sábado, 10 de outubro de 2020

QUEM ERA JÓ?

 

Jó, para alguns estudiosos da Bíblia é um personagem fictício, uma lenda, um homem que nunca existiu. Todavia, a própria Bíblia afirma que Jó foi um personagem real que existiu na época dos patriarcas, ele é citado pelo profeta Ezequiel como exemplo de homem justo, juntamente com Noé e Daniel (Ez.14.14,20). No Novo Testamento Jó também é citado pelo apóstolo Tiago como exemplo de homem paciente e perseverante (Tg.5.11). Quem afirma que Jó nunca existiu, deve também afirmar que Noé e Daniel não existiram. Jó era um homem rico, a Bíblia declara que ele era maior do que todos do Oriente (1.3). Mas o que lhe destacava dos demais era o seu caráter ilibado que possuía. Jó foi um homem diferente, não em natureza, pois ele era igual aos demais homens de sua época. Todavia, foi, sem dúvida, distinto na espiritualidade. Ele foi um homem que não apenas possuía bens materiais e uma família sólida, mas mantinha profunda comunhão com Deus. Isto faz toda diferença. 

SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME JÓ.

Geralmente quando falamos de Jó, nos vem a mente a lembrança de sofrimento. Jó também tem sido sinônimo de paciência. Jó tem significado variados nos dicionários bíblicos: Hostilizado, perseguido, pesaroso, sofrido, paciente, perseverante. 

Jó é proveniente da forma hebraica Yob ou Iyyov, que posteriormente se tornou Iob tanto no idioma grego quanto no latino. Há também a variação Ayyub, presente na língua árabe, bem como Job, registrada no inglês e no holandês.

( https://www.nomesbiblicos.com/jo/ )

JÓ TRÊS VEZES MAIS

Mais Rico.

... este homem era maior do que todos os do Oriente (1.3).

Mais Justo.

E disse o SENHOR  a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal (1.8).

Mais Paciente.

E que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso (Tg.5.11).

QUALIDADES DE JÓ.

- ÍNTEGRO (sincero).

Integridade é um dos adjetivos usados para descrever o caráter de Jó. Jó não era um homem sem pecados, mas tinha um caráter irretocável. O termo hebraico "tam", traduzido como "íntegro", possui o sentido de "completo". Nesse aspecto, o texto destaca o caráter de Jó como sendo um homem honesto em tudo. Assim, podemos afirmar que Jó era sincero nas intenções, afeições e diligente para cumprir seus deveres para com Deus e os homens.

- RETO (irrepreensível).

Jó também era um homem reto que, no hebraico é "yashar", tem o sentido de alguém justo, direito. Na septuaginta, versão grego, possui o sentido de irrepreensível. Ser reto, também significa andar em retidão pelo caminho reto. No livro dos salmos está escrito: O SENHOR não negará bem algum aos que andam na retidão (Sl.84.11b). Quem vive em retidão, anda em sinceridade sem se desviar do caminho, tendo o SENHOR como seu alvo principal.

- TEMENTE A DEUS e desviava-se do mal.

De acordo com Strong (2002, p.55), o adjetivo hebraico yare, traduzido aqui como "temia", além desse sentido, também significa "reverência" e "espanto". Temor, portanto, possui o sentido de "respeito", não de "medo". Por outro lado, o verbo "desviar", do hebraico "sur", segundo Strong (2002, p.92), tem o sentido de desviar, mudar, escapar, retirar-se. 

Jó era um homem temente a Deus, e este temor fez dele um servo reverente, que se desviava ou mudava de trajetória para evitar encontrar-se com o mal. Subtende-se que, Jó era um homem que não aceitava mistura, mas separava o santo do profano, o puro do impuro. Portanto, Jó era um homem que temia a Deus e desviava-se do mal; este é mais um exemplo que deve ser seguido. No próprio livro de Jó está escrito: Mas disse ao homem: Eis que o temor do SENHOR é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28).

FRASES CELÉBRES DE JÓ:

Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR (1.21).

Receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? (2.10).

Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu (3.25).

Ainda que Ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele (13.15).

Se eu falar, a minha dor não cessa; e, calando-me, qual é o meu alívio? (16.6).

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (19.25).

Trema eu perante uma grande multidão, e o desprezo das famílias me apavore, e eu me cale, e não saia da porta (31.34).

Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (42.2).

CONCLUSÃO:
Jó foi um gigante na fé e deixou a sua marca como um homem de caráter irretocável e vida piedosa diante de Deus e dos homens. Jó se destaca como homem de bom caráter, homem prospero, e homem espiritual de profunda comunhão com Deus. É possível que alguém seja rico e prospero, mas ter caráter ilibado, ser íntegro, reto, temente a Deus e desviar-se do mal, se constitui uma raridade, principalmente na época atual. Que possamos não somente admirar as virtudes deste servo de Deus, mas seguir o seu exemplo de fé e perseverança. Amém!