terça-feira, 12 de setembro de 2023

FALTA-TE UMA COISA. (Mensagem Evangelística)


E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra teu a pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa; vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Mc.10.17-22).

Este encontro do jovem rico com Jesus, é narrado pelos três evangelistas dos evangelhos sinóticos: Mateus 19.16-30; Marcos, 10.17-22 e Lucas, 18.18-24). Todavia, o evangelista Marcos nos apresenta este episódio com mais riquezas de detalhes.

UM HOMEM JOVEM.

TRÊS QUALIDADES DESTE JOVEM:

1- Um jovem importante, ele era príncipe (Lc.18.18).

2- Um jovem religioso, ele guardava os mandamentos (Mc.10.19,20).

3- Um jovem rico, ele possuía muitas propriedades  (Mc.10.22).  

TRÊS ATITUDES DO JOVEM RICO:

1- Ajoelhou-se diante de Jesus (Mc.10.17).

2- Chamou Jesus de Mestre (Mc.10.17,20).

3- Ouviu a palavra de Jesus (Mc.10.21,22).

TRÊS ATITUDES DE JESUS PARA COM O JOVEM RICO:

1- Parou e lhe deu atenção.

2- Olhou para ele e o amou.

3- Declarou-lhe uma verdade: "Falta-te uma coisa".

TRÊS COISAS IMPORTANTES O JOVEM RICO DESPREZOU:

1- Desprezou a oportunidade de ser um discípulos de Jesus.

Aquele jovem chamou Jesus de Mestre, mas não quis ser seu discípulo.

2- Desprezou a palavra de Jesus: "Falta-te uma coisa".

3- Desprezou o tesouro no céu, por causa do tesouro na terra.

CONCLUSÃO:

O jovem rico conhecia os mandamentos de Deus, mas não conhecia o Deus dos mandamentos. Ele teve a oportunidade ímpar de ser salvo e herdar a vida eterna, mas a avareza e o amor as riquezas dominava o seu coração. Ele foi um caso único de alguém sair triste da presença de Jesus. Talvez você esteja na mesma condição do jovem rico: Está te faltando uma coisa. Uma única coisa é suficiente para preencher o teu vazio e te completar: Jesus Cristo. Você pode ter tudo, ou quase tudo, mas te falta JESUS. Deus Pai te oferece o seu Filho Jesus Cristo, aceite-o como seu único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida. Amém! 

(Evangelista Geraldo Barbosa)