domingo, 24 de setembro de 2023

O REDENTOR PISOU NA CABEÇA DA SERPENTE.


E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn.3.15). ARC

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar (Gn.3.15). NVI

Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção da humanidade. Esta profecia faz referência a vinda do Redentor, que entraria em conflito com Satanás e seus seguidores. A expressão, porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente... "Semente da mulher" ou "descendente da mulher", é referente Jesus Cristo; e a semente de Satanás, representado pela serpente é Satanás e seus demônios. A profecia de Isaías diz que Cristo nasceria de uma mulher (Is.7.14). O apóstolo Paulo escrevendo aos gálatas, diz: "Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos (Gl.4.4,5).

Com a queda de Adão e Eva o pecado entrou no mundo e afastou o homem de Deus. Como parte da maldição sobre a serpente, Deus introduz uma promessa de salvação para a humanidade. Através da inimizade entre a serpente e sua “semente” e a mulher e sua “semente”, Deus determina um fim para o cativeiro do pecado recém-inaugurado. A semente da mulher pisará na cabeça da serpente/Satanás e assim salvará a humanidade. Esta passagem tem sido tradicionalmente vista como uma referência a Jesus (a “semente” da mulher). O que historicamente é chamado de protoevangelho, primeiro anúncio do evangelho. Entretanto, teólogos católicos interpretam essa passagem encontrando Maria, mãe de Jesus como a protagonista que cumpre essa profecia. O resultado fortalece a veneração à Maria como uma corredentora da humanidade, quando afirmam que ela pisou na cabeça da serpente. Ensinar que Maria pisou na cabeça da serpente (Satanás), é um equívoco e uma grande heresia, Maria foi uma serva do Senhor que teve o privilégio de ter gerado no seu ventre o Redentor da humanidade.

Cristo foi ferido por Satanás, ao ser crucificado, mas Ele ressuscitou para ferir Satanás e proclamar salvação para humanidade. Esta promessa feita por Deus no Jardim do Éden, veio a cumprir-se 4.000 mil anos depois, com o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Jesus feriu a cabeça de Satanás e deixou a calda para igreja esmagar, Paulo declara: E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés (Rm.16.20). Aleluia!