quarta-feira, 6 de julho de 2022

GADARA - Uma Região Sombria.


Gadara ficava localizada no lado oposto do mar da Galileia e fazia parte de uma região chamada Decápolis (dez cidades). Esta parte do mar da Galileia era composta quase em sua totalidade por gentios. Era praticamente um território isolado, por onde os judeus não transitavam. Jesus só esteve nessa região uma única vez, onde Ele foi com o propósito de liberta um homem possesso de demônios. Segundo informações, as dez cidades (Decápolis) estavam localizadas ao sudeste do mar da Galileia. Essas dez cidades haviam sido colonizadas, séculos antes, por comerciantes gregos e imigrantes. Cada uma dessas cidades tinham seu próprio governo independente, formavam uma aliança, visando proteção e melhores oportunidades de comércio. Embora os seus habitantes fossem na sua maioria gentios, havia também judeus nessa região. O evangelho de Mateus informa que muitas pessoas de Decápolis seguiram Jesus (Mt.4.25). 

Três dos quatro Evangelhos registram o milagre da cura do endemoninhado de Gadara (Mt.8.28; Lc.8.26; Mc.5.1). Jesus concluiu o sermão que havia proferido para uma grande multidão, e voltou a Cafarnaum. Quando Ele e os discípulos estavam cruzando o mar da Galileia, surgiu uma grande tempestade, e Jesus aplacou aquela violenta tempestade. A seguir, Jesus e os discípulos chegaram na região gentílica dos gadarenos, onde operou um grande milagre, ordenando que os demônios deixassem dois homens que estavam terrivelmente possessos (Mt.8.28). 

Três Pedidos Feitos a Jesus em Gadara: 

(1) O pedido dos demônios: E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo (Lc.8.31). 

(2) O pedido dos moradores de Gadara: E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles, porque estavam possuídos de grande temor. E, entrando Ele no barco, voltou (Lc.8.37). 

(3) O pedido do homem que fora liberto: E aquele homem de quem havia saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com Ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito (Lc.8.38,39). 

Três Coisas únicas e exclusivas que aconteceram em Gadara: 

(1) Um homem que morava no cemitério (Lc.8.27). 

(2) Demônios se identificando com o nome de Legião (Lc.8.30). 

(3) Uma manada de porcos sendo possuída pelos demônios e se precipitando no mar (Lc.8.31-33). 

Três Coisas Marcaram  a Cidade de Gadara:

(1) O homem que era o terror de Gadara foi liberto (Mc.5.15).

(2) O povo ficou possuído de temor e rejeitaram a Jesus (Lc.8.37).

(3) Jesus deixou um evangelista para testemunhar das grandezas de Deus em Decápolis (Mc.5.18-20).

Jesus é maravilhoso e muito misericordioso, Ele se importou com aquele homem que a muito tempo vivia como prisioneiro de Satanás. Jesus deixou uma multidão de pessoas e veio a uma das regiões mais sombria da Galileia, com um único propósito, libertar um homem que para muitos era um caso perdido. Mas para Deus nada está perdido, Ele muda situações e resolve. Amém!