sábado, 6 de maio de 2023

O Desprezo Pela Palavra do SENHOR.


O que despreza a Palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv.13.13).

Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo mal diante de seus olhos?... Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa... (II Sm.12.9,10).

"DESPREZAR" (hb.bazah) significa tratar com menosprezo, desprezo e fazer pouco caso. Mediante seus atos, Davi estava declarando que Deus não era tão importante, nem digno de amor e consagração. O profeta Natã declarou que Davi, ao cometer adultério, homicídio e dolo, era culpado de desprezar "a palavra do SENHOR" e de desprezar o próprio Deus. Semelhantemente, há na igreja hoje, obreiros que cometem adultério, e revelam assim que não têm apreço por Deus e sua santa Palavra. Tratam com desprezo o evangelho e o sangue de Cristo ao participarem da Ceia do Senhor, como se fossem coisas vulgares, e que não merecem sua fidelidade. As Escrituras mostram que um ministro da Palavra, que serve a igreja, ao cometer adultério, desqualifica-se para o ministério (I Tm.3.2). 

SÊ O EXEMPLO. Uma das qualificações mais importantes para o dirigente eclesiástico é que ele seja um exemplo para os demais crentes (I Tm.4.12). A palavra grega traduzida "exemplo" é "tupos", que significa "modelo", "imagem", "ideal" ou "padrão". O pastor, antes de mais nada, deve ser um modelo de fidelidade, de pureza e de perseverança na fé. Somente deve ocupar o cargo de pastor da igreja o homem do qual a membresia da igreja possa dizer: "Este obreiro tem uma vida cristã digna de ser imitada". (Bíblia de Estudo Pentecostal pg.495,1870).

Disse o SENHOR a Samuel acerca do sacerdote Eli e da sua casa: "Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo (I Sm.2.30). Há um grande perigo em despreza o SENHOR e a sua Palavra. Todos os que entraram por este caminho de desobediência e desprezo a Palavra do SENHOR, foram levados a ruína e ao fracasso. Portanto, devemos ter apreço a Palavra de Deus, e nos apegarmos com amor ao Livro do SENHOR. Que possamos amar cada vez mais a Palavra do Senhor e guardá-la no coração para não pecar contra o Senhor. Amém!