quinta-feira, 12 de agosto de 2021

JESUS - Maior Do Que O Templo.

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor (Mt.12.6,8).

Por que Jesus disse que Ele é maior do que o templo e Senhor do sábado? Observando o contexto a parti do versículo primeiro, Jesus é questionado pelos fariseus acerca da quebra do sábado, pelo fato dos seus discípulos colherem espigas e comerem no dia de sábado.

O texto diz: Naquele tempo, passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começou a colher espigas e a comer. E os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenareis os inocentes. Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor (Mt.12.1-8).

Os fariseus estavam preocupados com as tradições, com os rituais da lei, com a religiosidade das coisas e não com a alma das pessoas. Enquanto a religião dos fariseus valorizava as coisas, Jesus ensinava e valorizava as pessoas.

JESUS - Maior do que o Templo.

O templo de Herodes era um edifício de mármore, com belas colunas e portas formosas, um dos mais belos edifícios do mundo naquela época. Jesus surpreende a todos ao dizer que Ele é maior do que o templo. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que Ele é maior do que as coisas e os lugares sagrados. Maior do que os rituais sagrados, maior do que as tradições, maior do que a religião. Porque a religião não tem poder de regenerar, a Lei não tem poder de remir, os ritos sagrados não podem libertar e o Templo não tem poder para salvar. Os sacrifícios religiosos não podem purificar o pecador nem os sacerdotes podem salvar os religiosos. Mas há um que é Maior do que o templo, esse tem poder para perdoar e salvar o mais vil pecador. Ele pode cancelar sua dívida impagável, pode purificar sua consciência das obras mortas e dar a você a vida eterna. Finalmente, JESUS é Maior Do Que o Templo, porque Ele é a Glória do templo. Aleluia!