segunda-feira, 15 de maio de 2017

O MINISTÉRIO DE JESUS E A IGREJA ATUAL

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor.
Então, disse aos discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara (Mt.9.35-38).

O ministério de Jesus durou apenas três anos, porém o que Ele realizou neste pouco período de tempo, nenhum dos mortais conseguiu nem conseguirá realizar e igualar a todas as obras que Ele realizou.
Jesus é o nosso paradigma, nosso modelo a ser seguido. O seu ministério é o modelo perfeito a ser seguido pela igreja neotestamentária, nenhuma igreja será bem sucedida em seu ministério se não adotar o modelo ministerial de Jesus. Todo ministério que não seguir os princípios adotado por Jesus, está fadado ao fracasso. 

TRÊS PRINCÍPIOS DO MINISTÉRIO DE JESUS PARA IGREJA:

* ENSINAR.

Ensinar foi uma das prioridades no ministério de Jesus. Os evangelhos nos informa que a maior parte do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino. Este princípio adotado por Jesus, deve ser seguido e praticado pela igreja atual, pois, sem a pratica do ensino a igreja cresce deficiente, fica raquítica e apática. Jesus ensinava no templo, nas sinagogas, nas praças, nas casas, ao ar livre e em todas as oportunidades possíveis. Assim deve ser a igreja atual em relação ao ensino, ensinar sempre. Jesus disse: Portanto, ide, ensinai todas as nações ... (Mateus, 28.19). As pessoas sabem quase tudo, menos acerca do Evangelho de Jesus.

* PREGAR.

Jesus pregava visando a salvação e libertação da alma do homem, a sua pregação tinha como tema principal, o arrependimento e o Reino de Deus na vida das pessoas. O evangelho de Marcos nos diz: E, depois, que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho (Mc.1.14,15). A exemplo do ministério de Jesus, a igreja atual deve ser agressiva na pregação e procurar pregar sobre o Reino de Deus, arrependimento, salvação, libertação, perdão dos pecados e vida eterna. A mensagem da cruz deve ser o tema principal dos pregadores da igreja de Jesus. 

* CURAR.

Os evangelhos estão repletos de informações de curas e milagres que Jesus realizou. Alguns são detalhados pelos evangelistas, outros apenas está dito: E ele (Jesus), curou a muitos. Por este dito, é impossível sabermos o número exato de quantas foram as curas operadas por Jesus naquela época.
Entendemos que, a proposta principal de Jesus para o homem perdido era a cura da alma, o perdão dos pecados para liberta-lo de todas as mazelas e leva-lo a Deus Pai. Porém, Jesus durante o seu ministério teve a preocupação de curar os enfermos, Ele não só curava a enfermidade da alma, mas também do corpo.
Pois Ele sabe que o homem precisa ter saúde no corpo para viver uma vida social saudável e para servi-lo. Neste particular a igreja atual não pode se omitir de tal responsabilidade, pois para isto Jesus nos deu autoridade, dizendo: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios ... e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Marcos, 16.17,18). Portanto a igreja está autorizada em nome de Jesus para impor as mãos sobre os enfermos e curá-los. Amém!

A VISÃO MINISTERIAL DE JESUS:

* A VISÃO DA MULTIDÃO DOS PERDIDOS.

E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor (Mt.9.36).
Seguindo o exemplo de Jesus, a igreja atual deve ter a visão de alcançar os perdidos e levá-los a Deus. Jesus viu a multidão e teve compaixão. Jesus se compadeceu, e teve um sentimento de misericórdia pelos perdidos; assim deve ser o sentimento da igreja por este mundo perdido. A igreja deve deixa o conforto do seu ambiente privado e sair em busca de almas para o Reino de Deus.

* A VISÃO DA GRANDEZA DA OBRA.

Então, disse aos discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros (Mc.9.37).
Jesus teve uma visão ampla da dimensão da obra, Ele viu muitos campos prontos para colheita, mas poucos obreiros. A preocupação de Jesus era a grandeza da seara e poucos para trabalharem na seara.
Assim deve ser a visão e preocupação da igreja, a igreja está na terra com uma única missão: Anunciar o evangelho aos perdidos e ganhar almas para o Reino de Deus.

* A VISÃO DA NECESSIDADE DE OBREIROS.

Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara (Mateus, 9.38).
Jesus quando viu a necessidade da obra, pediu aos seus discípulos que rogassem a Deus para mandar obreiros para seara.
Hoje não é diferente, o campo é o mundo, a obra é grande e poucos são os ceifeiros. "Obreiros" existem muitos, mas na sua maioria, os seus objetivos e ideais são contrários a visão de urgência da obra. Muitos só pensam em si mesmos, e querem fazer do evangelho um comercio de lucros para enriquecer suas contas bancária. Infelizmente, existem muitos ministérios com visão distorcida, só pensam em grandeza material e acúmulos de riquezas, a sua visão é imperialista, eles não estão preocupados com o Reino de Deus, e sim em promover o seu próprio reino aqui na terra.
Este relato é muito triste, mas é fato. Oremos pela igreja, oremos pela obra, afim de termos homens e mulheres abnegados, com o coração totalmente voltado para obra de Deus.  

CONCLUSÃO:
A igreja atual deve ser uma extensão do ministério de Jesus. A igreja deve andar como Jesus andou.
A igreja como corpo de Cristo, deve ter a visão de Jesus, os ouvidos de Jesus, as mãos de Jesus, os pés de Jesus e ter atitudes que reflitam o caráter de Cristo. Amém!