quinta-feira, 14 de novembro de 2013

DANIEL. O PRÍNCIPE, PROFETA E ESTADISTA.

Então, Daniel foi introduzido na presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aquele Daniel,  dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar (Daniel, 5.13; 1.8).  

Daniel, cujo nome significa, Deus é meu juiz; é um exemplo de fidelidade, perseverança e amor a Deus. Mesmo estando cativo em babilônia, um império idolatra, mergulhado nas trevas do paganismo e da sensualidade, ele não se deixou levar pela influência do pecado; antes, manteve sua identidade de crente fiel, e brilhou como astro no meio de uma sociedade pecadora e corrompida pelo sistema mundano que dominava o império babilônico. Ele é uma prova cabal para os crentes neotestamentário, que é possível se manter fiel a Deus. Mesmo estando no cativeiro em meio as adversidades e assumindo cargos de alto nível na política, ele se manteve fiel.

AS QUALIDADE DE DANIEL COMO PRÍNCIPE:

1 - SECULAR.
De alto nível cultural, fazia parte da família real, pertencia a classe nobre. 
E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres (Dn.1.3).

2 - INTELECTUAL.
Era instruído em toda a sabedoria, e sábio em ciência.
Jovens instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento (Dn.1.4).

3 - FÍSICA.
Era formoso e de boa aparência.
Jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência (Dn.1.4).

4 - ESPIRITUAL.
Ele mantinha uma vida de oração e comunhão com Deus.
Daniel, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer (Dn.6.10).

AS VIRTUDES DA VIDA DE DANIEL COMO PROFETA:

* HUMILDE.
Ele não tomava glória para si, tributava a Deus. Dn.2.26-30.

* SUBMISSO.
Era submisso a Deus e as autoridades. Dn.6.25-28.

* OBEDIENTE.
A palavra de Deus. Dn.1.8.

* PERSEVERANTE.
Na oração, e na leitura da palavra de Deus. Dn.9.1-3.

* FIEL.
Aos princípios da palavra de Deus. Dn.6.1-4.

TÍTULOS E AÇÕES DE DANIEL COMO ESTADISTA:

1. No reinado de Nabucodonosor, ele foi Governador.
Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também por principal governador de todos os sábios de babilônia (Dn.2.48).

2. No reinado Belsazar, ele foi o terceiro dominador do reino.
Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro dominador do reino (Dn.5.29).

3. No reinado de Dario, ele foi um dos principais ministros supervisores do rei.
E pareceu bem  Dario constituir sobre o reinado a cento e vinte presidentes, que estivesse sobre todo o reino; e sobre eles três príncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta, para que o rei não sofresse dano (Dn.6.1,2).

4. Pediu ao rei que constitui-se seus companheiros sobre os negócios da província.
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; mas Daniel estava a porta do rei (Dn.2.49).

CONCLUSÃO:
A convicção de fé de Daniel e todas as suas qualidades, lhe conduziram rumo a vitória. Em momento algum a sua fé foi abalada, mas ele manteve firme o propósito de servir e adorar somente a Deus. Hoje a grande problemática das pessoas é a falta de convicção. Muitos, por não terem firmeza e convicção de fé, estão se vendendo e se rendendo ao sistema; estão sofrendo uma crise de identidade e já perderam o equilíbrio e o controle da situação. Mas, Deus tem levantado um grupo de remanescentes fieis que estão fazendo a diferença no meio desta geração corrompida e perversa.