quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

TRÊS COISAS ESPECIAIS ACONTECERAM NA VIDA DE SAUL.


Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade? (I Sm.10.1).

Saul recebeu o cargo de capitão do povo para reinar sobre a nação de Israel, e Samuel teve a tarefa de dedicá-lo a Deus através da unção para a tarefa especial à qual foi vocacionado. Três coisas especiais aconteceram na vida de Saul: (1) Foi ungido pelo SENHOR (10.1). (2) Foi mudado em outro homem (10.6). (3) Deus lhe mudou o coração em outro (10.9). A chamada de Deus na vida de Saul, escolhendo-o para governar o seu povo, é uma das mais linda na história da Bíblia. Saul começou muito bem, mas, como acontece a muitos líderes, tornou-se orgulhoso e arrogante após ter perdido o temor do SENHOR e não mais depender da graça e do poder de Deus.

1- FOI UNGIDO PELO SENHOR.

O propósito do SENHOR foi ungir Saul para reinar sobre o seu povo. Essa unção lhe conferiu a graça eficaz e dons, para a tarefa que Deus lhe atribuíra. A expressão "O ungido do SENHOR", veio a ser um termo comum para o rei de Israel (I Sm.12.3; 24.6; 26.9; Lm.4.20).

2- FOI MUDADO EM OUTRO HOMEM.

Deus transformou o interior de Saul, ungindo-o com o Espírito Santo. Essa mudança tanto tem haver com o seu caráter, como com a capacidade de realizar proezas em nome do SENHOR. Saul realizou coisas extraordinárias que um homem natural não é capaz de realizar.

3- DEUS LHE MUDOU O CORAÇÃO.

Saul tinha um corpo robusto, era um homem alto, a ponto de se destacar entre o povo (10.23). Mas ele precisava de um novo coração para realizar a vontade de Deus. O coração de Saul foi transformado, foi revestido do poder de Deus, e ele recebeu muitos talentos da parte de Deus, para realizar a tarefa que Deus lhe confiara sobre a nação de Israel. É impossível um homem realizar a obra de Deus, se o seu coração não for mudado por Deus.

A UNÇÃO QUE DEUS DÁ NINGUÉM TIRA.

Apesar dos seus erros, das suas falhas e até da sua reprovação por Deus para não mais reinar sobre Israel, Saul ainda era considerado "o ungido do SENHOR". Saul pode ter sido reprovado, mas a unção de rei ainda estava sobre ele. Davi entendeu isto e lhe respeitou como "ungido do SENHOR" até o dia da sua morte. Davi ficou com o coração dolorido por ter cortado a orla do manto de Saul, e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR (I Sm.24.5,6). Em outra ocasião, Davi teve a chance de matar Saul, mas ele o respeitou mais uma vez e disse ao seu soldado Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o SENHOR, que o SENHOR o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR... (I Sm.26.9-11). Quando Saul morre com seus filhos em uma batalha, um homem estrangeiro, amalequita, veio trazer a notícia da morte de Saul, e para querer agradar a Davi, até mentiu quando disse: "Eu matei o ungido do SENHOR". Davi estava triste e até em jejum pela morte de Saul, disse ao homem: Como não temeste tu estender a mão contra o ungido do SENHOR? Davi chamou um jovem e mandou que o matasse. Ele o feriu, e morreu (II Sm.1.1-16). Saul não era dono da nação de Israel, nem era imortal, Davi não teve pressa para reinar, mas soube respeitar Saul como ungido do SENHOR e aguardar o seu tempo chegar. Saul perseguiu a Davi, mas quando morreu, Davi não se alegrou. Quem é ungido por Deus não se alegra com a morte do outro para se promover. Davi tinha convicção, que a unção que estava sobre ele, ninguém tomaria. Quem tem convicção da sua chamada e da unção que recebeu do Senhor, não perde tempo em guerrear contra ninguém. Amém!