segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Os Gregos Queriam Ver Jesus.


Ora, havia alguns gregos entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e, então, André e Filipe o disseram a Jesus (Jo.12.20-22).

Jesus tornou-se tão popular, que a sua fama ultrapassava as fronteiras de Israel. Por ocasião da festa da Páscoa, Jesus foi a Jerusalém com os seus discípulos, e muitos judeus foram à festa para adorar. Entre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos, e estes queriam ver Jesus de perto. Os gregos tendo testemunhado a boa recepção que Jesus tivera ao entrar em Jerusalém (12.12-19), estavam interessados em ver de perto aquela figura popular, que, segundo as notícias, até mortos ressuscitava. Pelo fato de Jesus está cercado por uma grande multidão, isto impedia um acesso direto a sua presença. Havendo esta dificuldade, os gregos conversaram com Filipe e pediram a Filipe: Senhor, queremos ver Jesus. Por que Filipe? Devem ter procurado o discípulo Filipe por causa do seu nome grego, que significa "aquele que gosta de cavalos". O sentido de "ver" aqui é simplesmente "olhar para ele", sem implicar necessariamente um envolvimento maior. 

Filipe não estava certo sobre o que fazer em relação ao pedido dos gregos e então consultou André, por ser talvez um discípulo mais experiente. De acordo com a sua experiência, Jesus ministrava apenas para os judeus ou a seus parentes próximos, os samaritanos. O que Jesus pensava dos gregos? Será que Jesus iria interrompe o seu discurso e desviar a sua atenção para recepcionar os gregos? Essas questões deixaram Filipe inseguro, e André parece tê-lo aconselhado a deixar que Jesus decidisse; assim, André e Filipe o comunicaram a Jesus. 

Não há registro de que Jesus tenha atendido ao pedido dos gregos. Mas podemos deduzir que Jesus não mostrou-se interessado em se apresentar para ser visto pelos gregos.

A GRECIA É CONSIDERADA O BERÇO DA FILOSOFIA.

Os gregos tinham os melhores filósofos para sorverem suas dúvidas e resolverem seus dilemas.

Na Grecia eles tinham: 

Sócrates - Aristóteles - Platão - Tales de Mileto - Pitágoras - Heráclito - Demócrito - Zenão - Epicuro - entre outros. Todavia, mesmo tendo todos estes "sábios" filósofos, os gregos procuraram JESUS. 

Enquanto os judeus pedem sinal, os gregos buscam sabedoria, os crentes pregam a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (I Co.1.22,23).

Os gregos se gloriavam por terem os melhores filósofos.

Todos os filósofos da Grecia tinham a sua sabedoria e foram venerados por muitos. Porém, Jesus Cristo é a fonte de toda sabedoria, porque nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Cl.2.3).

Que lição podemos extrair deste episódio? A verdade é que, os gregos queriam apenas ver Jesus, não queriam o conhecê-lo para segui-lo como verdadeiros discípulos. Naquela época, muitos viram Jesus de perto, até tocaram nele e se comunicaram com Ele, mas não se comprometeram com Ele para segui-lo fielmente. Hoje não é diferente, muitos querem apenas as bênçãos e favores que Jesus tem a lhes oferecer, porém, não querem compromisso com Ele para segui-lo fielmente. Os gregos achavam que ver Jesus de perto, era o suficiente para eles. Hoje muitos pensam que, crê em Jesus já é o suficiente; o que na verdade não é, precisamos crê nEle, obedecer a Ele, para depois, na eternidade ver a Ele face a face como Ele é. Amém!