sábado, 15 de abril de 2023

O FIM DO TITANIC.


Há mais de um século, aconteceu um dos piores desastres marítimos da história, teve início na noite de 14 de abril e terminou na manhã de 15 de abril de 1912, o luxuoso transatlântico RMS Titanic foi ao fundo do mar após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico. O acidente aconteceu horas depois de o navio ter deixado o porto de Southampton, na Inglaterra, na véspera. Dos 2.224 passageiros a bordo, mais de 1500 pessoas morreram afogadas ou por conta do frio. Era o triste fim da viagem inaugural do Titanic, que deveria ter como destino final a cidade de Nova York. Pouco antes da meia-noite do dia 14 de abril, o Titanic navegava em uma área de água parada, sem ondas, um verdadeiro espelho e também um inconveniente para detectar icebergs. Com uma noite estrelada e um mar excepcionalmente calmo, os vigias deram o aviso do iceberg a 600 metros da proa. O Primeiro Oficial Murdoch, de plantão no momento após a retirada do Capitão Smith em sua cabine, tentou evitar a colisão. Porém, o navio raspou no iceberg, o que abriu seis fendas em seu casco. A partir deste momento, o Titanic estava condenado. Para agravar a situação, não havia botes salva-vidas para todos os passageiros, apesar de o navio estar seguindo a legislação vigente na época. Este foi um dos piores desastres marítimos da história em tempos de paz e talvez o mais famoso.  

Na época em que o Titanic foi construído, era considerado o maior transatlântico do mundo. As véspera da inauguração para entrar no alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: O que o senhor tem a dizer para a imprensa a respeito da segurança do seu navio? O homem, com um tom irônico disse: Minha filha, nem Deus afunda o meu navio. Resultado, foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo. Um desastre marítimo sem precedente na História.

Infelizmente, este homem não foi inteligente com suas palavras e tiveram que pagar caro por isso. Está escrito: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl.6.7). Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado (Mt.12.37).