domingo, 7 de maio de 2023

Moisés, Zípora e a Mulher Cuxita.


Após fugir do Egito, Moisés veio refugiar-se na terra de Midiã, e estando cansado assentou-se junto a um poço (Ex.2.15). Ali ele conheceu Zípora, que seria sua futura esposa (Ex.2.16-21). Os midianitas descendiam de Abraão por Cetura e habitavam em Midiã, ao sul e sudeste de Canaã. Moisés permaneceu em Midiã por quarenta anos, onde Deus o preparou para sua grande tarefa, libertar o seu povo do Egito.

ZÍPORA, A PRIMEIRA MULHER DE MOISÉS.

Zípora é um nome feminino de origem hebraica, que surge como variante de Séfora.

Zípora: Significa “pássaro”; “mulher inteligente”, “mulher livre”.

E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, a qual teve um filho, e ele chamou o seu nome Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estrangeira (Ex.2.21,22).

MOISÉS NEGLIGENCIA O RITUAL DA CIRCUNCISÃO, E O SENHOR O QUIS MATAR.

Numa hospedaria ao longo do caminho, o SENHOR foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo. Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés. E disse: "Você é para mim um marido de sangue!", referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião o SENHOR o deixou (Ex.4.24-26).

Moisés negligenciara a prática do sinal do concerto, no caso do seu próprio filho. Diante de Deus, isso foi um sinal claro de desobediência por parte de Moisés e de sua esposa. Certamente Deus feriu Moisés com uma doença potencialmente fatal, até que este mandasse circuncidar seu filho. Este incidente demonstra que a eleição de um indivíduo por Deus, continua somente enquanto ele permanece em obediência. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal, p.121).

ZÍPORA REENCONTRA MOISÉS APÓS O SEU RETORNO DO EGITO.

E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer, porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Então, saiu Moisés ao encontro de seus sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel... (Ex.18.2-8).

Aqui fica subtendido que Moisés mandou sua esposa e seus dois filhos para casa do seu sogro Jetro durante o período em que esteve no Egito cumprindo sua missão, em conflito com Faraó.

A DESCONHECIDA MULHER CUXITA.

A Bíblia não dá detalhes sobre quem seria esta mulher cuxita (etíope). Esta citação é única sobre esta mulher de pele negra, que talvez foi vítima de descriminação por parte de Miriã e Arão. 

A bíblia também não revela, mas subtende-se que por esse tempo, Zípora havia morrido.

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cuxita (Nm.12.1). ARC.

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope (Nm.12.1). NVI.

O casamento de Moisés com uma mulher etíope ("cuxita") não era nem moral nem legalmente errado. A queixa de Miriã e de Arão era um pretexto fingido para encobrir a inveja que nutriam devido à autoridade de Moisés. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal p.252). Ou seja, o que estava incomodando Miriã e Arão não era a mulher cuxita, e sim a unção que estava sobre Moisés. Quem tem unção de Deus, incomoda.