a mensagem de Deus para entregar ao povo. O verdadeiro pregador é um canal de Deus para transmitir a sua mensagem.

O verdadeiro pregador tem um grande apego a Palavra; deleitar-se em ler, estudar e meditar na Palavra, além de buscar vivê-la. Um pregador convicto de sua chamada e vocação, ele não abre mão do seu ministério, ele começa como pregador e termina como pregador. O verdadeiro pregador deixa um legado para as gerações futuras, ele tem marcas e marca a sua história. O homem de Deus que dedicou a sua vida em pregar e ensinar a Palavra de Deus, mesmo depois de sua morte, ele será lembrado como o pregador do Evangelho de Jesus. 

TRÊS MARCAS NA VIDA DE UM PREGADOR:

1- HUMILDADE.

Deus não chama e nem usa os exaltados, nem os autossuficientes, nem os soberbos.

... Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg.4.6).

A graça é para os humildes. A sabedoria é para os símplices e a revelação é para os servos.

A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl.119.130).

2- ORAÇÃO.

Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho (Ef.6.18,19).

O verdadeiro pregador deve viver uma vida de oração, porque é através da oração que ele recebe de Deus a iluminação, a direção e a revelação da Palavra.

3- UNÇÃO.

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele (At.10.38).

A unção do Espírito é algo que deve está na vida do verdadeiro pregador. Um pregador sem a unção do Espírito a sua pregação é vazia; por mais beleza de oratória e eloquência que ele possa ter. A unção é que faz a diferença, porque a mensagem é transmitida com graça e autoridade do Espírito na vida do pregador.