segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA?

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (I Coríntios, 1.22,23).

Paulo foi o maior exemplo de um pregador Cristocêntrico. O tema central das suas pregações e ensinos em todas as suas cartas é Cristo. Toda pregação deve ter Cristo em seu conteúdo, Cristo deve está presente em toda a pregação. Todo pregador que se preza deve ter Cristo em seus sermões. Um sermão onde Cristo não aparece, fica incompleto, sem vida e ineficaz. Todo sermão, seja ele: Temático, expositivo ou textual, deve apresentar Cristo como o cerne da sua mensagem. Os temas podem ser variados, mas o ápice da pregação deve ser Cristo. Pode existir mil maneiras de se pregar um sermão bíblico, mas o foco principal deve ser Cristo, e sempre terminar em Cristo.

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS A PREGAÇÃO DEVE SER CRISTOCÊNTRICA.

1. Porque *As Escrituras é Cristocêntrica.

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco; convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.
Então, abriu-lhe o entendimento para compreenderem as Escrituras (Lucas, 24.44,45).

2. Porque *OS Profetas anunciavam sobre o advento de Cristo.

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir (I Pedro, 1.9-11).

3. Porque *O Próprio Cristo pregou sobre Ele

E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lucas, 24.25-27).

4. Porque *A Igreja Primitiva anunciava a Cristo.

E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo (Atos 5.42).

5. Porque *O Evangelista Filipe pregava a Cristo.

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (Atos, 8.5,12).

6. Porque *O Apóstolo Pedro pregava a Cristo.

Seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina (Atos, 4.10,11).

7. Porque *O Tema de Paulo era Cristo.

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado (I Co.2.2).
Mas alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, isto é, que Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios (Atos, 26.22,23).

8. Porque *Jesus Cristo, é o autor e consumador da nossa fé.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb.12.2).

9. Porque *Jesus Cristo está vivo, Ele ressuscitou.

E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (ICo.15.14,20).
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).

10. Porque * Jesus Cristo é o único Salvador

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos, 4.12).

Infelizmente, na atualidade, muitos pregadores não tem como prioridade a pregação cristocêntrica em seus sermões. Há muitas pregações de autoajuda (ajuda do homem) do que alto ajuda de Deus. Muitos estão pregando por vaidade, na intenção de atrair a atenção pra si, com pregações sensacionalistas para mexer com as emoções do povo. Mas, Deus tem levantado uma geração de pregadores fiéis, que tem compromisso com a sua palavra, que pregam sua mensagens tendo Cristo como foco principal.
Finalmente, uma pregação sem Cristo é como um barco sem remos; um navio sem leme; um trem sem os trilhos; um livro sem as letras; uma noite sem estrelas; um viajante sem bússola e um mundo sem esperança.