sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

PROVADO PELOS LOUVORES.

Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios (Pv.27.2). ARC.

Que os outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios (Pv.27.2). NVI.

O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, e o homem é provado pelos louvores (Pv.27.21). ARC.

O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe (Pv.27.21). NVI.

* Crisol - No hebraico a palavra é matsreph, "vaso de refinar".

O crisol era um vaso feito de cerâmica, capaz de resistir a temperaturas muito elevadas, usado para refino de metais como a prata e ouro.

Uma pedra bruta de prata, quando passa pelo crisol, após ser moldada na alta temperatura, torna-se uma jóia rara, uma peça de grande valor. Depois que passarmos pelo crisol de Deus, o nosso caráter será moldado ao de Deus e assim será refletida a sua glória em nós.

SOBRE ELOGIOS.

Os elogios que recebemos das pessoas servem para testar nossa maneira de ser, como nos comportamos, com orgulho, ou com humildade. Uma atitude de orgulho diante dos elogios, revela que estamos enganando a nós mesmos, porque não reconhecemos que aquilo que somos e aquilo que fazemos, devemos primeiramente a Deus e ao próximo. Nossos atos nunca devem ser efetuados visando ao elogio ou à glorificação pessoal, mas deve ser fruto da nossa dedicação a Deus, à sua Palavra e ao seu Reino. Quando passamos na prova do louvor pessoal, isso confirma que estamos vivendo em plena maturidade, tendo como prioridade agradar a Deus e não as pessoas. 

Texto adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal pg.958.

Nunca na história o ser humano ficou tão carente de elogios, aplausos e reconhecimento publico. Devido a nossa natureza caída, buscamos sempre o que é de nosso interesse e não do próximo. O egocentrismo é inato do homem caído. O sistema do mundo não valoriza a humildade e a modesta, para muitos estas virtudes se constituem uma fraqueza, porque o que está em alta é o egocentrismo humano. A humildade é o oposto da soberba. A tendência da natureza humana é sempre à soberba, e não à  humildade. Uma pessoa soberba geralmente confia em si mesmo, no seu próprio mérito, superioridade e realizações próprias. Todavia, devemos ser humildes, porque somos simples criaturas propensa ao pecado, e não podemos nos orgulhar de nada, somos simples mortais. Logo devemos depender de Deus para nosso valor e nossa frutificação material e espiritual. 

Que todos os nossos talentos, dons e boas ações sejam tributados a Deus, de onde vem toda a boa dádiva e todo dom perfeito. Amém!