terça-feira, 27 de dezembro de 2022

DEZ CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA AVIVADA NO LIVRO DE ATOS.

A igreja do primeiro século foi modelo perfeito de uma igreja avivada. Por um bom período de tempo a igreja descrita no livro de atos, se manteve avivada, revolucionou a sua geração e deixou a sua marca na história. Com o passar dos tempos a igreja não deixou a chama do Espírito Santo se apagar, mas teve seus declínios e precisou de um reavivamento. Houve vários reavivamentos no decorrer da história da igreja, todavia hoje nós vivemos uma nova realidade e estamos precisando de um novo reavivamento em pleno século XXI.

O QUE É AVIVAMENTO?


Segundo o dicionário da língua portuguesa, avivamento vem de avivar, que é o ato de tornar ou torna-se mais vivo, reanimar, despertar, aumentar, torna-se mais forte, mais intenso, mais ativo, destacar-se.
Avivamento é a ação do Espírito Santo no interior dos crentes, que os leva a viver uma vida de santidade, temor e reverência na presença de Deus. Também é uma dinâmica poderosa do Espírito na vida dos crentes para realizarem a obra de Deus.

O QUE NÃO É AVIVAMENTO?

Avivamento não é barulho, avivamento não é o culto das emoções, avivamento não é movimento, modismo ou inovações criados por alguns grupos "pentecostais".
É possível que haja barulho e movimento no avivamento, porque o avivamento implica em um movimento do Espírito para remover o pecado e estabelecer a santidade. Porém, muitos estão confundindo o movimento humano, com o movimento do Espírito Santo. Avivamento não é falar línguas e saltar de emoções. Avivamento é viver a Palavra.

1- PERSEVERAVAM NA ORAÇÃO.

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas... (1.14).

Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona (3.1).

2- PERSEVERAVAM NA DOUTRINA.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (2.42).

3- PERSEVERAVAM NO MINISTÉRIO DA PALAVRA.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra (6.4).

4- ANUNCIAVAM A CRISTO TODOS OS DIAS.

E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo (5.42).

5- OS CRENTES ERAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.

E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (4.31).

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (4.33).

6- MUITAS CURAS E MILAGRES ERAM REALIZADOS.

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos...

de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados (5.12,15,16).

E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam (19.11,12).

7- MUITAS PESSOAS SE CONVERTIAM A CRISTO.

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua Palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas (2.41)

Muitos, porém, dos que ouviram a Palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil (4.4).

E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais (5.14).

E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor (11.21).

8- ERAM PERSEGUIDOS, MAS NÃO DEIXAVAM DE ANUNCIAR A PALAVRA.

E também Saulo consentiu na morte de Estevão. E fez-se naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos. Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a Palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo (8.1,4,5).

9- OS DISCÍPULOS ERAM PARECIDOS COM CRISTO.

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (11.26).

10- A IGREJA VIVIA NA COMUNHÃO E DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (8.29).

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (13.2).

E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre (13.4).

Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias... (15.28). 

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Míssia, desceram a Trôade (16.6-8).

Que possamos viver o verdadeiro avivamento; que possamos perseverar em ler, meditar e estudar o livro sagrado; e que a oração, a comunhão e o temor a Deus sejam constantes em nossas vidas. 
Este avivamento deve ser primeiramente individual e depois coletivo.
Que possamos continuar clamando por um grande avivamento.
Que possamos repetir com profeta Habacuque: Aviva, ó SENHOR, a tua obra! (Hc.3.2).
Aviva, o teu povo, a tua igreja! Amém!