terça-feira, 26 de julho de 2011

SER CRENTE NÃO BASTA, É PRECISO NASCER DE NOVO.

E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar  no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar na reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que nascido do Espírito. Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? ( João, 3.1-10).

Nicodemos era mestre em Israel, um profundo conhecedor da torá e membro do sinédrio. Certamente por muito ouvir falar de Jesus, Nicodemos despertou interesse de conhecê-lo. Diz a bíblia que ele foi de noite conversar com Jesus, talvez por receio de ser visto pelo povo, ou pelo fato de a noite ser mais fácil encontrar Jesus a sóis. Jesus neste diálogo que teve com Nicodemos, falou sobre uma das principais doutrina do cristianismo, a regeneração. A regeneração ou novo nascimento é a espinha dorsal do cristianismo. Nicodemos era crente, um teólogo respeitado pelo povo, um profundo conhecedor da Lei, e recebeu a revelação de que Jesus era Mestre vindo de Deus; mas tudo isto não bastava, Jesus disse que ele precisava nascer de novo.

Na doutrina da salvação, a regeneração é um dos aspectos da salvação. Sendo justificados pela graça, fomos regenerados e santificados pela palavra, para servirmos a Deus. Regeneração significa, retornar ao estado original; ou seja, nascer de novo, ser uma nova criatura. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios diz: Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo (II Coríntios, 5.17).

Ser crente não basta, é preciso nascer de novo. Conheço pessoas que tem uma grande cultura biblica, mas não tem nada de Deus, são teólogos cheios de conhecimentos, mas na pratica são frios e nunca experimentaram o novo nascimento. As igrejas evangélicas crescem assustadoramente no Brasil. A revista veja, publicou em 2002, uma matéria sobre os evangélicos, com o tema: A força do Senhor. E, parte dessa matéria eles diziam: Considerando o crescimento acelerado dos evangélicos, é provável, que no ano de 2022 cerca da metade da população do Brasil será de evangélicos. Porém a pergunta é: Quantos desses realmente nasceram de novo? A grande problemática é que muitos estão entrando no evangelho e o evangelho não está entrando neles. As igrejas estão cheias de pessoas vazias que estão vivendo um evangelho de facilidades, sem renúncias e sem compromisso com Deus; mas Jesus continua dizendo: Aquele que não nascer de novo, não pode entrar no reino dos céus.
Ser crente é fácil, até o demônio é crente, a bíblia diz que ele crê tanto que estremece (Tiago, 2.19), todavia, não obedece. Que possamos ser verdadeiros crentes regenerados, obedecendo a palavra do Senhor e vivendo para glória de Deus.