sábado, 10 de junho de 2017

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE

E retornando Jesus de barco para a outra margem, numerosa multidão, uma vez mais, se formou ao seu redor, enquanto estava na praia.  
Foi quando chegou ali um dos dirigentes da sinagoga local, chamado Jairo. Ao ver Jesus, prostrou-se aos seus pés. E lhe pediu aos prantos e com insistência: “Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva”. Então Jesus foi com ele. E uma enorme multidão o acompanhava, apertando-o de todos os lados.
E estava por ali certa mulher que, havia doze anos, vinha padecendo de hemorragia. Ela já tinha sofrido demasiado sob os cuidados de vários médicos e gastara tudo o que possuía; porém, em vez de melhorar, ia de mal a pior. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, passou pelo aglomerado de pessoas e conseguiu tocar em seu manto. Pois dizia consigo mesma: “Se eu puder ao menos tocar as suas vestes, ficarei curada”. E, naquele instante, se lhe estancou a hemorragia, e a mulher sentiu em seu corpo que estava liberta do seu sofrimento. No mesmo momento, ao sentir que do seu interior fora liberado poder, Jesus virando-se em meio à multidão, inquiriu: “Quem tocou em meu manto?” Ao que os discípulos alegaram-lhe: “Vês a multidão que te comprime de todos os lados e perguntas: ‘Quem me tocou?’”. No entanto, Jesus continuou olhando ao seu redor, esperando ver quem havia feito aquilo. Então, a mulher, assustada e trêmula, sabendo o que lhe tinha sucedido, aproximou-se e prostrando-se aos seus pés declarou-lhe toda a verdade. E Jesus afirmou-lhe: “Minha filha, a tua fé te salvou! Vai-te em paz e estejas liberta do teu sofrimento”(Marcos, 5.21-34).

Jesus curava as pessoas de modo integral: Corpo, alma e espírito. A mulher neste episódio estava com sua vida inteiramente afetada por um sangramento crônico que já duravam doze anos. Seus problemas eram físicos, sociais e espirituais. Mas esta mulher ouvindo falar de Jesus teve fé e se esforçou para ir ao encontro Dele. A sua fé era tão grande em Jesus, que ela pensou: Se eu ao menos tocar nas suas vestes ficarei curada. Porém, esta mulher teve que enfrentar alguns obstáculos até chegar a Jesus.

TRÊS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELA MULHER:

O OBSTÁCULO DO PRECONCEITO.

Havia um problema social, pois ela era considerada imunda (Lv.15.19-30). Tudo e todos que a tocavam tornavam-se impuros. Esta mulher vivia isolada do seu convívio social, era discriminada e desprezada pela sociedade. Este preconceito social a impedia de aparecer em público, pois também corria o risco de ser apedrejada, todavia ela rompeu este obstáculo e enfrentou os preconceituosos.  
Neste mundo sempre haverá os preconceituosos, mas o que importa é acreditar no poder de Deus, vencer os preconceitos e abraçar a vitória.

O OBSTÁCULO DA MULTIDÃO.

Quando ouviu falar de Jesus, a mulher decidiu procurá-lo. Jesus era a sua única esperança de ser curada e ter novamente o seu lugar na sociedade. Com grande coragem e determinação, a mulher enfrentou a multidão e conseguiu alcançar e tocar Jesus. A sua fé foi persistente, ela não olhou para dificuldade de ter que enfrentar a multidão, mas se levantou e partiu ao encontro de Jesus. 
Este exemplo de fé persistente, nos leva a acreditar que nenhum obstáculo será grande quando decidimos romper a multidão de problemas que nos cercam. 

O OBSTÁCULO DAS CRITICAS.

Apesar dos evangelhos não relatarem que a mulher do fluxo de sangue foi criticada por sua atitude, todavia fica subentendido que sim. Os evangelistas também não dizem que ela saiu gritando ao encontro de Jesus. Mas, ela foi disfarçadamente em silêncio para não ser percebida pelas pessoas. É bem provável que alguns a perceberam e reprovaram a sua atitude, mas mesmo debaixo de oposições e criticas, ela não desistiu, venceu os críticos e conseguiu chegar até Jesus.
É sempre assim, para nos ajudar e nos levar pra frente, ninguém aparece, mas para nos criticar, nos dar palavras de desânimo e nos fazer desistir, tem muitos. 
A mulher do fluxo de sangue, não desanimou diante das criticas dos seus opositores, mas insistiu no seu propósito e conseguiu tocar nas vestes de Jesus. 
Quando ela tocou as vestes de Jesus, imediatamente foi curada. Ela querendo ocultasse sem que fosse percebida, Jesus questionou insistentemente, dizendo: Quem me tocou? Jesus era comprimido pela multidão e era impossível alguém não ter lhe tocado. Todavia, aquela mulher tocou em Jesus de forma especial. Ela temendo e tremendo, confessou a Jesus. O terror encheu o coração daquela mulher, que pensou que Jesus iria condená-la. Cheia de medo, ela contou a história e esperou pela palavra de condenação. Mas, em lugar disso, o que ela ouviu a curou completamente. Ela ouviu Jesus dizer: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal (Marcos, 5.34). Com os próprios ouvidos, essa mulher ouviu Jesus chamá-la de sua filha! Em outras palavras, ela ouvia Jesus dizer: "Venha para minha família, você está limpa, sadia e curada". 

Concluímos que, por maiores que sejam os obstáculos que estejam a nossa frente, devemos ter fé e acreditar que vamos superar e vencê-los. Assim como a fé da mulher do fluxo de sangue, lhe conduziu a vitória, que assim seja a sua fé, rompendo os obstáculos e alcançando a vitória em nome de Jesus. Amém!